Home / Beleza / Cabelos / cabelos coloridos

Dicas para clarear o cabelo sem danificá-lo

by Monique Garcia ,
Dicas para clarear o cabelo sem danificá-lo© Pinterest / Fê Gonçalves

Ainda que seja um procedimento agressivo, é possível, sim, minimizar os danos para os fios

Summary
  1. · Como clarear o cabelo
  2. · Preparar o cabelo é fundamental para clarear os fios
  3. · O clareamento deve ser gradual
  4. · Prolongue a duração da cor
  5. · A importância de usar produtos de qualidade
  6. · Em casa
  7. · Ainda não acabou!
  8. · Mais dicas de beleza:
  9. · taofeminino ♥ Pinterest

Quando o assunto é clarear o cabelo, todo o cuidado é necessário. O que você faz antes, durante e depois da descoloração reflete, sem dúvida, na saúde dos fios. A seguir, conheça as melhores dicas para se dar bem nessa missão do início ao fim!

Como clarear o cabelo

Todo clareamento requer o uso de água oxigenada + descolorante para retirar o pigmento do fio e colocar outro no lugar. O processo, claro, é agressivo – mas, ainda assim, é possível diminuir os danos. Para madeixas escuras, vale usar água oxigenada de baixo volume para fazer um trabalho gradual e descolorante mais fraco, como o Effaçol, da L’Oréal Professionnel. “O produto mostra onde o cabelo está carregado de pigmentos e faz uma limpeza da cor, deixando os fios pretos, ruivos ou castanhos com uma tonalidade mais clara”, diz Marcela Lippi, hairstylist do Studio Tez (SP). Depois, é possível reaplicá-lo ou já tonalizar com a nuance desejada.

Se o objetivo é partir para um loiro mais claro, é preciso lançar mão da decapagem, que também faz a limpeza de pigmentos. “Mas, por se tratar de um processo mais danoso, deve ser sempre a última opção”, avisa a expert.

Para clarear cabelos loiros, também vale usar água oxigenada com volume baixo e Olaplex, potente produto para proteger os fios contra os danos da descoloração.

Outra forma de fazer o clareamento de forma mais saudável é investir em mechas pontuais espalhadas pelo comprimento. “Escolhemos as cores de acordo com o tom de pele e do cabelo da pessoa”, afirma Marcela.

Antes do clareamento, é importante frisar que os fios precisam estar superhidratados – caso contrário, ele quebra e a cor não fixa. Também é uma boa ideia pedir ao cabeleireiro para fazer o teste da mecha, onde a química é aplicada em uma pequena parte do cabelo para checar se ele está resistente para recebê-la.

Preparar o cabelo é fundamental para clarear os fios

No dia da química, o ideal é que o cabelo esteja sem lavar por, no mínimo, 24 horas. “O próprio sebo do couro cabeludo protege contra o estresse oxidativo da raiz, atuando como uma barreira que impede a penetração da química na região”, explica Alessandra Juliano, tricologista do Aepit Cabelo (DF).

O clareamento deve ser gradual

Mudanças radicais em curto período só trazem prejuízos. Logo, não vale a pena querer platinar os fios de um dia para o outro se você tem o cabelo preto, por exemplo. Além disso, é sempre bom dar um intervalo maior entre os retoques: os fios precisam de tempo para se recuperar.

Prolongue a duração da cor

Hidratação, nutrição e reconstrução devem ser frequentes para manter os fios saudáveis e preservar a cor. Em casa, use linhas de produtos específicas para cabelos coloridos. E evite usar ferramentas de calor, como secador e chapinha. Quando não for possível, espalhe protetor térmico no comprimento para protegê-lo contra o calor e o consequente desbotamento. Leia mais em 9 conselhos para a coloração durar mais tempo no cabelo.

A importância de usar produtos de qualidade

O sucesso do clareamento depende diretamente do tipo de produto que você aplica no cabelo. “Os de qualidade não agridem tanto a fibra e dão mais segurança na hora do procedimento”, garante Marcela Lippi.

Em casa

Ingredientes caseiros, como a camomila, também ajudam a clarear o cabelo de forma natural, sem o uso de química. Você só vai precisar de três saquinhos de chá para 50 ml de água: “Faça uma infusão bem concentrada, espere esfriar e aplique nos fios com um borrifador. Se quiser, pode tomar sol por 30 minutos e lave-os normalmente com xampu e condicionador”, ensina Marcela. “Mas vale ressaltar que esse clareamento é sutil e só funciona para quem já tem o cabelo claro, com luzes ou mechas”, avisa a especialista. A casca de cebola, tanto a branca quanto a roxa, age da mesma maneira: use três colheres (sopa) do ingrediente para fazer um chá com 50 ml de água e repita as etapas da receita com camomila. Ambas podem ser colocadas em prática uma vez por semana.

Ainda não acabou!

Veja também: +20 ideias para iluminar o cabelo castanho
Castanho iluminado © Pinterest | grandiamond.com
Castanho iluminado
See album

Mais dicas de beleza:

taofeminino ♥ Pinterest

Monique Garcia
you might also like