Home / Beleza / Cabelos / Como cuidar de cabelos cacheados? Experts dão as dicas

Beleza

Como cuidar de cabelos cacheados? Experts dão as dicas

by Ketlyn Araujo Published on 12 de maio de 2015
3 282 shares
A-
A+

Ensinamos, com a ajuda de quem mais entende do assunto, tudo o que você precisava saber para cuidar e manter um cabelo cacheado lindo

Você e seu cabelo cacheado são uma eterna novela. Cachos sem definição, fios ressecados e demora para crescer parecem familiares para você? O sofrimento acabou. Vem com a gente saber como cuidar dos cabelos crespos e cacheados para que eles fiquem (ainda) mais lindos e com aspecto supernatural!

E, para te ajudar, juntamos a opinião dos top hairstylists Didier Sé, do salão Marcos Proença, Cris Dios, do badalado salão paulistano Laces and Hair e do cabeleireiro especialista em cabelos crespos e cacheados Fernando Fernandes. Além disso, mulheres que têm cachos de dar inveja por aí também vieram para ajudar: a blogger Ana Catarina, do Cacheia, blog especializado em tratar dos cachos, e a cantora e atriz Negra Li.

Então? Pronta para desfilar balançando os cachos? É só seguir as dicas preciosas do taofeminino!

Dramas de uma cacheada

“Na maioria dos casos, as mulheres têm dificuldade em deixar os cachos definidos e com o volume controlado”, conta Didier Sé. “Muitas mulheres também reclamam do ressecamento dos fios e do crescimento lento, e a aceitação do crespo é uma questão complicada, é comum elas abrirem mão de alisar, mas não de permanentes e relaxamentos”, completa Ana Catarina.

Quer saber a solução? Siga os nossos passos.

Quero assumir meus cachos mas sempre usei química, e agora?

Uma dica é abrir mão de qualquer processo químico, desde alisamentos até permanentes e relaxamentos, que podem trazer danos irreparáveis para os fios. “A pessoa deve evitar fazer escova e chapinha no cabelo. O secador com difusor pode ser um ótimo aliado para auxiliar nesse processo de transição para conseguir um efeito de volume controlado”, sugere Didier.

É do time das desapegadas? Passe a tesoura na parte do cabelo que ainda tem química, cortando o mal pela raiz. Esse procedimento é conhecido como “big chop”. Se não quiser cortar os fios logo de cara tenha paciência, leitora. Deixe o cabelão crescer e vá cortando aos poucos, eliminando a química. Ah, e não se esqueça de hidratar bastante os novos fios- enroladinhos- que estão começando a nascer!

O modo mais seguro de lavar

Para quem tem cabelos crespos ou cacheados, lavar todos os dias não é uma boa ideia. Isso porque eles têm menos oleosidade natural quando comparado aos fios lisos. Ao lavar todos os dias, a hidratação também se perde. Mesmo assim, não é bom ficar muito tempo sem lavar, para não causar danos à raiz: “A oleosidade natural não percorre os fios dos cabelos cacheados, e fica concentrada no couro cabeludo. É sempre bom utilizar uma vez por semana ou a cada 15 dias um shampoo de limpeza profunda para remover todos os resíduos”, conta Didier.

A cantora Negra Li tem uma dica de styling para os dias que fica sem lavar os cabelos: “Invisto em fluidos reparadores, assim ele não perde a forma”.

Cris Dios dá uma receitinha preciosa de seis passos para a lavagem mais saudável:

1. Molhe os cabelos
2. Coloque uma medida de shampoo em um recipiente, e a dilua com o dobro da medida de água
3. Aplique a mistura em toda a extensão do couro cabeludo, dividindo-o em 5 pontos diferentes
4. Esfregue o couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimentos circulares
5. Enxágue, repita a operação e enxágue novamente
Importante: Não é necessário esfregar os fios, pois o shampoo que escorre por eles já promove limpeza suficiente.
6. Quando for aplicar o condicionador, faça a mesma coisa: com a ajuda de um recipiente coloque uma medida de condicionador e também dilua em água.

Hidratação é a regra da casa

A palavra de ordem para cuidar dos cachos é hidratação, sempre! “As hidratações podem ser feitas com máscaras que contenham d-pantenol, pantenol, açúcar, mel, aloe vera, glicerina e vitaminas A, B, C e D. Você pode encontrar essas informações no rótulo dos produtos ou até mesmo na composição”, diz Ana.

Outra dica é alternar os produtos de cuidado diário, para que o cabelo não fique acostumado e sem resultados. Procure usar diferentes linhas de tratamento cada vez que uma acabar, assim é mais fácil de saber com quais delas seu cabelo reage melhor.
Didier Sé aconselha que as hidratações sejam feitas a cada quinze dias em casa: “Usar produtos à base de óleos é sempre uma ótima opção”, diz.

