Home / Comportamento / Você

9 lições sobre autoconfiança que podemos aprender com modelos plus size

by Ana Paula Sanches ,
9 lições sobre autoconfiança que podemos aprender com modelos plus size© Reprodução: Facebook/Tess Holliday

Vamos amar nossos corpos. Todas nós somos lindas <3

Summary
  1. · Lição #1: As pessoas tem amam por quem você é, não pelo corpo que tem
  2. · Lição #2: Você tem que ser a sua maior torcedora
  3. · Lição #3: Saudável ≠ Magro
  4. · Lição #4: Não se deixe vencer por um distúrbio alimentar para emagrecer
  5. · Lição #5: Toda mulher merece reconhecimento e respeito
  6. · Lição #6: A beleza está nas nossas diferenças
  7. · Lição #7: Uma hora você VAI aprender a amar o seu corpo
  8. · Lição 8: Ignore quem te odeia e mantenha o foco naqueles que a amam
  9. · Lição #9: Não tenha medo das pessoas

Ser grande é ser linda, baby! Precisando de um empurrãozinho para aumentar a sua confiança? Veja os conselhos das modelos plus size mais bem sucedidas do mundo e leve-os sempre com você:

Lição #1: As pessoas tem amam por quem você é, não pelo corpo que tem

Quando estava no ápice de sua carreira, a modelo Kate Dillon enfrentou um dos maiores desafios de sua vida: um distúrbio alimentar tão sério que a fez se afastar do ramo. Durante esse período fora do alcance das lentes, ela aprendeu lições importantíssimas de autoaceitação.

O que realmente faz de você uma pessoa sexy são os seus projetos, sua autoconfiança, aceitação, um ótimo senso de humor e a sua inteligência

Lição #2: Você tem que ser a sua maior torcedora

Mais do que modelar, Tiffany Bank também escreve, atua e dá palestras sobre imagem corporal. Como ela conseguiu tudo isso? Acreditando em si mesma, até quando ninguém mais parecia crer.

Eu encorajo todas as jovens a todos os dias acordarem e, em seguida, observarem tudo aquilo que elas amam em si mesmas ao invés de ficarem se comparando às demais mulheres. Dessa forma, o amor próprio vencerá!

Lição #3: Saudável ≠ Magro

Toccara Jones pode até ter sido eliminada na terceira temporada do programa America's Next Top Model, mas desde que o programa acabou o que não lhe tem faltado é trabalho: ela ganhou 14 páginas na Vogue Itália e foi a principal modelo da campanha "I Will Not Lose" (em tradução livre, "Eu Não Vou Perder"), onde falou sobre os desafios enfrentados pelas mulheres plus size.

Quando as pessoas pensam em plus size, elas ligam essa expressão a significados como acima do peso, gorda ou feia, mas eu conheci modelos de diferentes tamanhos e todas eram lindas. Eu também sou plus. Sou grande, negra, linda e amo isso!

Lição #4: Não se deixe vencer por um distúrbio alimentar para emagrecer

Nós sabemos que ser autoconfiante o tempo todo não é fácil e que muitas vezes o fantasma dos distúrbios alimentares podem sondar uma pessoa. Sabemos que às vezes ser magra a qualquer custo - mesmo que ele seja a sua saúde - pode ser tentador. Mas, a modelo Barbara Brickner tem um conselho para você:

Meu conselho é que vocês se gostem e se amem por aquilo que são, sem tentar alcançar a imagem irreal de como uma mulher deveria ser. Não tenha medo de arriscar, perguntar ou tentar: o importante é que você seja sempre verdadeira. As pessoas vão perceber essas características em você. Não abra mão de quem você é, por nada e por ninguém

Lição #5: Toda mulher merece reconhecimento e respeito

A dica é de Marquita Pring, modelo desde os 8 anos de idade:

Eu não acho que esse crescimento no número de modelos com curvas é apenas um modismo. Eu acho é que as pessoas estão percebendo que nós somos saudáveis, bonitas e mulheres felizes que estamos, finalmente, sendo descobertas

Lição #6: A beleza está nas nossas diferenças

Ao invés de encontrar defeitos nas suas características, que tal enxergá-las como uma oportunidade de se destacar positivamente em meio a uma multidão de pessoas iguais? Esse é o pensamento da modelo Whitney Thompson, a única vencedora plus size do programa America's Next Top Model.

Um dia eu me olhei no espelho e disse: 'Minha mãe e minha avó têm essas coxas. Ao invés de ficar chateada com algo que não posso mudar, vou comemorar, afinal é isso que me torna diferente das outras garotas'. Isso é o que me faz única, e, no fim, é o que fará de mim uma mulher mais bonita

Lição #7: Uma hora você VAI aprender a amar o seu corpo

Emme Aronson é considerada a modelo que abriu caminho para as plus size. Depois de se aposentar nessa área, ela escreveu um livro sobre imagem corporal e autoaceitação e encorajou mulheres do mundo todo a amarem seus corpos.

Tudo começa com a honestidade. Eu me esforcei muito para chegar ao ponto de dizer 'ok, este é o meu peso. Eu estou saudável e feliz do jeito que sou'. Eu deixei minha vergonha e minha culpa de lado há muito tempo

Lição 8: Ignore quem te odeia e mantenha o foco naqueles que a amam

Tess Munster enfrentou críticas e bullying online desde que começou a modelar profissionalmente, em 2010. Mas, ao invés de se intimidar, ela encarou a situação com a cabeça erguida e criou a hashtaf #effyourbeautystandarts, que estimulava as mulheres a se aceitarem do jeito que são.

O que nós, humanos, fazemos quando não entendemos algo? Ao invés de tentar abrir nossos corações e mentes, nós apenas o afastamos. Eu espero que um dia possamos aprender a amar aos outros

Lição #9: Não tenha medo das pessoas

Por último, mas não menos importante, a modelo canadense Justine LeGault tem um conselho que é a base de todos os outros já citados aqui:

Livre-se do medo de ser julgada e seja a mulher que você sempre quis ser

Provando que a moda pode e deve ser para todo mundo:

• Modelo prova que é possível ser gorda e saudável
• Em ensaio sensível, fotógrafo de moda celebra diferentes ideais de beleza e quebra estereótipos
• Emma Watson pede igualdade de gênero no mundo da moda
• Real/Unreal: a campanha que aposta em uma publicidade sem retoques digitais
• Geni: conheça o projeto que traz modelos transgênero como pin-ups
• "Underneath we are...women". Conheça a campanha que estimula a diversidade feminina

Ana Paula Sanches
you might also like