Home / Beleza / Maquiagem / dicas de maquiagem

Passo a passo: tutorial de maquiagem à prova de Carnaval

by Fernanda Guimarães ,
Passo a passo: tutorial de maquiagem à prova de Carnaval

Desafio de beleza: maquiagem à prova de Carnaval. Confira as melhores dicas para o make durar da balada ao bloquinho de rua. De quebra, ainda aprenda a fazer uma maquiagem para sair seja na folia ou não!

Summary
  1. · Antes de começar...
  2. · Pele
  3. · Blush e contornos
  4. · Olhos

Nós sabemos, que maquiagem sobrevive à uma noite de balada intensa? O risco de lápis preto já está indistinguível, o rímel está no lugar no blush e enfim, está tudo mais para um quadro do Picasso do que um comercial da Cover Girl... Depois de muitos sustos no espelho e madrugadas de demaquilantes, separamos as melhores dicas para fazer a maquiagem durar a noite toda!

Antes de começar...

Dicas básicas para não fazer feio e acabar a noite com "make cubista":

  • Evite lápis preto na linha d´água. Mesmo os lápis à prova d'água tendem a borrar pois a nossa lágrima contém gordura, que dissolve o produto.

  • Produtos muito cremosos como sombras, blush, bases e batons têm, geralmente, uma durabilidade bem menor do que produtos mais secos, em pó.

  • ​​Para a maquiagem dos olhos ficar no lugar, aposte numa sombra de longa-duração, para ser aplicada antes de todas as outras, como um primer.

  • ​Para driblar a oleosidade, use produtos mais sequinhos ou de longa duração na pele e controle a quantidade de base, blush ou corretivo para não "talhar"

Pele

Primer: fundamental para "colar" a base no rosto
Primer: fundamental para "colar" a base no rosto
See album

Primeiro passo: hidratação + primer + base

1) Sua maquiagem só vai durar se sua pele estiver preparada para recebê-la. Portanto, antes de tudo, limpe o rosto com um sabonete adequado e use um hidratante que seja compatível com seu tipo de pele.

2) Primer: Ele "cola" a maquiagem no rosto e ajuda no acabamento e na durabilidade. Os primers matificantes são ideiais para quem tem a pele mais oleosa.

3) Corretivo para as olheiras: aplique somente onde a pele for mais escura, e no tom correto para a sua olheira.

Heresias de beleza: aplicar corretivo mais claro embaixo dos olhos (só acinzenta e destaca mais ainda a olheira) e também na pálpebra móvel, para uniformizar o tom -- isso acaba com a durabilidade do make e o produto fica concentrado nas linhas! Fique atenta!

Dica: aplique sempre a base e o primer com um pincel, começando do centro do rosto para fora. Concentre a aplicação onde você realmente precisa de cobertura. Geralmente, as áreas perto da linha do cabelo e orelha não necessitam correção, ou seja, você não precisa de muita base ali!

Blush e contornos

Pó translúcido = trunfo
Pó translúcido = trunfo
See album

Segundo passo: blush + contorno

4) Com um pincel chanfrado para contorno e blush, marque a linha da cova da maçã -- aquela que vai da orelha até o meio da bochecha -- para criar forma e ângulos no rosto.

5) O blush é aplicado frontalmente, ou seja, bem encima da bochecha, onde o rosto é naturalmente mais rosado. Aplique com batidinhas do mesmo pincel, esfumando o produto, sem deixar muito marcado

Dica: o blush não acompanha o movimento do contorno, ele fica mais na área frontal do rosto. Cuidado para não pesar a mão e ficar com aquele blush "chinelada"

Olhos

See album

Terceiro passo: sombra de longa duração + sobra escura + sombra cintilante + glitter

O foco da maquiagem são os olhos então reserve mais energia para eles!

6) Com um pincel chato e de pouco volume (primeira foto da galeria acima) aplique uma sombra de longa duração, que seja da cor da sua pele ou até um pouco mais clara. Ela ajudará a fixar as sombras e outros produtos que você adicionar e ainda uniformiza o tom da pálpebra.

7) O próximo passo é esfumar uma sombra cintilante clarinha por toda a pálpebra móvel, para iluminar os olhos e criar um contraste com a sombra escura.

8) Em seguida, com um pincel para esfumar, mais fofo e gordinho, marque o côncavo do olho com uma sombra mais escura, ela pode ser preta, marrom, cinza, enfim, a cor que você quiser -- escolhemos uma preta, que esfumada ficou com um tom acinzentado.

9) Para arrematar, concentre um pouco mais da sombra clarinha cintilante no meio da pálpebra e no canto interno do olho.

10) Se quiser deixar tudo mais festivo, adicione, com a ponta dos dedos, um pouco de glitter nos cantos externos do olho. Daí é só aplicar algumas camadas de máscara de cílios à prova d'água e arrasar!

Final!
Final!
See album

Leia mais:

  • Maquiagem para os olhos
  • 7 looks de maquiagem para o dia-a-dia
  • Teste: Qual base é melhor para o seu tipo de pele?
  • 25 ideias para olhos pretos esfumados
  • Tendências para corte de cabelo em 2014

Fernanda Guimarães
you might also like