Home / Beleza / Cabelos

Quero meu cabelo platinado. Como proceder?

by Ketlyn Araujo ,
Quero meu cabelo platinado. Como proceder?

Seu pedido é uma ordem! Conversamos com quem entende do assunto – leia-se: top hairstylits e coloristas – e entregamos o mapa da mina, no caso, o loiro-desejo do momento: o platinado ice blond

Summary
  1. · Cabelo platinado não é fácil...
  2. · Missão: cabelo loiro platinado. Por onde eu começo?
  3. · Sobre a melhor técnica para chegar lá
  4. · A questão que não quer calar: posso fazer em casa?
  5. · Sem prazo de validade
  6. · Quanto custa?
  7. · Platinei e me arrependi. E agora?
  8. · Tem mais por aqui:

Se você quer o seu cabelo platinado e andou xeretando a internet, já descobriu que a sensação atende por ice blond (dourado zero e quase cinza), cor bombada nas últimas passarelas internacionais. O outono/inverno é a melhor época para platinar os fios, já que o combo destruidor sol + piscina está temporariamente fora de serviço. E aí, o que você está esperando? Ah, só não vá para o salão antes de ler esta página.

Cabelo platinado não é fácil...

E exige esforço. “Platinar vai mudar muito o visual e agredir bastante a fibra do fio”, adverte Paulo Oliveira, do salão Jacques Janine. Marília Tambasco, do salão Marcos Proença, endossa: “É necessário cuidar bastante depois do processo, para poder continuar descolorindo e manter o cabelo com brilho”. Caso essa avalanche de realidade dos experts não tenha feito você rever os planos, estamos com você: passe ao próximo tópico.

Missão: cabelo loiro platinado. Por onde eu começo?

O processo de clareamento só é indicado para quem tem madeixas 100% saudáveis e uma primeira avaliação é essencial. Vá ao salão e peça para o profissional analisar seu cabelo, prestando atenção em aspectos como a cor e vida dos fios. Elis Haga, cabeleireira e colorista especialista em correção de cor pela L’oreal, explica: “Se estiverem saudáveis, sem necessidade de hidratação, é ok platinar na mesma hora”. Viu que sua cabeleira ainda precisa de cuidados? Máscara de tratamento e paciência, amiga.

​Sinal amarelo também para as cacheadas. Nas palavras de Marília, “cabelos cacheados são mais ressecados, e o descolorido vai aumentar esta sensação. Quanto mais claro, mais ele perde água e queratina”. O alerta máximo vai para as fãs de química e escova progressiva: os fios podem não aguentar a overdose e quebrar. Cabelo quebrado? É, estamos fora.

Sobre a melhor técnica para chegar lá

O pó descolorante é o queridinho dos hairstylists para platinar os cabelos. Ainda há a possibilidade das tintas superclareadoras, que danificam menos, porém só funcionam com eficiência em fios naturalmente loiros. “Descolorimos primeiro até o tom mais possível. Na maioria dos casos, depois usamos um tonalizante, para neutralizar outras cores que possam interferir, como um amarelo claro”, explica Paulo. Já Marília prefere chegar ao objetivo com luzes que, segundo ela, dão um efeito mais natural e bonito.

O tempo que seu cabelo vai demorar para ficar platinado varia muito conforme volume e a cor natural deles – loiras de berço precisam de minutos, castanhas, de horas. “Cada caso é um caso. O tempo depende da técnica e do quanto o cabelo descolore, pois há cabelos que contêm muita pigmentação avermelhada e demoram bastante para clarear”, conta Marília. O ideal seria fazer a descoloração aos poucos.

A questão que não quer calar: posso fazer em casa?

Não, ou pelo menos, não deveria. O cabeleireiro é a pessoa certa para estabelecer limites, respeitar as raízes dos fios e escolher produtos e os métodos de clareamento.

Sem prazo de validade

Seguindo os cuidados listados abaixo, o seu loiro platinado dura que é uma beleza!

Em casa..

Use xampus e condicionadores de alto poder hidratante e, ao menos uma vez por semana, máscara de tratamento. Paulo Oliveira indica produtos “desamareladores” no mesmo dia da hidratação.

No salão...

Reconstrução capilar e cauterização são procedimentos que você pode colocar na rotina a partir de agora. Ampolas de reconstrução, por exemplo, deixam as fibras dos fios sempre fortes, repondo a carga lipídica e dando mais brilho e força. O retoque da cor varia conforme o seu cabelo. Platinou desde a raiz? A cada 20 dias você precisa retocar, assim ela não fica aparente. Preferiu o platinado sem mexer na raiz? A cor precisa ser renovada a cada três meses.

Aproveite que temos algumas sugestões de produtos para seu cabelo platinado durar mais:

Máscara de tratamento Acquaflora antioxidante © Divulgação
Máscara de tratamento Acquaflora antioxidante
See album

Quanto custa?

“Com certeza platinar o cabelo é um dos procedimentos mais caros do salão. O preço é alto pois o tempo de execução do trabalho é maior e os produtos que usamos têm de ser os melhores”, justifica Elis Haga. Nos estabelecimentos pesquisados para esta reportagem, os valores começam em R$ 300.

Platinei e me arrependi. E agora?

Acertar no loiro é como uma dádiva dos céus, mas se você não curtiu o resultado, há saídas menos radicais do que passar a tesoura. Fazer uma repigmentação com tonalizantes é o melhor remédio – sempre no salão, com ajuda de um profissional. Entenda que, após a esse procedimento, seu cabelo vai estar colorido e com certa porosidade. “Você terá que hidratar ainda mais para ‘segurar’ a cor que está por cima do cabelo platinado, por ele já estar com as fibras danificadas”, atenta Paulo. Sem hidratação, a cor vai embora pelo ralo.

O loiro platinado é clássico e nunca sai de moda. Espia só quem mais já aderiu:

Rita Ora © Getty
Rita Ora
See album

E pra te instigar ainda mais, presenteamos você com uma galeria de looks de platinadas/estilosas pinçados diretamente do Pinterest:

© Pinterest
See album

E aí? Partiu salão?

Tem mais por aqui:

Pixie Cut: o corte mais sexy ever

Os cortes de cabelo de 2015

12 verdades sobre ter franja

120 penteados com rabo de cavalo pra você se inspirar

Ketlyn Araujo
you might also like