Home / Comportamento / Carreira

10 perguntas estranhas feitas por recrutadores de grandes empresas

by Geovana Pereira ,
10 perguntas estranhas feitas por recrutadores de grandes empresas© iStock

Google e Apple são algumas das empresas que fizeram as perguntas (que podem soar bem absurdas, diga-se). Você saberia como reagir?

Processos de seleção de pessoal nas empresas podem variar muito. Alguns departamentos de RH simplesmente dão uma olhada nos currículos, batem papos com perguntas clichê. Porém, existem empresas (das grandes!) onde a entrevista de emprego é uma verdadeira aventura. O site glassdoor.com coleciona as perguntas mais estranhas já feitas por recrutadores. Pense bem nas respostas, você pode encará-las em breve!

1. Quantas vacas existem no Canadá? (Google)

Uma pergunta que até mesmo o maior especialista em pecuária não poderia responder com precisão. Alguns usuários do glassdoor.com ofereceram saídas legais para a situação. A mais bem-sucedida foi: "Eu não sei, vou procurar no Google". Muito apropriado, diríamos.

2. Você é inteligente? (Apple)

Ok, talvez não seja uma pergunta estranha. Mas como responder sem parecer arrogante ou desqualificada para o cargo? "Sim, pelo menos para os padrões das pessoas com quem estudei e trabalhei no passado" ou "Eu sou inteligente pra *****" foram algumas das respostas sugeridas. Gostou? Nós não sabemos.

3. Um pinguim entra por aquela porta com um chapéu: o que ele diria e por que ele estaria aqui? (Construction Group Clark)

Definitivamente não dá pra responder uma pergunta dessas na lata... "reclamaria do aquecimento global", "Eu preciso de um pouco de gelo, por favor" ou "Você tem protetor solar?" Foram as respostas mais bem-classificadas na web. Uma mistura de criatividade e coerência (sempre que possível) seria a solução ideal.

4. No que você pensa quando está sozinha no carro? (Gallup)

Nossa recomendação: responder de forma lógica, como "penso em como chegar ao meu destino". Se você for mais do tipo engraçadinha e sincerona, vai gostar de uma das principais respostas oferecidas: "Eu não tenho carro".

5. Como você descreveria a cor amarela para alguém cego? (Spirit Airlines)

Novamente, o que está em jogo aqui é a criatividade e inteligência. É óbvio que não é possível formar um quadro preciso na cabeça de como é o amarelo, se você nunca viu antes, por isso seria melhor se concentrar nas sensações. As duas melhores respostas foram realmente boas: "viraria o rosto da pessoa para o sol em um dia ensolarado" e "o amarelo é uma cor brilhante que enche as pessoas de felicidade e alegria (...) Ela é a cor do sol que aquece nossa pele, a cor das pétalas de girassol...".

6. Se você fosse para uma ilha deserta e só pudesse levar três coisas, quais seriam elas? (Yahoo)

Pergunta típica, certo? Mas não em uma entrevista de emprego quando sua carreira está por um fio... a menos que você esteja tentando uma vaga no Yahoo. Não falta originalidade nas respostas que deram para essa pergunta: "Michael Phelps", "um livro sobre esquizofrenia" ou "um helicóptero que pudesse pousar no meu iate" foram algumas. Fala sério, isso pode ser divertido.

7. Se você fosse uma caixa de cereal, qual seria? (Bed Bath & Beyond)

Parece que os usuários do glassdoor.com não conseguiram dar uma resposta mais ou menos correta (provavelmente porque ele não existe) para esta questão. Alguns apostaram em caixas de cereal com brinquedos ou prêmios dentro porque parece uma boa estratégia de marketing.

8. Quem ganharia a luta entre Batman e Homem-Aranha? (Universidade de Stanford)

Ok, não é em uma entrevista de emprego, mas uma questão que com certeza surpreendeu os futuros estudantes da Universidade de Stanford, e foi formulada para os aspirantes ao curso de medicina. Alguns colocaram suas fichas no Batman por ele ser "mais velho e mais sábio", outros preferiram aprofundar mais sobre o assunto Marvel vs. DC, as produtoras dos quadrinhos.

9. Qual foi o último presente que você deu para alguém? (Gallup)

Esta questão foi conduzida para o cargo de Analista de Informação da Gallup. O mais comum é responder honestamente, mas algumas respostas passaram longe do materialismo. "Tempo" ou "paciência", por exemplo.

10. Em uma escala de 1 a 10, como me avalia como entrevistador? (Kraft Foods)

Como a sair desta situação? "Eu não poderia responder, teria que entrevistar mais entrevistadores para tomar uma decisão" foi a resposta mais engenhosa.

Ainda não acabou ;-)

Veja também: Ter uma amiga no trabalho melhora o dia a dia
Ter uma BFF no trabalho tonra o dia a dia bem melhor © iStock
Ter uma BFF no trabalho tonra o dia a dia bem melhor
See album

Tem mais aqui no taofeminino

5 respostas para não dar em uma entrevista de emprego
8 estratégias que valorizam o seu desempenho no trabalho
As profissões que são promessa de sucesso nos próximos anos

taofem s2 Pinterest

Geovana Pereira
you might also like