No salão, segundo Fernando, é aconselhável hidratar pelo menos uma vez ao mês.

Clique na galeria para ver alguns produtinhos que selecionamos especialmente para você cuidar dos cachos:

Hidratação caseira

"Eu gosto muito de dar receitas de hidratações caseiras ,que devem e podem ser feitas de 15 em 15 dias", explica Cris. No caso dos cabelos crespos, que normalmente são secos, podemos usar:

Ingredientes:
- 1/2 abacate pequeno
- 10 ml de óleo de argan
- 2 ml de azeite de oliva extra virgem
- 2 folhas de babosa (tirar o extrato da parte interna da folha)
- 5 ml de óleo de coco
- 20 ml de um creme hidratante (máscara comum)

Modo de usar:
- Misture todos os ingredientes. Lave os cabelos com um shampoo neutro, enxugue com uma toalha e aplique a mistura massageando bem os fios, sem aplicar no couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e enxague.

O que não fazer?

Como já dissemos, esqueça escova e chapinha. Além disso, tome cuidado com a raiz do cabelo e evite usar produtos nessa região, pois os poros podem ficar obstruídos e, consequentemente, queda de cabelo, caspa, irritação do couro cabeludo e até mesmo redução do crescimento podem virar realidade, ou seja, tudo aquilo que você não quer. Atenção especial também nas colorações: “Ela pode causar danos em qualquer cabelo, porém a descoloração feita de forma excessiva pode alterar a estrutura dos fios, e os cachos podem ficar pouco definidos”, explica Didier.

Pentes de plástico também são vilões, pois quebram muito fácil. “Prefira os pentes de madeira ou então penteie suavemente com as mãos”, explica a blogger Ana. Dormir com o cabelo molhado? Nem pensar! Ah, e não se esqueça do protetor solar quando for à praia, ele é essencial.

Cris Dios completa: use água morna para enxaguar, caso vá usar o secador, mantenha uma distância de 10 cm entre ele e sua cabeça, não aplique condicionadores e máscaras no couro cabeludo e, se possível, use 250 ml de água filtrada (de preferência mineral) no último enxágue.

Hora da tesoura!

Antes de pensar no corte que você vai dar aos seus cabelos, não se esqueça de que as principais mudanças vêm de dentro para fora. Manter uma alimentação saudável também fortalece os fios- e o corpo todo!

Fernando Fernandes explica que é comum encontrar diferentes estruturas de cachos na mesma pessoa, algumas partes podem ter cachos mais soltos que outras, por isso é importante que seu cabeleireiro observe bem isso.
Didier completa: “Cabelos repicados ajudam a distribuir melhor o volume, porém não abuse das camadas. Vá devagar e aos poucos, e sempre é bom lembrar que cada caso é um caso. A técnica de corte a seco também é algo que fazemos aqui no salão e que é interessante”.

Já se você é #teamblackpower, peça para seu cabeleireiro (a) deixá-lo com todo o volume, alinhando o cabelo com um pente de dentes largos e esculpindo com a forma que preferir.

De quanto em quanto tempo? Dois a três meses são o espaço correto para o corte não perder a forma.

Truques de styling

"O styling é sempre um desafio, pois eu sempre digo que cabelo crespo tem personalidade própria", afirma Cris. Mas a profissional ensina um truque: Após lavar os cabelos, desembarace com um pente largo e seque com uma toalha, sempre ativando o movimento dos cachos, de baixo para cima. Depois, aplique um leave-in e faça rolinhos soltos enquanto ele ainda estiver molhado.

Didier dá mais uma receitinha para um cabelo cacheado deuso feito em casa: “Passar um creme sem enxágue em pouca quantidade, cacho a cacho, e deixá-lo secar naturalmente ou com auxílio de um difusor. Depois de seco, deve-se soltar o cabelo. O processo é trabalhoso, mas o resultado é fantástico”.

Segundo Cris Dios,uma dica da época da vovó que é infalível para diminuir o frizz é usar em seu travesseiro uma fronha de cetim, que diminuirá a fricção e fará com que o cabelo acorde com menos frizz. A tentativa é válida, não?

Reunimos, especialmente para você, inspirações de acessórios que você pode usar para dar um charme extra para o seu cabelo cacheado. Tem turbante, headband, laços...

Na cabeça das famosas

Além da Negra Li, outras famosas também aderiram ao cabelo cacheado e provaram o quanto ele é lindo, versátil e cheio de personalidade:

Tem mais cabelos pra você...

Penteados e cortes para cabelos crespos

Penteados com box braids direto do Pinterest

Os cabelos das atrizes da novela Babilônia

by Ketlyn Araujo 3 282 shares