Home / Lifestyle / Cultura / Há 80 anos, Disney lançava Branca de Neve, seu primeiro longa de animação

Lifestyle

Há 80 anos, Disney lançava Branca de Neve, seu primeiro longa de animação

by Redação taofeminino Published on 25 de abril de 2017
© Reprodução

Bem, o resto da história você já conhece. Por Mirela Mazzola

Já imaginou o que seria da nossa infância sem as referências dos filmes da Disney? Ok, teríamos sobrevivido (mas sem uma boa dose de magia, vai).

Hoje, quem vê o estúdio emplacar um sucesso milionário atrás do outro – e que rendem outra fortuna em produtos licenciados (como a linha de roupas para adultos, que a gente ainda não conseguiu superar), talvez não saiba que tudo começou com uma aposta no escuro. Foi em 1937, com Branca de Neve e os Sete Anões, o primeiro longa-metragem de animação da Disney.

Embora já tivesse criado o Mickey Mouse, em 1928, e produzido curtas de animação, como Os Três Porquinhos, foi com a mais bela de todas que Walt Disney explodiu no cinema. A produção começou em 1935 e só foi concluída dois anos depois. Apesar da euforia e da sensação de um longo trabalho concluído, teria rolado uma certa tensão na estreia de gala em Hollywood, em 21 de dezembro de 1937. "Eu não sabia o que eu tinha, nem o que iria acontecer. Tínhamos toda a fortuna da família investida em Branca de Neve. Até hoje acho que nosso banqueiro tinha mais insônia que eu", disse Walt Disney em um making-of sobre o filme. Para se ter uma ideia, a produção consumiu nada menos que 10 vezes que o orçamento inicial e acabou custando 1,5 milhão de dólares (um valor altíssimo para a época), segundo o Adoro Cinema.

Ou seja, foi um tiro certeiro, que transformou a animação em arte e mudou a história do cinema, mas que também poderia ter fracassado. Quer saber mais sobre o conto dos Irmãos Grimm que deu origem à primeira princesa Disney?

Na dúvida, o espelho responde!

Madrasta da Branca de Neve

1. O longa foi totalmente inovador, tanto em narrativa quanto em técnica

Pela primeira vez, o movimento humano foi estudado para ser reproduzido em animações. Para isso, Walt Disney levou seus desenhistas de volta para a sala de aula, onde eram observados de passos de dança com modelos reais ao balanço da barba dos anões. O resultado? Cenas bastante realistas, como a da festa de Branca de Neve com os anões e a de suas mãos quando ela solta a maçã envenenada.

Branca de Neve
Branca de Neve

2. Os números são impressionantes

Mais de 750 artistas se envolveram na produção para criar 2 milhões de desenhos e esboços em 800 quilômetros de papel. Primeiro, o roteiro foi rascunhado em forma de história em quadrinhos, em que só as ações mais importantes são esboçadas, e só depois desenhadas em arte final. Para cada segundo de filme, foram feitos 24 desenhos (!)

Branca de Neve

3. Muita coisa não foi aproveitada

Das 25 músicas compostas exclusivamente para o filme, apenas 8 foram usadas na versão final. Também estava prevista uma cena em que os anões construíam uma cama para Branca de Neve, em forma de gratidão, e outra em que ela os ensinava a tomar sopa. Ambas ficaram de fora porque o filme já estava muito longo.

Branca de Neve

4. Já houve adaptações para o cinema...

Lançadas em 2012 por outros estúdios, Espelho, espelho meu e Branca de Neve e o Caçador são as mais recentes. A primeira é estrelada por Lily Collins e Julia Roberts. Na segunda, o personagem do caçador ganha foco e tem como estrelas Kristen Stewart, no papel da princesa, e Charlize Theron, deslumbrante como sempre, interpretando a madrasta.

Julia Roberts, em Mirror Mirror

5. ...mas só agora um live-action Disney será produzido

Depois de Aladdin e a A Bela e a Fera, a Disney anunciou que também terá seu live-action de Branca de Neve. Segundo o The Hollywood Reporter, o estúdio negocia com a roteirista Erin Cressida Wilson, de A Garota no Trem, e já teria convocado os compositores Benj Pasek e Justin Paul, de La La Land, para criar a trilha sonora.

Quem está ansioso para o anúncio dos atores? o/

Bruxa da Branca de Neve
Príncipe beija Branca de Neve

6. Branca de Neve estaria entre as princesas Disney menos feministas

O Buzzfeed da Espanha fez uma lista em que ordena 15 princesas e seu "grau de feminismo" de acordo com suas atitudes. Branca de Neve está entre as últimas colocadas, por ser "a mais inexpressiva" de todas e ter feito uma faxina assim que chega a casa dos anões. Por ser uma senhora de mais de 80 anos, daria pra dar um desconto, hein?

Branca de Neve

Fica mais um pouco!

Veja também: É babado! Saiba como aderir à tendência 80's
O retorno dos babados em mais de 50 looks © Reprodução/Pinterest

Ama a Disney como a gente?

Do conceito à arte final dos filmes da Disney
Qual Princesa da Disney se parece mais com você?
Que tal ir à praia como uma princesa da Disney?

taofeminino ​♥ Pinterest

você também vai <3:
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino