Home / Maternidade / Gravidez / Toxoplasmose na gravidez: como preveni-la?

Maternidade

Toxoplasmose na gravidez: como preveni-la?

by Redação taofeminino Published on 7 de dezembro de 2016

Geralmente sem complicações mais graves, a toxoplasmose costuma ser leve, mas pode geraralguns riscos principalmente para grávidas. Mas como se contrai a toxoplasmose? Como épossível preveni-la? Veja aqui algumas dicas. Traduzido por Juliana Couto

A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita que afeta mamíferos, aves e humanos.Ao contrair a doença, é possível que não se perceba os sintomas e, se aparecerem, eles são semelhantes ao da gripe: dor de cabeça, febre, gânglios linfáticos inchados, fadiga, dores musculares e articulares. Normalmente, não se exige um tratamento específico se a pessoa no geral tem uma boa saúde. No entanto, no caso de gravidez, é necessário o tratamento com medicamentos já que podem ser afetados tanto a gravidez quanto o feto.

Como se contrai a toxoplasmose?

A causa da toxoplasmose é a infecção do parasita Toxoplasma gondii, um protozoário que pode viver em animais, especialmente em gatos. E também pode ser encontrado em vegetais,frutas e carnes. Portanto, a possibilidade de contrair a doença está associada a:

- Ingestão de vegetais e frutas que não tenham sido bem lavados previamente.
- Ingestão de carne crua ou estragada.
- Água contaminada com o parasita.
- Contato com fezes de gatos infectados por toxoplasmose (ao não lavar bem nossas mãos, podemos contrair ao levá-las à boca).

Toxoplasmose na gravidez

A primeira coisa a saber é que se você já superou essa doença antes, seu corpo conseguiu desenvolver imunidade. No entanto, se você contraiu durante a gravidez, apesar dessa possibilidade no geral ser baixa é importante fazer o tratamento para que a doença não passe para o feto. O risco de infecção é menor no início da gravidez, mas aumenta na medida em que passam as semanas.

Como é detectada a toxoplasmose na gravidez?

O diagnóstico é feito por meio de um teste de sangue no qual o parasita é detectado e no qual se determina se o corpo já está produzindo anticorpos contra ele. Embora a doença não apresente sintomas febris, o tratamento impede que o feto seja infectado, por meio da administração de antibiótico com ácido fólico. O seu médico vai indicar o melhor tipo de tratamento.

Precauções durante a gravidez

- Se você tem um gato em casa, evite tocar em seus excrementos e mexa cuidadosamente na caixa de areia.
- Lave as mãos antes e depois de cada refeição, especialmente se você manuseou carne crua.
- Mantenha utensílios de cozinha que tenham estado em contato com carne crua e vegetais bem lavados.
- Tente comer carne bem-passada. Caso queria comer crua, congele antes de ingerir.
- Lave bem as frutas e verduras antes de comer.
- Evite ingerir produtos lácteos sem fervura ou crus.
- Tente não beber água que não seja potável.
- Faça todos os exames médicos.

Com todas essas precauções e seguindo as recomendações médicas, você pode prevenir o risco de contrair toxoplasmose e desfrutar uma gravidez mais saudável.

Leia mais:

Primeiros sintomas de gravidez: como perceber e cuidar do início da gestação?
15 coisas que toda mulher grávida faz secretamente

by Redação taofeminino

você também vai <3: