Home / Comportamento / Carreira / 4 razões pelas quais você deveria criar laços com suas colegas de trabalho

© iStock
Comportamento

4 razões pelas quais você deveria criar laços com suas colegas de trabalho

by Karen Carneti Published on 17 de março de 2016

Colocando o #girlpower em ação!

Durante sua carreira, você passará por diferentes locais com diversos tipos de pessoas. Em cada trabalho pelo qual você passar, nosso conselho é fazer e manter amizade com as mulheres ao seu redor, já que nem sempre é fácil continuar em frente em um mundo dominado por homens.

É sabido que as mulheres ganham menos do que os homens, não negociam suas ofertas ou salários e são, muitas vezes, desprezadas por tentar conciliar vida familiar e trabalho. Por essas e outras, é bom ter colegas do sexo feminino com quem você pode dividir problemas e angústias específicos de mulheres.

Aqui estão algumas outras razões pelas quais você deve criar laços com as meninas no trabalho:

1 – Elas entendem suas angústias por causa de “problemas femininos”

Se você estiver de mau humor, com cólicas excruciantes, sentindo tudo ao redor confuso graças ao seu período ou todos os itens anteriores juntos, conversar com uma colega pode ajudar.

Sua sinceridade pode até inspirar outras mulheres a falarem sobre suas próprias desventuras com a menstruação. Essa época do mês é desagradável em muitos aspectos, mas é parte da feminilidade – e você não deve ter que deixá-la na porta do banheiro simplesmente porque está no trabalho.

2 – Elas não te ignoram quando você aponta exemplos de sexismo

Nós conhecemos muitos homens maravilhosos que reconhecem que o sexismo é um grande problema em nossa cultura. Mesmo assim, isso não significa que eles entendam o quão degradante é levar uma cantada no caminho para o trabalho.

Alguns homens afirmam que não vale a pena se exaltar sobre o assédio de rua ou falam que ele é um elogio, mas só as mulheres conhecem muito bem a dor de saber que o sexismo evidente e a humilhação pública estão nas mãos de quem faz as cantadas.

3 – Elas também sabem que o sexismo ‘discreto’ existe

Sim, isso existe, e pode até acontecer mais do que você imagina. Algum tempo atrás, a jornalista Laura Donovan, do nosso site-irmão livingly.com, foi contratada para substituir uma mulher que adorava cozinhar para o pessoal do escritório duas vezes por semana. Esta mulher foi promovida a um cargo que lhe proporcionava pouco tempo para fazer guloseimas para todos regularmente, então os outros funcionários começaram a esperar que Laura assumisse a tradição de fazer comida para os colegas.

As pessoas se queixavam regularmente de que ela não cozinhava tanto quanto sua antecessora, uma expectativa que nos parece discretamente machista. Ela perdeu esse emprego, mas, talvez se tivesse colegas do sexo feminino para desabafar na empresa, pudesse ter ficado mais tempo.

4 – Elas podem ser suas parceiras de almoço, café ou networking

Que tal, todos os dias, fazer uma pausa curta com algumas maravilhosas mulheres da sua empresa para recuperar o atraso sobre assuntos do trabalho ou da vida pessoal? Elas também podem ser suas companheiras de almoço, e vocês podem ir a eventos de networking em grupo.

Se você compartilha de interesses semelhantes com algumas delas para além de locais favoritos de almoço, isso pode até levar a passeios fora do expediente. Vocês podem se encontrar para tomar um café, ir a shows, e desfrutar de pizza e drinks após semanas especialmente cansativas no trabalho. E uma com certeza entenderá a outra sobre questões profissionais.

É óbvio que você também pode fazer tudo isso com os colegas do sexo masculino, mas não é a mesma coisa. É por isso que você deve se armar com confiança e amigas confiáveis, aquelas com as quais você pode contar durante tempos de trabalho insano, que te ouvirão quando você precisar desabafar e irão acompanhá-la felizes em um passeio ao Starbucks no meio da tarde.

Mais dicas de carreira aqui:

Descubra como criar sua marca pessoal nas mídias sociais (e na vida offline também!)
6 jeitos de trabalhar mesmo quando você não está inspirada
10 qualidades que uma mulher deve ter para ser boa líder
Como organizar o tempo: dicas úteis para não brigar mais com o relógio
10 erros que, na verdade, fazem de você uma profissional melhor

by Karen Carneti

você também vai <3: