Home / Beleza / Cabelos

Teste de porosidade revela como está a saúde do seu cabelo

by Monique Garcia ,
Teste de porosidade revela como está a saúde do seu cabelo© Reprodução

Além de simples, é bem rápido: o resultado aparece em apenas sete minutos!

Summary
  1. · Como fazer o teste de porosidade?
  2. · O fio boiou?
  3. · Afundou?
  4. · Ficou no meio do copo?
  5. · Ainda não acabou!
  6. · Mais dicas de beleza:
  7. · taofeminino ♥ Pinterest

Para que o cabelo receba o tratamento adequado, é sempre importante fazer um diagnóstico preciso da saúde dele. Um jeito simples de fazer isso é com o teste de porosidade, que identifica o nível de porosidade dos fios - baixo, médio ou alto. Assim, é possível detectar sua capacidade de absorção e retenção de umidade e, consequentemente, a receptividade para os produtos. Tem mais: com base no resultado, dá pra descobrir se suas madeixas têm sede de hidratação, nutrição ou reconstrução.

Como fazer o teste de porosidade?

Coloque um fio de cabelo limpo (pode ser aquele que ficou preso na escova ou até mesmo que caiu na roupa, sabe?) dentro de um copo d'água em temperatura ambiente. "Aguarde sete minutinhos e observe o que acontece", orienta Marcela Lippi, hairstylist do Studio Tez (SP) e especialista em terapia capilar da Academia Brasileira de Tricologia.

O fio boiou?

Sinal de que seu cabelo tem baixa porosidade - ou seja, está com as cutículas bem fechadas e é, em geral, saudável. No entanto, precisa de hidratação para não ressecar. Nos rótulos de produtos, procure pelo pantenol, ativo eficaz para devolver água aos fios.

Afundou?

"Com alta porosidade, esse cabelo está bastante danificado pelo uso constante de secador sem proteção térmica ou por conta do excesso de procedimentos químicos, como colorações e alisamentos", avalia Marcela. Por estar com as cutículas muito abertas, perde nutrientes com facilidade. Nesse caso, invista na reconstrução, que devolve a elasticidade natural das madeixas. "Produtos com queratina são os mais indicados. Mas cuidado para não exagerar na dose, pois o ativo, quando usado em abundância, deixa os fios rígidos", continua. Vale, ainda, apostar em fórmulas com cisteína e arginina.

Ficou no meio do copo?

Média porosidade o define. "Com escamas meio abertas, é um cabelo que ainda não perdeu a elasticidade, mas fica devendo no quesito brilho", comenta Marcela. Para recuperá-lo, o tratamento ideal é a nutrição, que recupera lipídeos, proteínas e vitaminas dos fios. Desta vez, os óleos de coco, pracaxi e argan entram como bons aliados.

Ainda não acabou!

Veja também: +20 ideias para iluminar o cabelo castanho
Castanho iluminado © Pinterest | grandiamond.com
Castanho iluminado
See album

Mais dicas de beleza:

Aprenda a criar seu cronograma capilar
A ordem certa de aplicação dos cosméticos para o rosto
Dicas para ter unhas maiores e saudáveis
Que tal atualizar o delineado com um traço branco?

taofeminino ♥ Pinterest

Monique Garcia
you might also like