Home / Beleza / Cabelos

Cronograma capilar, o calendário de beleza do seu cabelo

by Ana Paula Sanches ,
Cronograma capilar, o calendário de beleza do seu cabelo© iStock

Ladies and ladies, apresentamos em primeiríssima mão o cronograma capilar - também conhecido como jeitinho BBB de deixar o seu cabelo MARAVILHOSO

Summary
  1. · Máscaras e calendários serão os seus novos melhores amigos
  2. · Cronograma capilar: escolhendo o produto certo para cada etapa de tratamento
  3. · Quero adaptar o cronograma capilar para os meus fios, e agora!?
  4. · Muito além do cronograma capilar: hábitos que podem melhorar a saúde dos fios
  5. · Vai um corte de cabelo novo aí? Temos as inspirações:

Se madeixas sedosas, brilhantes e saudáveis pareciam coisa de cinema para você, prepare-se para deixar esse pensamento no passado: o cronograma capilar é um programa de tratamento para os seus fios que pode ser feito em casa, sem ter que gastar o seu precioso dinheirinho no salão (alô, economia!).

Tentador, não é!? Mas aqui no taofeminino você não fica só na vontade, não: conversamos com a dermatologista especializada em cabelos Inaê Cavalcanti, de São Paulo, e pegamos as melhores dicas sobre o cronograma capilar para te deixar com uma cabeleira digna de princesa.

Máscaras e calendários serão os seus novos melhores amigos

No cronograma capilar o processo de fortalecimento dos cabelos gira em torno de máscaras de tratamento feitas em casa – sim, aqueles famosos potes grandões que você encontra em perfumarias e afins. O segredo do sucesso está no uso do produto certo na hora certa, e é aí que entra o calendário. Para entender melhor, dá uma olhada no cronograma oficial seguido pela maioria das mulheres:

Nesse cronograma estão as quatro semanas do mês. Repare que cada semana tem três etapas de tratamento. Isso significa que você terá que fazer três tipos de máscaras de tratamento diferentes para nutrir os fios por completo.

Cada etapa exige produtos com fórmulas específicas (nós explicaremos quais são eles a seguir) porque, assim como o seu corpo, o seu cabelo também precisa de vários nutrientes para se manter saudável. Ele precisa estar hidratado, necessita de uma nutrição e, em alguns casos, pede por reconstrução.

ATENÇÃO: as etapas do cronograma capilar devem ser feitas com um intervalo de 48h entre elas para evitar que os fios fiquem pesados. Assim, a fase 1, por exemplo, seria a primeira máscara da semana e pode ser feita na segunda-feira pela manhã. Em seguida vem a dois (que, neste caso, seria feita na quarta-feira) e a 3, na sexta-feira.

A única fase do cronograma oficial que você pode pular é a da reconstrução, que só é indicada para cabelos extremamente danificados, como os que passaram por processos químicos. Caso você não precise dela, substitua-a por uma nutrição.

Cronograma capilar: escolhendo o produto certo para cada etapa de tratamento

Agora que você já entendeu que no cronograma capilar existem três tratamentos diferentes, é hora de saber quais são os produtos certos para cada um deles:

Hidratação: feitas para recuperar a água dos fios, as máscaras de hidratação são ricas em silicones e possuem ingredientes como aloe vera, frutas, glicerina e vitaminas. São as mais comuns no mercado e deixam o seu cabelo sedoso e com movimento.

Nutrição: a nutrição “alimenta” os seus fios, deixando-os mais fortes e resistentes. Os produtos nutritivos têm óleo de argan, tutano e afins e são essenciais para nutrir os cabelos, além das manteigas.

Reconstrução: recomendada para cabelos extremamente danificados. Suas máscaras são à base de queratina, creatina e colágeno, ou seja, aqueles são mais consistentes. Mas, como já dissemos, atenção: seu uso em excesso pode deixar os fios pesados e danificá-los. Somente faça a reconstrução quando o seu cabelo realmente precisar.

Caso você deseje um resultado mais potente, a dica da dermatologista é procurar um profissional da área de cabelos: “às vezes o próprio profissional manipula os cremes, o que torna as máscaras mais concentradas”, afirma Inaê.

Quero adaptar o cronograma capilar para os meus fios, e agora!?

Caso você não queira seguir o cronograma capilar oficial, sem problemas: você pode adaptá-lo de acordo com as necessidades dos seus fios. “O dermatologista consegue identificar quais nutrientes faltam no seu cabelo e indicar os produtos adequados para recuperar a saúde dos fios”, diz a médica. Por meio dessa avaliação o dermatologista conseguirá elaborar um cronograma que tenha apenas as etapas que você precisa.

Você também pode tentar identificar as carências dos fios sozinha, basta avaliar as seguintes características:

- Cabelos fracos, opacos e sem vida: necessidade urgente de hidratação;
- Cabelos com frizz, desalinhados e porosos: seus fios precisam de nutrição;
- Cabelos que passaram recentemente por processos químicos, quebradiços e com pontas duplas: necessidade de reconstrução.

Muito além do cronograma capilar: hábitos que podem melhorar a saúde dos fios

Segundo a dermatologista, existem hábitos que você pode (e deve!) seguir para potencializar os resultados do seu cronograma capilar. São eles:

- Não pule refeições e/ou se imponha grandes restrições alimentares, caso contrário você poderá deixar de ingerir nutrientes;
- Tome muita água. “A água é essencial para levar os nutrientes até o bulbo capilar e manter a saúde do intestino, auxiliando na absorção de nutrientes”, explica Inaê;
- Ingira vinagre de maçã, ele evita a queda de cabelos;
- Excesso de açúcar, carboidratos refinados (massa e pão branco) e álcool podem prejudicar os cabelos;
- O consumo de chá e café próximo às refeições também pode prejudicar a saúde dos fios.

Não se esqueça de que assim como qualquer outro tratamento, o cronograma capilar não faz efeito instantaneamente: é necessário um tempo até que você comece a ver as melhorias. Algumas mulheres dizem notar os efeitos do cronograma logo no primeiro mês, outras, após 3 meses... O que importa é que você seja disciplinada e não desista.

Pode ter certeza: quando feito da forma correta, o cronograma capilar só traz benefícios para os seus fios. Comece a segui-lo e arrase!

Vai um corte de cabelo novo aí? Temos as inspirações:

Veja também: Cortes de cabelo 2015
O que vai ser tendência? Temos a resposta!
O que vai ser tendência? Temos a resposta!
See album

Mais truques de beleza para fios impecáveis:

• Como cuidar de cabelos cacheados? Experts dão as dicas
• Ei, você está lavando seu cabelo errado!
• Cabelo em dia de chuva: como lidar?
• Meio a meio? Conheça o split dye, nova invencionice com cabelos coloridos
• O passo a passo dos 4 penteados mais-mais da temporada
• +100 penteados com coque direto do Pinterest, We Heart It e afins

Bora ver fotos dos cabelões mais lindos do mundo? Vem pro nosso Pinterest ♥

Ana Paula Sanches
you might also like