Home / Comportamento / Carreira

5 jeitos de bombar a criatividade

by Karen Carneti ,
5 jeitos de bombar a criatividade© iStock

Deu branco? Não aguenta mais fazer brainstorming? Experimente estas dicas para impulsionar de vez sua criatividade

Summary
  1. · O jogo do círculo
  2. · Tente uma linha de escrita
  3. · Complete um criptograma ou caça-palavras
  4. · O jogo do questionamento
  5. · Continue trabalhando
  6. · Continue no #taofem :)

Todos nós já passamos por isto. Você está trabalhando em alguma coisa – seja escrita, um problema que precisa resolver, obras de arte, ou, literalmente, qualquer outra coisa – e está indo tudo bem, até que você tem um “apagão”. É isso aí. Não há mais pensamentos, palavras, imagens ou ideias vindo até você. Elas nunca mais virão.

Brincadeirinha! As ideias irão voltar, mais cedo ou mais tarde. Mas é superfrustrante ficar encarando o bloqueio – especialmente se você tem de lidar com um prazo. O que uma pessoa deve fazer nesse caso? Aqui estão cinco ideias que podem lhe ajudar a “reiniciar” sua criatividade na próxima vez em que se sentir presa, com o cérebro projetado para pensar de uma forma diferente, e para lhe dar uma pausa antes que você largue o problema de mão.

O jogo do círculo

Desenhe oito círculos em um pedaço de papel (podem ser duas colunas de quatro círculos). Instrua todos (ou apenas a si mesma) a criar algo diferente com cada círculo – como um rosto sorridente, um balão, um pirulito, o sol etc. Isso faz com que seu cérebro pense em um círculo chato de oito maneiras diferentes e divertidas.

Tente uma linha de escrita

Mesmo que a sua tarefa atual não seja relacionada à escrita, escrever pode fazer com que suas ideias comecem a fluir – ideias essas que você nem sabia que iria ajudar com o trabalho que precisa fazer.

Você pode procurar por linhas de escrita na internet (procure pelo termo em inglês, writing prompt), ou apenas criar uma. Em seguida, escreva, deixe fluir seu estilo conscientemente, durante um determinado período de tempo, apenas para ver o que sai. Isso pode acender uma ideia que você nunca teria tido de outra maneira.

escrevendo

Complete um criptograma ou caça-palavras

Por que não tentar um jogo inteligente para se livrar da sua crise? É uma distração divertida que ainda a obriga a pensar - e pode até mesmo fazê-la rir. Rir é o melhor remédio! Até mesmo para o bloqueio de ideias. Provavelmente. #ciência.

O jogo do questionamento

Tudo que você tem que fazer para levar sua mente para um lugar mais curioso e de questionamentos é escolher um objeto cotidiano – um grampeador, uma caneta, uma caneca – e escrever 20 perguntas sobre o assunto.

Quaisquer perguntas. Onde foi feito? Quanto custa para fazer? Por que foi desenhado dessa maneira? Você não tem que responder a qualquer das perguntas, apenas fazê-las. Esta atividade faz você olhar para objetos do cotidiano em uma luz curiosa e diferente, mudando um pouco sua perspectiva e abrindo sua mente para a curiosidade.

Continue trabalhando

De acordo com um estudo recente, muito bem explicado em um curto vídeo postado no blog de ciência da New York Magazine, a melhor coisa para superar seu bloqueio talvez seja apenas continuar trabalhando nele. Eventualmente, você terá mais ideias, soluções, palavras etc. Se você apenas...continuar com o brainstorming. Por isso, nunca desista – mesmo quando parecer que você nunca mais terá uma ideia legal na vida.

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Continue no #taofem :)

+ Dê um up nas manhãs com estas dicas para acordar mais feliz
+ 18 pensamentos que só passam pela cabeça de quem tem medo de avião
+ Detox Emocional: como se livrar de pensamentos ruins
+ Por que você deveria estar empolgada para envelhecer
+ Coisas que só quem ama fazer aniversário entende

Karen Carneti
you might also like