Home / Comportamento / Carreira / Para anotar já! 20 segredos do sucesso de mulheres bem-sucedidas

© iStock
Comportamento

Para anotar já! 20 segredos do sucesso de mulheres bem-sucedidas

by Ana Paula Sanches Published on 21 de fevereiro de 2014

Que tal receber dicas de carreira de mulheres como Hillary Clinton e Oprah Winfrey?

Alguma vez você já se perguntou o que as mulheres bem-sucedidas que você vê por aí fizeram pra conquistar a realização profissional? Com as meninas do wewomen.com, versão americana do taofeminino, fomos atrás dessa resposta e nos deparamos com o livro Rich Habits (ainda sem edição no Brasil). O autor, Tom Corley, passou cinco anos estudando o estilo de vida de algumas das pessoas mais ricas do mundo e reuniu conselhos valiosíssimos. Pinçamos a nata das dicas para você.

1. Faça uma lista de tarefas

Com a loucura do dia a dia fica difícil se lembrar de tudo o que temos que fazer, mas uma simples lista de tarefas pode ser o primeiro passo para resolver esse problema. Segundo Tom Corley, 81% das pessoas bem-sucedidas têm uma to-do list e 67% delas têm também uma lista de metas a longo prazo.

2. Nada de procrastinar

Nem sempre procrastinamos por preguiça: muitas vezes isso acontece por medo de fazer algo errado. Porém, a lição que a atual Presidente e CEO do Yahoo Marissa Mayer ensina é que mergulhar no desconhecido é uma excelente forma de crescer. "Eu sempre tenho que fazer algo que eu não estava pronta para desempenhar, mas acho que é assim que você cresce. Quando você está naquele momento 'wow, não sei se consigo fazer isso' e os supera é que você consegue evoluir", afirma Mayer. Então... Let's do it, girl!

Livre-se disso. Sério.

3. Acordar cedo

Seu sono de beleza é importante, mas a sua vida também, então nada de passar mais tempo do que deveria dormindo. Segundo o livro de Corley, 44% das pessoas ricas acordam 3 horas antes de começar a trabalhar. Inspire-se.

4. Leia MUITO

Outro dado interessante apurado por Corley é que 88% das pessoas financeiramente bem-sucedidas leem, no mínimo, 30 minutos por dia. Hillary Clinton é parte dessa estatística. Mesmo com a rotina agitada e cheia de compromissos políticos, ela afirma: "Procuro ler por prazer sempre que posso - é uma ótima forma de se desligar um pouco do mundo sem parar o seu cérebro completamente".

5. Network é tudo

Já dizia o poeta, "é impossível ser feliz sozinho". O mesmo vale para o seu sucesso: segundo os dados coletados por Tom Corley, 79% das pessoas de sucesso fazem network no mínimo 5 horas por mês. Para Oprah Winfrey, o que você deve fazer é "cercar-se de pessoas que vão te levar mais longe", afinal quanto mais gente acreditar nos seus sonhos e se empenhar em ajudá-la a realizá-los, mais força você vai ter para atingi-los.

6. Exercite-se

Sabia que 76% das pessoas de sucesso fazem exercícios 4 dias por semana? Deixe a preguiça de lado e lembre-se: corpo são, mente sã.

7. Aprenda com os erros

De que adianta ficar se torturando a cada vez que você cometer um erro? Ao invés disso, aprenda com ele e tente aplicar o seu aprendizado em alguma situação futura, evitando que você cometa a mesma falha de novo. Arianna Huffington, fundadora do site de notícias The Huffington Post, tem um conselho ótimo sobre isso: "Precisamos entender que nós não tomamos a decisão certa sempre e que nós realmente cometemos falhas graves às vezes. Precisamos entender que as falhas não são o oposto do sucesso, mas sim parte dele".

8. Pense antes de falar

Apenas 6% das pessoas bem-sucedidas falam o que vem à mente sem pensar antes. Bom motivo para começar a ouvir mais e falar menos.

