Home / Comportamento / Carreira

5 dicas superúteis para ajudá-la na busca de emprego

by Geovana Pereira ,
5 dicas superúteis para ajudá-la na busca de emprego© iStock

Precisa voltar a trabalhar? Está pensando em dar uma alavancada na carreira? Como você já deve ter visto, normalmente não é uma tarefa fácil – mas vamos tentar facilitar um pouco

Summary
  1. · Prepare um bom currículo!
  2. · Cuide e expanda o seu networking
  3. · Olhe para o trabalho de forma proativa
  4. · Prepare uma boa entrevista
  5. · E finalmente ... Seja paciente!
  6. · Ainda não acabou!
  7. · Temos mais dicas aqui:
  8. · taofem ♥ Pinterest

Apesar do número exorbitante de desempregados no nosso país, também temos que levar em conta aquelas pessoas que buscam uma boa oportunidade mesmo quando já estão trabalhando, a realização de seguir novos caminhos ou novos setores movem o desejo de continuar a crescer profissionalmente. Uma boa vaga no mercado é preciosa.

De qualquer forma, mudar sua vida de trabalho é um desafio e uma decisão importante. Por essa razão, Dominique Cerri, diretor geral do Infojobs, deu ao nosso irmão espanhol enfemenino, 5 dicas para encontrar o emprego que você sempre quis. Então, tome nota!

1. Prepare um bom currículo!

Se você tem interesse na famigerada resposta chamando para uma entrevista, é essencial ter um bom currículo que destaque suas habilidades. Tenha sempre em mente que a pessoa que lê não te conhece. É importante resumir as informações mais relevantes sobre a sua formação e carreira para definir quem você é, o que você faz e o que você quer. Nós já ensinamos como montar um currículo perfeito, lembra?

Em paralelo, é importante prestar atenção no visual do documento. Para alguns cargos criativos a forma pode até ser tão importante quanto o conteúdo. Sempre estruture bem as informações e evite a sobrecarga. E, claro, adapte-se a oferta! É aconselhável personalizar o seu CV de acordo com a empresa e cargo, aprofundando, assim, os requisitos da vaga.

2. Cuide e expanda o seu networking

O famoso networking. O método tradicional de ter bons contatos que podem dar uma mãozinha em momentos de dificuldade no local de trabalho. Tome conta da sua rede e trabalhe para ampliar sua reputação online e ter mais visibilidade em plataformas de emprego. Quando você está procurando trabalho, ter um bom relacionamento com o chefe de Recursos Humanos de uma empresa, pode ajudá-la a conseguir uma entrevista. Claro, não é suficiente saber o nome, você precisa ter um bom relacionamento com seus contatos, o que significa dar atenção constante e sincera, não apenas usar as pessoas.

Loading...

3. Olhe para o trabalho de forma proativa

Não se contente com "aproveitar" as oportunidades, foque em "buscar". Nada de esperar uma vaga cair do céu, tem que correr atrás DE VERDADE. Então, mãos à obra! Concentre-se em pesquisar sobre em que tipo de empresa você quer para trabalhar, se preocupe com a sua formação, analise-se para descobrir seus pontos fortes e fracos e, se necessário, mostre o seu interesse na empresa entrando em contato com o departamento de RH.

Uma vez detectada uma oferta que lhe interessa, você não pode deixar passar. A maioria das vagas concentram um grande número de candidatos que não satisfazer o perfil exigido para a posição, verifique os requisitos mínimos exigidos e certifique-se que você tem a formação e/ou experiência exigida.

4. Prepare uma boa entrevista

A entrevista é o passo final antes de obter um emprego, então você tem que se preparar bem. É importante considerar três aspectos importantes:

Boa presença. Isso depende do trabalho a ser executado, mas é valorizada pela maioria dos recrutadores. O primeiro julgamento de valor é sempre feito com base na aparência e na interação com o entrevistador. Escolha um bom outfit e tome cuidado com a linguagem não verbal.

Conheça o seu currículo. Claramente, se você vai para a entrevista, eles viram o seu currículo. Por esta razão, é preciso estar preparada para responder livremente a todas as perguntas sobre a sua experiência de trabalho, sua educação, passatempos, etc.

Ansiedade controlada. Você provavelmente já experimentou a sensação de que seus nervos estão brincando com você, passe longe disso. Relaxe e seja você mesma. Deixe o entrevistador saber como você é. Esse é o maior segredo.

5. E finalmente ... Seja paciente!

Ao sair de uma entrevista de emprego, muitas vezes nos desesperamos esperando o resultado. Mas é importante saber que, em geral, o processo de seleção pode ser longo, existem outros candidatos que foram entrevistados e os recrutadores vão levar um tempo para tomar a decisão final. Portanto, seja paciente. Se você perceber que o processo ultrapassou as datas limites, entre em contato com a empresa. Essa atitude além de te tirar da dúvida, mostra aos recrutadores seu interesse na posição. Se a resposta for negativa, entenda que a vaga pode realmente não ser tão perfeita para você e acima de tudo, nunca pare de tentar!

Ainda não acabou!

Veja também: Frases que vão aumentar sua autoestima <3
Frases para aumentar sua autoestima © iStock
Frases para aumentar sua autoestima
See album

Temos mais dicas aqui:

? O processo de encontrar um emprego, segundo Gilmore Girls
? 10 palavras que você não deveria usar no CV
? As profissões que são promessa de sucesso nos próximos anos

taofem ♥ Pinterest

Geovana Pereira
you might also like