Linha 15-Prata para às 19h no sábado: você vai se virar no PAESE ou adiar a viagem? e 19 novos trens

Linha 15-Prata para às 19h no sábado: você vai se virar no PAESE ou adiar a viagem? e 19 novos trens

Fim de semana em São Paulo promete ajustes no monotrilho da Zona Leste. Prepare a agenda e saiba como evitar atrasos.

O Metrô programou testes com os novos trens da Linha 15-Prata e vai redesenhar a operação por algumas horas. A medida mexe com a rotina de quem depende do monotrilho e exige atenção dos passageiros para planejar o deslocamento com alternativas seguras.

O que muda para você

O atendimento da Linha 15-Prata será suspenso a partir das 19h de sábado, 1º de novembro, em todo o trecho entre Vila Prudente e Jardim Colonial. Durante a interrupção, o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) substituirá o metrô com ônibus fazendo paradas em frente a todas as estações. No domingo, 2, a linha retoma a operação no horário habitual, às 4h40.

Interrupção programada: sábado (1/11), das 19h até o fim da operação. Domingo (2/11), volta às 4h40.

Os ônibus do PAESE circularão no eixo da linha, com embarque e desembarque junto às estações. A recomendação é sair com antecedência, já que o tempo de viagem tende a aumentar por causa do trânsito e do maior fluxo nos pontos.

Estações atendidas pelo PAESE

  • Vila Prudente
  • Oratório
  • São Lucas
  • Camilo Haddad
  • Vila Tolstói
  • Vila União
  • Jardim Planalto
  • Sapopemba
  • Fazenda da Juta
  • São Mateus
  • Jardim Colonial

O PAESE faz paradas em frente a todas as estações da Linha 15-Prata, no sentido ida e volta.

Horários e alternativas rápidas

Quando O que acontece Como seguir viagem
Sábado, 1/11, das 19h ao fim do dia Operação suspensa em toda a linha PAESE entre Vila Prudente e Jardim Colonial
Domingo, 2/11, a partir das 4h40 Operação normal Linha 15-Prata reabre no horário regular

Por que os testes acontecem

Os novos trens da Frota S entram em uma fase decisiva de validação. O Metrô já testou sistemas de propulsão, freio, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. Agora, os trens percorrem a via em ensaios de sinalização, etapa que verifica diálogo com equipamentos de campo, redundância e resposta a eventuais falhas.

Sinalização e segurança

Essa fase checa controle de velocidade, abertura e fechamento de portas, detecção de obstáculos e protocolos de parada segura. A equipe valida cenários de degradação para garantir que, diante de problemas, o sistema mantenha previsibilidade e proteção aos passageiros.

Conforto e desempenho

Em seguida, virão os testes de carga, suavidade e conforto. Eles simulam uma operação real com distribuição de peso equivalente a um trem cheio, medem vibração de carroceria, ruído interno, aceleração e frenagem. O objetivo é estabilizar a condução para reduzir solavancos, assegurar temperatura adequada e uniformizar a iluminação interna.

Com os resultados atuais, a previsão indica entrada gradativa dos novos trens no primeiro semestre de 2026.

Quem são os novos trens

A Frota S compreende 19 composições adquiridas pelo Governo do Estado para ampliar a capacidade do monotrilho. A fabricação ocorre na China pela joint-venture PATS, que reúne Alstom e CRRC. Os trens operam em modo UTO (Unattended Train Operation), com condução automatizada e monitoramento constante do centro de controle.

O interior traz câmeras distribuídas pelos carros, iluminação em LED e gestão inteligente de energia para reduzir consumo em picos e reaproveitar a energia de frenagens. O layout lembra a Frota M, já conhecida dos usuários da Linha 15, com passagem livre entre carros, áreas para pessoas com mobilidade reduzida e informação dinâmica a bordo.

Expansão e impactos no trânsito da zona leste

Para viabilizar a continuidade da expansão, a CET interditou desde a manhã de quinta-feira, 30, um trecho da Avenida Ragueb Chohfi no sentido bairro, entre as ruas Francisco de Melo Palheta e Forte de Santos. O bloqueio permite erguer pilares do futuro trecho do monotrilho a partir do atual terminal em Jardim Colonial.

Interdição viária na Ragueb Chohfi entre Francisco de Melo Palheta e Forte de Santos, sentido bairro.

Motoristas devem considerar rotas alternativas e sair mais cedo. A região já concentra alto fluxo de ônibus municipais e acesso a bairros populosos; qualquer redução de faixa impacta os tempos de viagem, especialmente no início da manhã e no fim da tarde.

O que muda com a expansão até Ipiranga e Jacu-Pêssego

Com a extensão prevista até Ipiranga e Jacu-Pêssego, a Linha 15 ganhará três novas estações e integração com a Linha 10-Turquesa. Isso distribui a demanda, cria rotas diretas para o ABC e reduz dependências de baldeações na Linha 2-Verde. A chegada dos 19 trens dá folga operacional para intervalos menores, sobretudo nos picos da manhã e da tarde.

Dicas rápidas para o deslocamento durante a interrupção

  • Saia com 30 a 40 minutos de antecedência no sábado à noite para compensar eventuais filas no PAESE.
  • Se puder, antecipe viagens que passem por Vila Prudente, ponto mais concorrido para conexão com a Linha 2-Verde.
  • Verifique o funcionamento de elevadores das estações onde vai embarcar no PAESE, especialmente se usar carrinho ou cadeira de rodas.
  • Evite horários de pico no comércio da região de São Mateus para reduzir tempo em deslocamentos curtos de ônibus.
  • Programe o retorno de domingo após as 5h, quando a operação já estabilizou o intervalo de trens.

Entenda o UTO na prática

UTO significa operação sem condutor na cabine. No caso da Linha 15, sensores e o sistema de sinalização determinam aceleração, frenagem e parada exata na plataforma. Equipes técnicas acompanham tudo em tempo real a partir do centro de controle, com protocolos para intervenção imediata quando necessário. A automação ajuda a manter intervalos regulares, melhora a precisão de horários e reduz oscilações de velocidade que causam desconforto.

Como ficam os usuários com mobilidade reduzida

Os ônibus do PAESE costumam operar com veículos acessíveis, com plataforma elevatória e espaço reservado. Ao chegar ao ponto em frente à estação, sinalize a necessidade de auxílio ao agente presente. No retorno da operação do monotrilho, elevadores e sinalização nas plataformas da Linha 15 orientam o embarque prioritário e a melhor posição para reduzir deslocamentos dentro do trem.

Planejamento para o primeiro semestre de 2026

Com testes avançando e dados favoráveis, a entrada dos trens da Frota S no primeiro semestre de 2026 tende a ocorrer de forma escalonada. A cada nova composição liberada, a linha ganha margem para reduzir intervalos, reprogramar manutenção com menos impacto e absorver a demanda do trecho em obra. Usuários sentem o efeito na prática com partidas mais frequentes e viagens mais regulares, principalmente entre Vila Prudente e São Mateus, hoje o setor mais carregado.

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