Home / Lifestyle / Cultura

O que você precisa saber sobre Lemonade, novo álbum visual da Beyoncé

by Geovana Pereira ,
O que você precisa saber sobre Lemonade, novo álbum visual da Beyoncé© Reprodução

A rainha está de volta

Summary
  1. · Grandes nomes da música trabalhando juntos
  2. · Poesia de Warsan Shire
  3. · Possível traição de Jay Z com “Becky do cabelo bom ”
  4. · Uma tonelada de diretores talentosos na parte visual
  5. · Bey faz uma bela mistura de sons
  6. · Black Lives Matter
  7. · Samples de ninguém mais, ninguém menos que Solja Boy
  8. · Participações especiais das nossas mulheres favoritas
  9. · Leia mais:

Beyoncé lançou seu novo álbum visual e, desde a première na HBO, todo mundo todo só fala disso. Da acidez do limão até o docinho do açúcar, vamos te contar o que você precisa saber sobre Lemonade.

Grandes nomes da música trabalhando juntos

A primeira voz diferente aparece em 6 Inch, a quinta música do álbum: The Weeknd. Praticamente todas as músicas do álbum contam com colaborações de outros artistas, por isso os sons são tão diversos: o rap de Kendrick Lamar em Freedom; Ezra Koenig, do Vampire Weekend, e o maravilhoso Diplo deram uma forcinha em Hold Up; Jack White, do White Stripes, trabalhou em Don’t Hurt Yourself; o mestre britânico da música eletrônica, James Blake canta com Bey em Foward. Os créditos pelas letras das músicas são compartilhados com Father John Mister e Khalif Brown, do Rae Sremmurd.

Beyonce

Poesia de Warsan Shire

Em 2013, Beyoncé usou um sample da escritora angolana feminista Chimamanda Ngozi Adichie (do famoso livro Sejamos todos feministas) na música Flawless. Desta vez, os intervalos entre as músicas de Limonade são preenchidos com poemas da poetisa somali-britânica Warsan Shire. Entre os poemas recitados estão "For Women Who Are Difficult To Love", "The Unbearable Weight of Staying (the End Of the Relationship)" e "Nail Technician as Palm Reader”.

Possível traição de Jay Z com “Becky do cabelo bom ”

Essa vai para quem acha que Solange é a louca do elevador. Se prestar atenção nas letras do novo álbum, dá para notar o tema (não tão sutil) da infidelidade. Pois é, parece que Jay Z e Beyoncé não estão em um clima Crazy in Love. O boato da traição tem sido bem disseminado nas redes: muitos acreditam que Jay Z traiu a cantora com a designer de moda americana Rachel Roy – que apareceria na música Sorry como "Becky do cabelo bom". Rachel Roy postou uma foto no Instagram com a legenda “Cabelo bom não importa, mas sempre aceitaremos uma boa iluminação para selfies ou verdades inteiras. Viva na luz #semdramaqueens”. Depois de uma chuva de comentários dos fãs de Beyoncé, Roy tornou o Insta privado. Não mexa com o BeyHive! E, Jay Z, como alguém pode trair nossa abelha rainha?

Em tempo: ​J. Randy Taraborrelli, autor da biografia não autorizada da diva, disse ao site da revista americana Cosmopolitan que não acredita que Lemonade tenha a ver com o casamento com Jay Z. Os argumentos são válidos: 1. Sabe-se que o pai da cantora, Mathew Knowles, teve um caso extraconjugal. 2. Em Becoming Beyoncé: The Untold Story, Taraborrelli conta Beyoncé foi traída pelo primeiro grande amor, Lyndall Locke. 3. Beyoncé protege a família com unhas e dentes, já reparou? Não faria sentido expor a situação assim, numa canção. Faria?

Tire suas próprias conclusões.

Uma tonelada de diretores talentosos na parte visual

Claro, já sabemos, um projeto de Beyoncé é sempre dirigido por... Beyoncé. Porém, vários diretores colaboraram no filme Lemonade para a HBO, incluindo Kahlil Joseph, que já fez m.A.A.d de Kendrick Lamar; Melina Matsoukas, formada na Universidae de Nova York e do American Film Institute, foi quem criou o vídeo poderoso de Formation; Dikayl Rimmasch, que já trabalhou com Beyoncé e Jay Z no curta-metragem Bang Bang (A.K.A. On The Run Pt 2.); Todd Tourso, diretor criativo, que é responsável pela direção artística; Jonas Akerlund, que já trabalhou com Bey em 'assombrado' e com Jay Z, no documentário 'On The Run'; e Mark Romanek, que ajudou a criar os elementos mais sutis de Lemonade, como os momentos íntimos entre Bey e Jay Z em Sorry.

Loading...

Bey faz uma bela mistura de sons

Provavelmente, esse é o álbum de Beyoncé com mais diversidade criativa. O impacto visual nas diferentes sessões do álbum anda junto com o mix de sons, passando por tristeza, loucura, crueldade e perdão. Escutamos notas tristes de piano em Pray You Catch Me, batidas caribenhas enquanto Bey destrói tudo em um vestido ma-ra-vi-lho-so na música Hold Up, acordes rudes de guitarra e vocais gritantes em Don’t Hurt Yourself, riffs com pegada country em Daddy Lessons, e 70’s blues, rock e gospel em Freedom. O que significa toda essa mistura de tribos e sons? Que tem um pouquinho de Bey para todos.

Beyonce

Black Lives Matter

Na parte curta, mas tocante de Foward com James Blake, a filmagem encontra as mães de Trayvon Martin, Eric Garner e Michael Brown, jovens negros assassinados pela polícia. Porque o filme não é apenas sobre uma mulher traída, e sim sobre Beyoncé como uma mulher negra americana que defende sua posição em tempos de opressão racial (que nunca deixaram de existir). Beyoncé e Jay Z suportam e defendem o movimento Black Lives Matter e já pagaram fiança para muitos manifestantes que foram presos depois de protestos em Ferguson.

Samples de ninguém mais, ninguém menos que Solja Boy

Quem estava esperando por essa? A intro de Turn my Swag On do Solja Boy em uma música da Beyoncé? Mas, sim, ela canta “ I take a look in the mirror say what's up what's up what's up “ em Hold up. Há outros samples como de Can’t Get Used to Losing You, de Andy Williams e Maps do Yeah Yeah Yeahs também em Hold Up. E não vamos nos esquecer de When the Levee Breaks do Led Zeppelin em Don’t Hurt Yourself.

Solja Boy

Participações especiais das nossas mulheres favoritas

Girl Power!!! Não seria um vídeo da Beyoncé se nós não ficássemos nos sentindo empoderadas e inspiradas com ele. Sorte a nossa que Lemonade tem participações para lá de especiais das nossas mulheres fortes preferidas, incluindo Serena Williams, a modelo Winnie Harlow, a pequena atriz ganhadora do Oscar Quvenzhané Wallis, Zendaya da Disney e Amanda Stenberg de Jogos Vorazes sentada na árvore de Freedom, a bailarina Michaela DePrince e a fofíssima Blue Ivy com seu cabelo afro, do jeito que a mamãe gosta.

Beyonce

Leia mais:

As celebridades do signo de Virgem
16 looks *deusos* que Kate Middleton usou na Índia – e queremos copiar já!
É oficial: Chris Hemsworth é o papai celebridade mais doce (e gato) que existe

Geovana Pereira
you might also like