Home / Maternidade / Gravidez

Quiropraxia e gravidez: quais são os benefícios para as mães?

by Redação taofeminino ,
Quiropraxia e gravidez: quais são os benefícios para as mães?© iStock

Você conhece os benefícios da quiropraxia para mulheres grávidas? Saiba mais sobre estaprática e tudo o que pode ajudar tanto você quanto seu bebê. Conteúdo elaborado com colaboração da quiroprata Roser de Tienda. Traduzido por Juliana Couto

Durante a gravidez, a mulher passar por mudanças físicas, hormonais e emocionais. Literalmente, a espinha dorsal da mulher passa por todas essas alterações para que o bebê cresça e se desenvolva. Com isso, acontecem modificações estruturais ao redor dos músculos e nos ligamentos.

O desequilíbrio dos ligamentos do útero e da formação pélvica reduz a quantidade de espaço disponível para o bebê. Essa restrição intrauterina afeta não somente o espaço, mas o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, já que é o movimento que permite a criação de neurônios e suas conexões.

Por meio de ajustes específicos que restauram o equilíbrio pélvico e o funcionamento do sistema nervoso, as mães podem enfrentar o parto, assim como o pós-parto, com mais facilidade e vitalidade.

Benefícios em potencial do tratamento quiroprático durante a gravidez

  • Manter a gravidez saudável.
  • Controlar sintomas da náusea.
  • Equilibrar sintomas emocionais.
  • Manter púbis equilibrado (o que contribui para a dilatação).
  • Redução do tempo de trabalho de parto.
  • Avaliar a pressão do bebê sobre a coluna vertebral da mãe.
  • Reduzir chances de cesárea por diminuir o estresse uterino e melhorar os ligamentos de apoio.
  • Reduzir apresentação pélvica com a técnica de Webster (aproximadamente 4% de todas as gestações terminam em apresentação pélvica).
  • Recuperação pós-parto com menos fadiga e cansaço.

Você imagina a quantidade de trabalho do seu corpo para formar um novo ser humano? Uma companhamento com um quiroprata faz com que seus sistemas funcionem melhor, de modo que gravidez e bebê se desenvolvam melhor ainda.

As macas de quiropraxia para grávidas são diferentes e possuem uma abertura no meio, de modo que a gestante possa ficar de bruços, o abdômen não é pressionado e é possível fazer ajustes saudáveis e agradáveis. A quiropraxia também pode ser realizada em bebês, promovendo o desenvolvimento da coluna vertebral e do sistema nervoso.

Sem riscos: quiropraxia é uma ciência

Com técnicas apropriadas para qualquer paciente, a quiropraxia é indicada para qualquer caso, de crianças a idosos. Por não ser um tratamento, mas um cuidado holístico de saúde, pode ser utilizado por todos. A maioria dos médicos recomenda o cuidado para otimizar a saúde. Profissão regulamentada no Brasil desde 2011, é reconhecida (e regulamentada) em países como Estados Unidos, Canadá e grande parte dos países europeus. O único risco é se colocar à mão de profissionais despreparados ou sem treinamento e formação adequada. Por isso, é importante buscar profissionais com referência e aproveitar essa prática que certamente deixará a gestação mais saudável.

Leia mais em maternidade:

Redação taofeminino
you might also like