Home / Comportamento / Carreira

10 qualidades que uma mulher deve ter para ser boa líder

by Karen Carneti ,
10 qualidades que uma mulher deve ter para ser boa líder© iStock

Não é qualquer uma que consegue chegar ao topo. Aqui, entregamos o ouro da ascensão corporativa!

Summary
  1. · – Responsabilidade
  2. · – Organização
  3. · – Gestão
  4. · – Autoestima alta
  5. · – Constância
  6. · – Capacidade de se adaptar a novas situações
  7. · – Persuasão
  8. · – Sociabilidade
  9. · – Proximidade
  10. · – Planejamento

Sabemos que não é fácil conciliar casa, família, trabalho... mas, se você quer chegar ao topo da escala profissional, precisará contar com algumas qualidades que nem todas as pessoas têm. Por isso, segue uma lista das mais importantes e necessárias para que você se torne uma excelente líder, tanto profissional como pessoalmente:

1 – Responsabilidade

É muito importante que aqueles que trabalham ao seu redor sintam que podem confiar em você. Entregar projetos no prazo, saber quais tarefas precisam ser feitas no dia a dia, cumprir as orientações que a empresa lhe envia ... tudo isto é essencial e básico para fazer um bom trabalho.

2 – Organização

Para uma líder, a organização será uma de suas maiores virtudes. Às vezes, tantas reuniões, prazos ou eventos podem nos pregar uma peça e nos fazer ficar mal frente a um cliente – por exemplo, quando esquecemos que tínhamos agendado um encontro com ele. Se você souber organizar sua agenda uma semana antes, evitará muitas situações chatas. O melhor é que você seja um exemplo para seus empregados ou para a equipe mais próxima a você.

3 – Gestão

Uma das funções mais difíceis de serem executadas por uma líder é saber como gerir as tarefas de trabalho os seus funcionários. Saber lidar com determinadas situações difíceis podem ajudá-la a subir mais um degrau na projeção de sua imagem como líder.

4 – Autoestima alta

Sim, isso mesmo que você leu. Você tem que acreditar. Quanto mais insegura você se mostrar, mais vai transmitir insegurança aos outros. Você tem que se afirmar porque suas habilidades lhe garantem; olhar no espelho todas as manhãs e querer conquistar o mundo. Ser positiva e saber se valorizar é fundamental para aprender a superar as situações mais difíceis que podem ser encontradas no trabalho.

5 – Constância

Sabe aquele ditado que diz que "Roma não foi construída em um dia"? Então, aplique-o em sua vida. Constância e trabalho diários são recompensados, isso é certo. Devemos sempre olhar em frente e não deixar que nenhuma situação seja capaz de nos tirar do nosso caminho. Ser uma mulher líder e influente é possível.

"Continue humilde, trabalhe duro, seja gentil"

6 – Capacidade de se adaptar a novas situações

Vivemos em uma época de constantes mudanças. Aprender a se adaptar a novas situações é crucial para avançar tanto na carreira quanto pessoalmente.

7 – Persuasão

Esta é uma das qualidades que lhe ajudará muito durante toda a carreira. Às vezes temos que usar nossas melhores armas para fechar um negócio, conseguir um projeto ou passar em uma entrevista de emprego. Basta usar a persuasão de forma positiva e você sempre será beneficiada.

8 – Sociabilidade

Além de saber como gerir sua equipe, integrá-la em novos projetos e felicitá-la por seu trabalho, você também deve saber conviver com ela – não só no trabalho como na vida pessoal. Muitas vezes deixamos os encontros sociais de lado porque o trabalho nos esmaga, mas, longe de ser benéfico, isto apenas nos prejudica, já que estamos perdendo uma grande oportunidade de conhecer pessoas.

9 – Proximidade

Ser próxima de todos é uma qualidade que diz mais a respeito das mulheres do que dos homens. Em geral, dispomos de maior sensibilidade para o tratar das coisas de acordo com temas e isto, é claro, é uma vantagem. Aproveite-a!

10 – Planejamento

Ter claro o seu plano de trabalho é essencial para realizá-lo. Em casa, é preciso saber organizar as tarefas domésticas, as das crianças... Às vezes pode ser um pesadelo, porque o equilíbrio trabalho-vida pessoal ainda é um problema. Por esta razão, devemos saber onde estar em todos os momentos e, para isso, é preciso saber planejar sua semana – deixando, é claro, um tempo para possíveis emergências. Não somos máquinas!

Hey, não vá ainda...

+ 10 erros que, na verdade, fazem de você uma profissional melhor
+ Como organizar o tempo: dicas úteis para não brigar mais com o relógio
+ 6 coisas que podem atrapalhar sua produtividade
+ ​Você vai amar os conselhos de carreira de Amy Poehler
+ 6 sinais de que você deveria mudar de emprego

Karen Carneti
you might also like