9. Alimente-se bem

Nós sabemos que fast food é uma delícia, mas vá com calma: 70% das pessoas observadas por Corley comem menos de 300 calorias de comida industrializada por dia.

coelho comendo alface

10. Cultive bons hábitos

Sucesso depende de sorte ou é a consequência de um bom trabalho? Para 84% das pessoas abastadas que conversaram com Tom, a famigerada "boa sorte" depende dos hábitos que cada um cultiva. Durma bem, economize dinheiro, abandone seus vícios: cada boa escolha tomada por você será recompensada.

11. Desligue um pouco a sua tv

Netflix, séries, filmes, novelas, reality shows... Desligar a TV pode ser uma tarefa muito difícil às vezes, mas tente! A televisão faz com que você perca o foco das atividades que você deveria desempenhar e definitivamente não é uma das favoritas entre as pessoas de sucesso: apenas 6% delas realmente assistem TV! Lembram daquela vinheta da extinta MTV? Então...

12. Aprenda sempre coisas novas

O processo de aprendizado não acaba quando você se forma: é essencial que você procure sempre aprender coisas novas, tanto para adquirir conhecimento quanto para exercitar o seu cérebro. Até mesmo a CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, concorda: "Não pense que você já sabe o bastante só porque é um CEO. Você deve continuar aprendendo, melhorando sua forma de pensar e de conduzir a sua empresa. Nunca se esqueça disso".

13. Não queira ser perfeita

Todas nós detestamos cometer erros, mas não podemos desejar a perfeição. "Mostrar que você não pode fazer tudo é uma das partes mais importantes do meu trabalho", afirma Angela Ahrendts, CEO da Burberry. Se ela sabe que não pode ser impecável, por que você não!?

14. Apaixone-se pelas suas metas

Seja lá qual for o seu objetivo, seja realmente apaixonada por ele. "Siga aquilo que você realmente ama e deixe que isso guie o seu destino", é o conselho da jornalista Diane Sawyer. Nada mais legal do que fazer aquilo que você realmente ama, não é!?

15. Reserve um tempo para si mesma

Não ache que para ser bem-sucedida você precisa trabalhar o tempo inteiro: ficar um pouco sozinha é importante para que você descanse e reflita se está no caminho certo.

16. Um objetivo por vez

Temos a tendência de querer conquistar muitas coisas de uma só vez, mas isso é um erro: para se manter focada, tente estabelecer uma meta e trabalhe em cima dela. Tom descobriu que 80% das pessoas bem-sucedidas fazem isso, então talvez seja uma boa ideia tentar também.

17. Arrisque-se

Segundo a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, "As mulheres não se arriscam muito. Nós não vamos diminuir a distância entre nós e os nossos objetivos se não nos tornarmos mais ambiciosas". Ou seja, a dica de Sandberg pra você é seja ambiciosa e arrisque-se por seus objetivos!

18. Seja você mesma

O segredo de sucesso? Não tente ser ninguém além de si mesma. Você está lendo os conselhos de muita gente influente e pode segui-los para alcançar seus objetivos, porém não deixe de ser quem você é para isso. Como disse Hillary Clinton: "Acho que o mundo seria muito melhor se mais pessoas agissem de acordo com os seus objetivos e valores, e não com o que os outros dizem sobre elas".

Frase Haters gonna Hate

E nem se importe com o que os outros vão pensar

19. Seja positiva

Mais uma vez daremos a palavra à Clinton: "Se você se mantiver positiva e otimista sobre o que pode fazer, faça-o!". Xô, negatividade!

20. Seja destemida

Nosso último (mas não menos importante) conselho vem de Arianna Huffington: "Ser destemido é como ter um músculo para exercitar: quanto mais eu treino, mais natural se torna. Assim eu não deixo os meus medos tomarem conta de mim". Ou seja: quanto mais você tenta se livrar dos seus temores, mais corajosa ficará. Vai com tudo, garota!

Mais coisas que você precisa saber pra trazer o sucesso de uma vez pra sua vida:

• 20 frases motivacionais de mulheres que atingiram o sucesso
• 6 dicas de expert para se tornar uma empreendedora de sucesso
• 5 dicas para transformar o estresse no trabalho em sucesso profissional
• Mon-Fri high! 10 passos para ter motivação no trabalho
• Acorde cedo e vista-se para impressionar! 10 hábitos das mulheres bem-sucedidas

by Ana Paula Sanches

você também vai <3: