Home / Comportamento / Carreira / 8 dicas para você não se estressar no trabalho

© iStock
Comportamento

8 dicas para você não se estressar no trabalho

by Karen Carneti Published on 10 de outubro de 2016
A-
A+

A gente garante que dá, sim, para se estressar menos durante o expediente. Nossos conselhos preciosos estão logo abaixo, não deixe de anotá-los!

Parece uma missão impossível, certo? Há dias que excedem nossos níveis de estresse no trabalho, e acabamos chegando em casa desmotivadas e sem energia para mais nada. Exatamente por isso, trazemos aqui algumas dicas que podem ajudá-la a não se estressar durante o expediente.

1. Crie um ritual para as manhãs

Sabemos como você se sente: o alarme toca e seu primeiro pensamento é: “Eu queria poder hibernar na minha cama!”. Vamos postergando a hora de levantar até que não temos outra opção a não ser correr contra o relógio. Primeiro erro do dia! Se já começamos a manhã estressadas, continuaremos assim o resto do dia. Um truque que pode lhe ajudar é preparar roupas, bolsa e documentos na noite anterior. Assim, você economiza tempo para levantar calmamente, comer, se vestir e sair.

2. Organize sua mesa de trabalho

Se sua mesa está cheia de post-its, canetas, material de escritório, copos, papéis etc, é hora de colocar ordem no local! Tente clarear sua estação de trabalho e torná-la um lugar agradável. Concentre-se em pequenos detalhes: talvez flores sutis, um quadro com uma imagem que lhe agrade e um porta-trecos em que você possa colocar todas as canetas sejam o suficiente.

3. Opte por chá no lugar do café

Beber mais do que duas ou três xícaras de café durante toda a manhã não irá lhe transformar em uma supermulher, pelo contrário: você ficará uma pilha de nervos. Limite o consumo de café e escolha tomar chá quando sentir que está particularmente estressada. Os de tilia, flor de laranjeira ou erva-cidreira podem lhe ajudar a relaxar.

4. Utilize o horário de almoço para desconectar

Não vale comer um sanduíche na frente do computador. Se o seu trabalho tem um tempo definido para o almoço, tire proveito dele. Saia ou coma no escritório, mas tente fazê-lo longe do telefone e do computador. Aprecie a comida, converse com os colegas ou simplesmente relaxe e não faça nada. Essa pausa é absolutamente necessária para continuar o trabalho sem sobrecargas.

mesa-de-trabalho-fofa

5. Identifique a fonte de seu estresse

Você tem dificuldade em priorizar? Seu chefe lhe sobrecarrega de responsabilidades? Você não se dá bem com alguns colegas? É importante determinar de onde vem nosso estresse para encontrarmos a solução correta.

6. Mexa-se!

Se às oito horas você já está grudada na cadeira, saiba que isso é um desserviço para seu corpo e sua mente. É preciso fazer pequenas pausas ao longo do dia: se levante para ir ao banheiro, para encher sua garrafa de água, para tomar um ar, para fazer uma ligação...

7. Não tenha medo de delegar

Você não tem que fazer tudo sozinha. Claro, é o seu trabalho e sua responsabilidade, mas quando você já não consegue mais dar conta sozinha, deve ser capaz de delegar a alguém ou pedir ao seu superior – com respeito e confiança – para que ele distribua o trabalho de forma equitativa. Uma pequena conversa pode aliviar o excesso de estresse.

8. Não misture trabalho com vida pessoal

É essencial para que você leve uma vida feliz. Para isso, recomendamos que faça uma lista em papel com todas as tarefas pendentes em seu trabalho. Deixe-a em sua mesa e vá marcando assim que for completando cada uma. Assim que você sair pela porta do escritório, acabou! Aproveite seu tempo livre e o direito de se divertir.

Precisando de motivação no trabalho? As frases abaixo podem ajudar:

Veja também: Motivação no trabalho: frases para aumentar a sua

Frases para aumentar sua motivação no trabalho © iStock

Temos mais dicas de Carreira aqui:

Quero sair do meu emprego, e agora?
7 dicas para conciliar trabalho e família sem estresse
Como enfrentar o primeiro dia em um novo emprego?
Ser zen no trabalho é possível – e necessário. Descubra como aqui
Como você lida com as críticas no trabalho?

by Karen Carneti