Home / Lifestyle / Comida / Dona da grelha! Como fazer um churrasco delicioso

© iStock
Lifestyle

Dona da grelha! Como fazer um churrasco delicioso

by Isabella Villalba Published on 5 de maio de 2015

Seu churrasco vai ser sucesso, pode apostar

Decidiu ser anfitriã por um dia e chamou o pessoal para comer uns espetinhos maravilhosos na sua varanda-laje-quintal gourmet? E não faz ideia de como fazer um bom churrasco? Seus problemas acabaram! - ai, essa frase foi inevitável. Descubra todos os truques a seguir, com a ajuda do mestre de carnes Jeferson Finger, do restaurante Barbacoa.

Além da churrasqueira, separe:
+ Carvão vegetal;
+ Uma tábua de corte;
+ Uma faca média;
+ Uma faca grande;
+ Um pegador de tamanho médio ou grande para virar as carnes;
+ Sal grosso;
+ Álcool em gel;
+ Um pãozinho amanhecido;
+ E o principal: as carnes!

Carnes para churrasco

Há dezenas de cortes - calcule cerca de 250 gramas de carne por pessoa. Por exemplo, se for fazer um churrasco para 50 pessoas, compre cerca de 12,5 kg, começando pela estrela do cardápio: a picanha. “Para saber se foi bem manipulada, é preciso observar se a borda de gordura da peça está uniforme, se a coloração é avermelhada (num tom forte, claro) e se é inteira do mesmo tamanho”, explica o mestre de carnes Jeferson Finger.

Entre as carnes para churrasco, o contra-filé com osso (primery) e sem osso (beef ancho) também fazem sucesso. “Normalmente a carne vem embalada à vácuo. É importante prestar atenção ao líquido do saquinho. Se houver uma grande quantidade, quer dizer que a carne já foi congelada e descongelada algumas vezes, e isso significa que o produto não foi bem armazenado”, diz o especialista.

A carne de cordeiro, por exemplo, pode ser uma opção mais leve. O mestre indica as costeletas do cordeiro, conhecidas como french hack. Do frango, ele recomenda coxa e sobrecoxa. E dentre as linguiças, a toscana.

Como temperar carne para churrasco

O tempero é muito importante para o churrasco ficar mais saboroso. Para evitar que desidrate: “O ideal é colocar sal grosso na carne apenas 5 minutos antes de ir para a grelha”, conta Jeferson. Como a linguiça já vem temperada, não é preciso se preocupar com isso. Para o frango, o indicado é deixar as peças embebidas em um copo de cerveja, com pimenta-do-reino, alho, cebolinha e salsinha por pelo menos 20 minutos antes de levar os pedaços à grelha.

Como acender a churrasqueira

Mais do que preparar a carne e fazer a lista de compras, saber como acender a churrasqueira com segurança é fundamental. Então... Challenge accepted! “A maneira mais prática é pegar um pãozinho amanhecido, embebê-lo em álcool em gel e acender”, explica o mestre de carnes.

Reserve o lado da churrasqueira para fazer um braseiro, queimar pedaços grandes do carvão em brasa e evitar as labaredas muito altas. Depois de 20 minutos, é possível espalhar aqueles carvões em brasa, vermelhinhos, para o centro, e pode começar a assar a carne. O especialista lembra que é preciso repor o carvão para manter o fogo constante.

Como fazer churrasco, afinal?

Agora é hora de colocar as mãos na grelha e descobrir como fazer churrasco. Carne, frango e linguiça levam tempos diferentes para assar e também precisam ser posicionados em alturas distintas para que cheguem ao ponto certo como um todo.

“Comece pelo frango, que deve demorar entre 20 e 30 minutos para ficar pronto. Tenha paciência porque o frango ‘engana’. Espere até que toda a carne esteja assada”, sugere o mestre de carnes. Os espetinhos devem ficar numa distância de 45 a 50 centímetros do carvão.

Passados alguns minutos, coloque a linguiça, um pouco abaixo, entre 35 e 40 centímetros do fundo da grelha. Ela levará mais ou menos 15 minutos para ficar pronta. “Nunca espete a linguiça porque ela ficará seca. O ideal é apenas girá-la quando começar a dourar”, alerta.

Por fim, à mesma altura da linguiça, podem ficar os pedacinhos de filé e os espetinhos de carne e os filés cortados em 1 centímetro de espessura, no máximo que ficam no ponto rapidinho (entre 8 e 10 minutos)! “Vire as peças quando perceber que sangue começa a migrar para a parte de cima da carne, isso acontece mais ou menos depois de 3 ou 5 minutos”, afirma Jeferson.

Molhos para churrasco

Entre os molhos para churrasco favoritos para a carne, o frango e a linguiça está o chimichuri, o de ervas, o barbecue, o tabasco e o vinagrete. “Para acompanhar os cortes de cordeiro, uma geleia de menta cai muito bem”, sugere Jeferson.

Acompanhamentos para churrasco

Pode apostar nos clássicos. As melhores companhias para a comilança serão:
+ Farofa
+ Farofa de ovos
+ Maionese
+ Pão francês
+ Salada de batatas

Tem mais delícias no taofeminino:
+ Estrogonofe de carne light
+ 8 jeitos de fazer hambúrguer caseiro. Quem resiste?
+ 4 receitas incríveis de torta de frango

by Isabella Villalba

você também vai <3: