Home / Comportamento / Carreira

5 dicas para potencializar habilidades e crescer na carreira

by Geovana Pereira ,
5 dicas para potencializar habilidades e crescer na carreira© iStock

Saber aproveitar ao máximo o seu conhecimento é essencial para garantir sucesso. Especialistas do Infojobs contam como fortalecer as nossas armas e não parar de crescer

Summary
  1. · Seja diferente. Tenha foco e destaque seu talento
  2. · Saia da sua zona de conforto
  3. · Nunca deixe de aprender
  4. · Sempre alerta! Vá em frente e seja proativa
  5. · Faça o que você ama
  6. · Ainda não acabou!
  7. · Continue com a gente
  8. · taofeminino ♥ Pinterest

A idade vai aumentando, o conhecimento também. Nos concentramos em aperfeiçoar nossas habilidades, fazer cursos, pós-graduação, reunir toda a experiência necessária para um currículo que se destaque em uma grande pilha. Mas nem sempre é fácil tirar proveito de todo conhecimento e saber aplicá-lo de acordo com as necessidades. A chave é analisar a situação e converter a experiência adquirida no seu diferencial. Os especialistas do InfoJobs – plataforma dedicada às oportunidades de emprego – conversaram com a galera do enfemenino e entregaram várias dicas. Vamos nessa?

1. Seja diferente. Tenha foco e destaque seu talento

Encontrar seu diferencial é tão importante quanto saber mostrá-lo aos seus colegas. Ao longo do tempo, adquirimos muitos conhecimentos e é difícil saber qual se aplica a cada momento. Claro, é impossível se especializar em todos os campos e ser a melhor em tudo. Concentre seu talento em algumas habilidades – as suas favoritas ou as que te deixam mais confortável – e trabalhe o discurso para expor o seu conhecimento da melhor maneira possível.

2. Saia da sua zona de conforto

Ouvimos constantemente: ficar muito tempo em nossa zona de conforto resulta em uma atitude passiva e desmotivadora. Desafie-se a implementar o seu conhecimento e acordar as habilidades que você pensou que nem tinha mais. Muitas vezes, para crescer profissionalmente e alcançar seus objetivos, você tem que tomar decisões corajosas e testar a sua capacidade.

3. Nunca deixe de aprender

Existem tantos cursos, palestras, livros que podem ajudar a impulsionar o seu talento. O melhor treinamento, porém, costuma estar entre as paredes da sua própria empresa. A experiência e o conhecimento, não só de chefes, mas de colegas, pode se tornar uma boa fonte de inspiração. Seja permeável, absorva o conhecimento e pratique suas habilidades sempre que tiver a chance.

4. Sempre alerta! Vá em frente e seja proativa

Você vai ver que toda a sua carreira e o seu conhecimento podem ser decisivos em muitos projetos, ajudando a desenvolver estratégias ou resolver conflitos. O segredo é ficar alerta e ser proativa, ir adiante com possíveis soluções e propostas de melhoria. Na maioria dos casos não é suficiente dizer que você pode resolver, é preciso parar de papo e passar à ação, fornecer recursos e ideias elaboradas.

5. Faça o que você ama

A motivação vai ajudar a concentrar mais esforço no que você faz. Certamente você já ouviu falar
"trabalhe com o que você gosta e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida". É isso. Alcançar os seus objetivos se torna uma tarefa muito mais árdua se a motivação está em falta. O trabalho com amor vai despertar mais proatividade, te deixar mais curiosa e mais receptiva, pronta para melhorar cada vez mais. Reserve alguns minutos para pensar sobre o que você gosta, que aspectos fazem você se sentir mais confortável e onde você quer chegar com o seu trabalho.

Ainda não acabou!

Veja também: Frases para aumentar sua motivação no trabalho
Frases para aumentar sua motivação no trabalho © iStock
Frases para aumentar sua motivação no trabalho
See album

Continue com a gente

taofeminino ♥ Pinterest

Geovana Pereira
you might also like