Home / Maternidade / Filhos

Conselhos para viajar de carro com crianças (com segurança)

by Redação taofeminino ,
Conselhos para viajar de carro com crianças (com segurança)© iStock

Seu carro pode ser seu melhor aliado para viajar curtas com seus filhos. Por isso, anote essas dicas de segurança recomendadas por especialistas para sempre viajar de carro prevenido. Traduzido por Juliana Couto

Jardim de infância, escola, compras e futebol são tarefas que se tornam mais fáceis quando unimos crianças e carros. E é verdade que a partir do momento em que você decide viajar de carros com seus filhos, é preciso levar em consideração uma série de regras que são essenciais para a segurança deles. Se o assento de carro é regra mesmo na cidade, o que dirá na estrada!Por favor, leia nossas recomendações no note, tablet ou no celular (fora do carro)!

© iStock
See album

1. Não carregar seu filho no colo

A velocidade máxima que um adulto é capa de impedir que uma criança seja arremessada,caso sofra um acidente, é 5 km/h. É obrigatório que todos os passageiros do carro estejam utilizando cinto de segurança, ainda que em trajetos curtos. As crianças devem estar no assento adequado para a idade delas (os assentos são fixados pelo cinto de segurança e podem ainda ter o seu próprio cinto). Deve-se evitar viajar com crianças no colo e compartilhar o cinto de segurança.

2. Assentos traseiros

As crianças sempre devem viajar nos bancos traseiros do carro. O banco de passageiro só pode ser usado em situações extraordinárias. Caso aconteça, deve-se desligar o acionamento do airbag.

3. Crianças devem viajar no sentido oposto do trajeto

Recomenda-se que menores de quatro anos viajem no sentido oposto do trajeto. Estudos realizados recentemente mostram que em caso de acidente as lesões são reduzidas em 75%quando a criança está sentada no sentido oposto.

4. Checar o cinto de segurança

É muito importante que os pais chequem a posição do cinto de segurança para que de fato secumpra sua função de proteção. Deve-se observar se ele não está retorcido ou mal colocado.

5. Equipamentos adequados para o carro

Para garantir a segurança do seu filho, é importante conhecer todo o vocabulário e as siglas -que podem soar como chinês em um primeiro momento. Quando se fala sobre SRI, fala-se emSistemas de Retenção Infantil, ou seja, os assentos e cadeiras de carro adequados para a idadeda criança. Ele deve ser escolhido de acordo com o tamanho e peso e está separado nosgrupos 1 (0 meses a 2 anos), 2 (de 3 a 6 anos) e 3 (de 6 a 12 anos) e devem ser instalados emassentos traseiros equipados com cinto de segurança de três pontos.

6. O que é ISOFIX?

Outro termo importante para o vocabulário de viagens de carro com crianças, o ISOFIX é um padrão de instalação de assentos e cadeiras de crianças, que tem por objetivo, em todo o mundo, garantir que esses assentos sejam instalados de forma rápida, eficiente e segura. Desde 2006, carros dos Estados Unidos, Europa e Ásia devem ter o sistema instalado. Uma alça de engate dentro do assento traseiro é fixada na cadeira, que tem a garra do engate. No Brasil,esse sistema não é obrigatório e os assentos são fixados com o cinto de segurança. Caso os pais façam o enxoval fora do Brasil, devem ficar atentos quando forem comprar os assentos.

7. Colocar a criança

Para saber se o seu assento ou cadeira é o adequado para a criança, observe se a cabeça dela não fica para frente na parte superior do assento. Se ficar, talvez seja a hora de mudar o assento para um de idade superior.

8. Almofadas com suporte acima de 4 anos

Recomenda-se que crianças com mais de 4 anos usem almofadas em torno do pescoço parareduzir ferimentos na cabeça, em caso de acidente.

9. Uso de moisés

O moisés não é uma boa escolha para ser usado no assento traseiro como sistema de retenção infantil. Ele não pode ser afivelado no banco e não fixará o bebê.

10. Não reutilizar assentos de carro

Para assentos de carro que foram danificados por batidas ou acidente, recomenda-se que eles sejam substituídos, talvez seja necessário, aliás, trocar de carro. Não esqueça, a segurança do seu filho vem em primeiro lugar.

Leia mais em maternidade:

10 coisas que revelam que você é mãe
As melhores imagens do concurso de fotografia "The B&W Child Photography"

Redação taofeminino
you might also like