Home / Lifestyle / Cultura

Mostra no Masp reúne telas de Candido Portinari

by Redação taofeminino ,
Mostra no Masp reúne telas de Candido Portinari© Divulgação

Aspectos políticos e sociais na obra de um dos nossos maiores artistas são tema da exposição. Imperdível! Por Mirela Mazzola

Fique atenta, garota! O Museu de Arte de São Paulo, Masp, acaba de reunir 50 obras de um dos maiores pintores brasileiros, o paulista Candido Portinari (1903-1962). Portinari popular tenta trazer um novo olhar sobre a obra do artista, que fuja das interpretações formais e comparações com a arte europeia.

Conhecido por abordar tipos populares em suas telas, o pintor nascido em Brodowski, no interior paulista, retratou trabalhadores e tradições culturais, como festas populares e brincadeiras típicas. Um bom exemplo, O lavrador de café, de 1934, está entre as pinturas expostas.

Incrível, né?

Entre as quase 50 obras de Portinari, 18 pertencem ao Masp. Para compor a exposição, foram reunidas ainda telas de instituições públicas e coleções particulares – ou seja, que dificilmente serão vistas em outra oportunidade!

O projeto da exposição é da arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) e foi elaborado para uma mostra dedicada a Portinari em 1970. Organizada em um estrutura simples, com pilares que facilitam a circulação dos visitantes, a exposição está organizada por temas, alguns recorrentes em toda a carreira do pintor. Questões políticas e sociais e o retrato dos trabalhadores brasileiros menos favorecidos, por exemplo. A figura do retirante aparece em algumas de suas obras mais famosas, como Retirantes e Criança Morta, ambas de 1944.

Também de 1944, Enterro na Rede está entre as telas reunidas na exposição.

Boa notícia: segundo o Masp, Portinari Popular vai abrir uma programação que revisita artistas do modernismo brasileiro, como Tarsila do Amaral, e que vai abordar discussões sobre raça, realidade social e identidade cultural do país.

Está em São Paulo e não quer perder?

Então anote aí:

Portinari Popular
Quando: Até 15 de novembro
Onde: 2º subsolo do Masp (Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César)
Que horas: Terça a domingo: das 10h às 18h (quinta até 20h)
Quanto: R$ 25 (grátis às terças)

Quer ler mais sobre arte e cultura?

Redação taofeminino
you might also like