Home / Comportamento / Carreira

6 jeitos de trabalhar mesmo quando você não está inspirada

by Karen Carneti ,
6 jeitos de trabalhar mesmo quando você não está inspirada© iStock

Nem sempre a gente pode esperar a inspiração bater à porta para começar a trabalhar. E agora?

Summary
  1. · – Apareça
  2. · – Durante 30 minutos, faça algo que lhe preencha
  3. · – Leia sobre pessoas inspiradoras
  4. · – Faça o “truque dos 10 minutos”
  5. · – Comece pequeno e dê algumas vitórias a si mesma
  6. · – Use a tática do suborno
  7. · Precisando de inspiração no trabalho? As frases abaixo podem lhe ajudar:

Às vezes, a inspiração não vem após somente uma xícara de café. Você a chama, a convida para entrar na sua casa, brinca com a ideia de ser carente e implora a uma visita, mas ela tem coisas melhores para fazer. E agora? Você fica de pijama o dia todo, assistindo a filmes românticos?

Bela tentativa, mas não. Você arregaça as mangas e tem um dia incrível sem a companhia da inspiração. Você nem vai sentir falta dela – e irá marcar um almoço para outro dia, quando ambas estiverem com horários um pouco mais livres.

Abaixo estão 6 maneiras inteligentes de se manter funcionando mesmo quando você não estiver inspirada:

1 – Apareça

Tudo bem, isso é óbvio, mas apenas lembre-se de todas as vezes que você olhou para o trabalho e pensou “hoje não”. Há grandes chances de você realmente ter deixado para depois e não ter feito a tarefa naquele dia. Em dias como estes, mantenha estas palavras de Chuck Close – mestre em foto-realismo e lenda criativa – em mente: "O conselho que eu gostaria de dar a jovens artistas, ou realmente qualquer um que vá me ouvir, é o de não esperar pela inspiração. A inspiração é para amadores; o resto de nós apenas aparece e começa a trabalhar. Se você for esperar as nuvens irem embora e um raio golpeá-lo no cérebro, deixará de fazer uma enorme quantidade de trabalho. Todas as melhores ideias vêm de fora do processo; elas saem do trabalho em si. As coisas acontecem para você”.

Então apareça; este é o primeiro passo. Cerre os dentes, reclame durante todo o caminho para sua estação de trabalho, mas apareça. Esse primeiro passo é o mais difícil – uma vez que você se der dez minutos, as tarefas começarão a acontecer, mesmo se não forem a coisa mais agradável do mundo. Às vezes, o trabalho apenas precisa parecer trabalho. Afinal de contas, foi Picasso que disse a famosa frase: "A inspiração existe, mas precisa lhe encontrar trabalhando."

modelo-passarela

2 – Durante 30 minutos, faça algo que lhe preencha

Você pode estar exausta. Talvez você tenha tido um dia monumentalmente ocupado ontem e toda a sua energia foi embora, ou a semana foi incrivelmente produtiva e sua criatividade se esgotou. Às vezes, a coisa mais improdutiva que você é capaz de fazer é trabalhar com o vazio, porque sabe que seu esforço não terá qualidade alguma durante o processo.

Tenha em mente que isto é diferente de simplesmente não querer estar no trabalho – isso não é você sendo preguiçosa, é você vazia. Então vá fazer, durante 30 minutos, algo que lhe deixe completa novamente. Vá até a padaria e compre algo que tem gosto de felicidade. Vá ler na sua varanda ou tomar uma xícara de café no parque. Leia algo bonito, ou fique vendo, no Pinterest, imagens que mantêm sua mente funcionando.

​Seja o que for, dê uma pausa mental que irá lhe preencher novamente. Não basta se jogar no sofá; faça algo com intenção, algo que vai fazer você querer contribuir com o mundo.

fazendo-cafe

3 – Leia sobre pessoas inspiradoras

Digamos que você acordou e a única coisa que passa pela sua cabeça enquanto rola para o outro lado da cama é: "Não". Em seguida, abrindo um olho, você pensa: "Não, não, não. Não."

Parece que não vai acontecer ter que trabalhar hoje. Então, enquanto toma seu café da manhã, vá ler sobre pessoas inspiradoras e seu processo de trabalho. Leia sobre como elas funcionam em altas horas da noite dando sua ideia, ou sobre como às vezes eles se sentem tão empolgados para fazer algo que nem conseguem parar para comer.

Você lê sobre esse tipo de excitação, essa vontade de poder, e isso recai sobre você. Você quer ser da mesma maneira; você quer o mesmo fogo. Então você vai lá e o constrói.

pablo-picasso-pintando

4 – Faça o “truque dos 10 minutos”

Ok, então. Se comprar coisas gostosas para comer e ler sobre pessoas inspiradoras não funcionou e você ainda está em uma crise, só resta uma coisa a ser feita: enganar a si mesma.

Diga a si mesma que fará uma tarefa por apenas dez minutos e, em seguida, poderá dar uma volta. Apenas sair de perto da mesa e ir fazer algo preguiçoso. Não parece tão ruim, certo?

Uma dessas duas coisas acontecerá: você manterá sua palavra e obterá pelo menos dez minutos de um trabalho que você não estava planejando fazer, ou ficará absorta e apenas continuará trabalhando. E, mesmo sendo apenas uma hora e não um dia inteiro, isso já é mais do que você estava planejando fazer.

tina-fey-comemorando-saindo-trabalho

5 – Comece pequeno e dê algumas vitórias a si mesma

Se você não está inspirada para trabalhar, dê algumas pequenas vitórias a si mesma para que possa sentir o gosto de riscar coisas de sua lista de tarefas. Digamos que você tem um grande projeto em suas mãos. Cair de cabeça nele soa intimidante, e se você não consegue se concentrar nele naquele, será fácil o suficiente distrair-se para deixá-lo de lado.

Então, em vez disso, faça as pequenas tarefas que precisam ser feitas em torno do projeto. Se você tiver que enviar alguns e-mails e reunir alguns materiais, por exemplo, faça isso. Vá fazendo os pequenos deveres primeiro e mantenha-se ativo.

menina-teclando

6 – Use a tática do suborno

Se tudo isso falhar, suborne a si mesma. Diga a si mesma que, se trabalhar durante duas horas, poderá fazer uma pausa e sair para comprar uma boa xícara de café. Se você trabalhar até três horas, tem permissão para ir comprar as pequenas bugigangas que sabe que não precisa. Ou, ainda, para cada tarefa que terminar, você poderá comer um cookie. Isso irá funcionar.

Precisando de inspiração no trabalho? As frases abaixo podem lhe ajudar:

Veja também: Frases para aumentar sua motivação no trabalho
Frases para aumentar sua motivação no trabalho © iStock
Frases para aumentar sua motivação no trabalho
See album
Karen Carneti
you might also like