Home / Moda / Estilo / dicas de moda

Como se vestir bem sempre (e usando peças que você já tem)

by Fernanda Guimarães ,
Como se vestir bem sempre (e usando peças que você já tem)© Reprodução

Esta não é mais uma lista do tipo "jogue sua bota branca fora". O que a gente quer mostrar aqui é: seu estilo conta, amiga! E vale muito mais do que qualquer tendência de moda que você vê por aí. Para não errar nunca, vale se conhecer, aceitar o próprio corpo e apostar nas dicas a seguir

Summary
  1. · Conheça o seu limite para o salto alto
  2. · O sutiã não deve aparecer (a menos que planejado)
  3. · Use roupas do seu tamanho
  4. · Pegue leve com as tendências
  5. · Conheça a banda que está na sua camiseta
  6. · Seja você mesma
  7. · Evite peças extremamente curtas
  8. · Passe longe do efeito provolone
  9. · Vista-se para você mesma, não para os outros
  10. · Vista tudo com confiança lá em cima

Se a gente aprende alguma coisa nesse mundo, é que a moda é passageira. Tendências vêm e vão ao sabor das passarelas de cada temporada. E haja bola de cristal para prever qual a próxima peça tem-que-ter da estação. Enquanto isso, o estilo - algo que tem muito mais a ver com a personalidade e com a maneira de interpretar as criações dos estilistas - é à prova de décadas. Se você quer ou não seguir o último grito fashion da it-girl incensada do Instagram, é com você. Trazemos sábios conselhos para quem não quer fazer feio nunca.

1. Conheça o seu limite para o salto alto

Primeiro, o risco de queda (e de pagar mico) é grande. Se a ideia é alongar a silhueta e ficar sexy, faça o teste e tente andar em linha reta. Cambaleou um pouco, pareceu um pinguim andando ou que está com o tornozelo quebrado? Pode cortar alguns centímetros desse salto. Confie, você vai se sentir mais confortável e você já sabe, conforto = confiança.

Loading...

2. O sutiã não deve aparecer (a menos que planejado)

A menos que seja parte do seu look mostrar (um pouco) da lingerie, via transparência ou combinando com a alça da sua regata, evite deixar aquele sutiã velhinho aparecendo. Se a lingerie vai dar as caras, capriche com um modelo diferente e deixe as peças cotidianas de folga. Ficou na dúvida se a calcinha ou sutiã podem ficar à vista? Faça uma série de poses de pilates e veja como o look se comporta. Brincadeira, mas puxe ali e alfinete aqui para evitar escapadelas da sua lingerie. Alça de silicone é desconfortável - e, vamos combinar, nada charmosa.

Sutiã aparente: você está fazendo isso certo © Pinterest
Sutiã aparente: você está fazendo isso certo
See album

3. Use roupas do seu tamanho

Nós sabemos, é difícil ter de encarar aquele jeans 36 de cinco anos atrás no armário. Ele pode até entrar depois de muita reza mas as costuras esgarçadas, a calcinha marcando no bumbum e o efeito muffin top (quando as gordurinhas extras extrapolam o cós da calça) denunciam que aquele tamanho não é para você.

E quer saber? Quem vai descobrir se você está usando 36, 38 ou 44? A gente não sai mostrando o tamanho da calça por aí para ninguém. Tentar caber em uma roupa menor é só autoenganação, que vai denunciar mais ainda as formas que você gostaria de esconder. Por isso, amiga, desapega desse número.

Loading...

Respirar e sentar pode, viu?

4. Pegue leve com as tendências

É só colar em qualquer festival de música para entender. Um sem número de pessoas com coroas de flor, shorts jeans vintage ou qualquer coisa que tenha franjas vão te deixar na dúvida se não havia um dress code para os shows. Apesar de estarmos sempre sujeitas às tendências, evite ser uma vítima da moda. Vestir-se como todo mundo não é sinônimo de se vestir bem!

Adotar uma tendência aqui, outra ali, ok. Mas juntar tudo numa coisa só? No, no...Seu futuro te agradece.

5. Conheça a banda que está na sua camiseta

"Pô, que legal, você curte [insira aqui o nome da banda]! O primeiro álbum é demais!"... [grilos cantando e você tentando pensar como levar o papo para Katy Perry].

Se essa situação é possível frente a qualquer camiseta de banda que você possua você tem duas opções: decore pelo menos o refrão da música mais famosa ou não use. Ponto. Ah, e o mesmo vale para qualquer figura icônica que vire estampa - desde Che Guevara até Kate Moss.

Loading...

Alerta de possível vexame com o paquera!

6. Seja você mesma

Perdão pelo clichê, cara leitora, mas para se você quer se vestir bem, seja você mesma. Sem muitas firulas ou aquele ctrl c + ctrl v de uma celebridade. Se você não se sente confortável ou não se reconhece com a roupa na frente do espelho, provavelmente vai parecer desconfortável e toda sua pose vai por água abaixo (lembre-se do item 4!).

7. Evite peças extremamente curtas

Antes de gritar um "alto lá!" e sair em defesa dos tops curtinhos, a gente explica: usar uma peça mais curta pode, desde que não fique vulgar e que não mostre o que você não gostaria de revelar (tipo, partes íntimas). O top é curto ou decotado? Combine com um peça mais comportada para equilibrar o visual. Cropped top com saia bandage curta? Transparências com shortinhos curto? Melhor não arriscar.

É importante pesar as situações também. Mini saia ou decotão no trabalho? No way, né... a menos que você tenha aqueles empregos superliberais e criativos.

Transparência + top curto + shortinhos + salto? Muita informação, Kristen! © Getty
Transparência + top curto + shortinhos + salto? Muita informação, Kristen!
See album

Kristen Stewart se jogou na transparência, top e shorts curtinhos. Um pouco demais.

8. Passe longe do efeito provolone

E falando em tops curtinhos... Bom, nós ♥ um cropped mas se você quer deixar a parte superior do abdômen à mostra, evite qualquer peça inferior que aperte muito a cintura, para não rolar aquele efeito provolone com as gordurinhas dando um passeio.

Opte por uma parte de baixo mais ampla quando o top for justinho e sempre lembre-se de que você deve respirar, ok?

Kim Kardashian com cropped muito justo © Getty
Kim Kardashian com cropped muito justo
See album

Kim apertou muito o cinto e...pulou!

9. Vista-se para você mesma, não para os outros

Sedução é sinônimo de papo inteligente e sorrisos à vontade, e não de comprimento do vestido. Se nós nos vestíssemos apenas para o gosto dos homens, não existiriam saias bandage ou elastano suficientes nesse mundo. Como brinca a blogueira americana Leandra Medine, um look legal é aquele que as mulheres acham cool e os homens simplesmente não entendem.
Vista-se para si mesma, divirta-se na frente do espelho e antes de sair de casa, não esqueça do nosso item final!

10. Vista tudo com confiança lá em cima

Vestindo um saco de batata ou alta costura, o principal é estar confiante, confortável e feliz com a sua escolha. Ah, e distribuindo beijinho no ombro por aí!

Loading...

Vem que tem mais dicas top de moda aqui, ó:

    Gostou? Então curte o taofeminino lá no Facebook
Fernanda Guimarães
you might also like