Home / Comportamento / Você

Por que é ok ser “preguiçosa” e tirar uma folga de vez em quando

by Karen Carneti ,
Por que é ok ser “preguiçosa” e tirar uma folga de vez em quando© iStock

Todo mundo precisa recarregar as baterias uma vez ou outra! Então, relaxe...

Summary
  1. · – Seu cérebro e seu corpo precisam reiniciar
  2. · – Você conquistou esse direito
  3. · – Descansos tornam as pessoas mais produtivas
  4. · – Você não é um robô
  5. · – A televisão foi inventada por um motivo
  6. · Fica, tem mais aqui:

Nós vivemos em uma época em que tudo deve ser feito para ontem. E, apesar de algumas pessoas definitivamente saberem como relaxar melhor do que outras, a maioria de nós não tem ideia de como pegar leve. E, quando finalmente conseguimos, nos sentimos culpadas por isso.

Mas, ser preguiçosa, especialmente se você trabalha na maior parte do tempo, não é algo de todo ruim. Aqui estão cinco razões pelas quais é totalmente ok ser uma extensão preguiçosa, malvestida e comedora de pipoca do seu sofá de vez em quando:

1 – Seu cérebro e seu corpo precisam reiniciar

Temos certeza de que você já notou que, quando está constantemente em movimento, seja trabalhando ou socializando, se torna emocionalmente exausta e esgotada. Eventualmente, você sente que está funcionando no piloto automático e não sabe como continuar. É nestes casos que você precisa perceber que é necessário diminuir o ritmo, vestir seus pijamas e deixar a preguiça tomar conta. Você não pode funcionar a 100% o tempo todo sem uma reinicialização ocasional.

cachorro-com-preguiça

2 – Você conquistou esse direito

Se você trabalhou 50 horas por semana, mais do que merece esse lugar no sofá durante tantas horas quanto queira. Sim, é difícil relaxar totalmente e é preciso repetir mais e mais, "Você ganhou isso, você merece isso", mas depois de alguns copos de vinho, você estará rolando na preguiça e irá amá-la. O vinho é a melhor coisa para um maior relaxamento.

3 – Descansos tornam as pessoas mais produtivas

Há uma razão pela qual existem leis sobre as empresas terem de fornecer pausas para seus empregados que trabalham uma certa quantidade de horas: elas levam a uma maior produtividade. Para falar a verdade, a maioria das empresas não dão pausas suficientes para realmente elevar a produtividade ao máximo, mas, aparentemente, alguns minutos de descanso fazem coisas mágicas para o corpo.

4 – Você não é um robô

Eis uma notícia que provavelmente não irá surpreendê-la: você é um ser humano, e os seres humanos não são robôs. Eles precisam de tempo para dormir, comer, relaxar e, caso queiram, assistir House of Cards ou qualquer outra série pela qual estejam obcecados. Pensando bem, seria mais fácil se fôssemos todos robôs... o problema é que simplesmente não é o caso.

5 – A televisão foi inventada por um motivo

Não podemos confirmar que a TV foi inventada para que pudéssemos todos ser preguiçosos por horas e horas, mas acreditamos que foi inventada para, pelo menos, criar alguma forma de nos sugar tempo por ser inútil. Mas, como já dissemos, desde que você não seja preguiçosa 24 horas por dia, 7 dias por semana, dê uma pausa e se permita sentir-se bem sobre ela.

gato-assistindo-tv

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra

Fica, tem mais aqui:

+ 20 citações de clássicos da literatura estrangeira para um minutinho de reflexão
+ 7 coisas com as quais só uma pessoa noturna vai se identificar
+ 15 mentiras que todo mundo conta no dia a dia (sim, você também)
+ Medo do novo – entenda por que todo mundo sente e o que fazer para lidar com ele
+ Por que deveríamos aceitar nossas falhas numa boa

Karen Carneti
you might also like