Home / Comportamento / Carreira

6 dicas para alcançar o emprego dos sonhos

by Luciana Console ,
6 dicas para alcançar o emprego dos sonhos© Istock

Não é algo impossível, por mais que possa parecer

Summary
  1. · Saiba o que quer
  2. · Siga suas paixões, mas mantenha expectativas reais
  3. · Faça uma pesquisa
  4. · Renove seu currículo
  5. · Linkedin é seu melhor amigo
  6. · Aproveite sua rede de contatos
  7. · Que tal mais dicas?

Você acabou de se formar e está à procura do primeiro emprego? Trabalha há anos para a mesma empresa e quer tentar algo novo? Em qualquer destas situações, a busca por um trabalho pode parecer tarefa difícil, né, amiga? Há os medos, inseguranças e principalmente a concorrência. Você deve estar se perguntando: “Como faço pra conseguir passar na frente de todos os outros candidatos?”. Respire fundo e vem com a gente: é possível, especialmente quando você tem um norte!

Loras Poepping, fundadora da empresa estadunidense Job Search Strategies, está há mais de 20 anos no mercado empresarial de recrutamento. Ela sabe o que o departamento de recursos humanos procura e deu dicas de como fazer você ser vista e selecionada ao livingly.com (site do grupo aufeminin) – e a gente te conta mais aqui. Pronta para saber alguns passos para alcançar o trabalho dos sonhos?

1. Saiba o que quer

Antes de começar sua busca, você precisa saber exatamente o que você quer. Comece a procurar indícios dentro da sua alma... profundo? É sério: descubra quais são suas paixões e habilidades, lembre-se de experiências que teve. Depois de pensar um pouco, converse com amigos ou alguém que já esteja na área em que você almeja, assim dá pra avaliar melhor como é o mercado profissional da área em questão. “Ao falar com as pessoas, tente ser precisa, fica mais fácil para os outros te ajudarem”, informa Poepping. E se você ainda não ficar satisfeita, vale a pena investir numa consulta com um coaching de carreira. É um gasto, sim, mas vamos encarar como investimento, ok?

garota com duvidas

2. Siga suas paixões, mas mantenha expectativas reais

Sempre iremos te encorajar a seguir seus sonhos, mas tenha esta dica em mente: é preciso ser realista. Todas queremos um trabalho maravilhoso, mas a maioria de nós gasta tempo em empregos bem longe dessa expectativa. Pois é, algumas vezes, temos que pagar as contas, não é mesmo? Bom, tentando achar o equilíbrio ao escolher um emprego, tenha certeza de que o que procura tenha a ver com suas experiências e afinidades. Quer começar numa área nova? Ótimo! Mas esteja ciente que vai ter que iniciar praticamente do zero.

3. Faça uma pesquisa

Depois de já ter uma idea do emprego que procura, faça uma pesquisa. Encontre empresas e pessoas dentro da área. Olhe os sites e redes sociais do local, procure informações novas, veja se suas experiências e expectativas estão de acordo com o trabalho. Familiarize-se o máximo que puder com o mercado que pretende entrar - quanto mais souber, melhores suas chances.

passando-delineador

4. Renove seu currículo

Agora é hora de tirar aquela poeira e limpar tudo. Seja o mais específica que puder sobre sua bagagem cultural, experiências e aspirações. O currículo destaca-se com realizações específicas. Poepping sugere: “Precisa ser realmente bom, e não uma longa lista de tudo que você fez. Coloque o que realmente importa e faça diferença”.

5. Linkedin é seu melhor amigo

O Linkedin é um lugar ótimo para sondagem e inspiração. Por exemplo, procure perfis de pessoas que trabalham com o que você deseja e terá uma boa noção de como elaborar a sua própria página. Pegue referências e não minta, tenha certeza de usar características que se apliquem realmente a você. Não vai querer passar vergonha na hora da entrevista, certo?

6. Aproveite sua rede de contatos

Não limite sua rede de contatos somente para assuntos profissionais. “Quando digo rede de contatos, quero dizer pessoas que trabalharam com você, amigos, família, colegas com quem você estudou, ou parentes deles", diz Poepping. Agora não é hora de ser tímida, se conhece alguém, que conhece outro alguém, acione o contato. Você está ajudando a fazer o dia de uma outra pessoa tão bom quanto o seu quando usa sua rede para conseguir um trabalho. Todos gostam de saber que foram heróis. Você não fica feliz quando apresenta duas pessoas e depois elas se casam? É a mesma coisa com um emprego.

Para encerrar, lembre-se: se está aberta para o sucesso, a busca pelo emprego não é tão dolorosa.​

Que tal mais dicas?

Luciana Console
you might also like