Home / Comportamento / Relacionamento

Operação detox de ex: como esquecer um amor?

by Geovana Pereira ,
Operação detox de ex: como esquecer um amor?© iStock

Dando a volta por cima em 3, 2, 1...

Summary
  1. · Passo 1: Extravase os sentimentos
  2. · Passo 2: Não se torture
  3. · Passo 3: Memória seletiva
  4. · Passo 4: Valorize o lado bom da vida de solteira
  5. · Passo 5: Dê tempo ao tempo
  6. · Continue com a gente!
  7. · Vem pro nosso Pinterest!

Verdade seja dita: desencanar de um rolo-namoro-casamento que não acabou por sua livre e espontânea vontade pode levar um tempo & muitas horas de chororô.

Os motivos para terminar podem ter sido inúmeros. Mas de agora em diante, o que realmente importa é recuperar a autoestima, deixar o passado para trás e dar um passo rumo ao futuro lindo que a espera, amiga. Conheça agora cinco truques certeiros para esquecer um ex - de uma vez por todas.

Passo 1: Extravase os sentimentos

Quando um relacionamento chega ao fim, o mais aconselhável é lidar com todas as sensações que surgirem, em vez de negá-las. Infelizmente, não dá para pular a fase de sentir falta, da frustração, da dor de cotovelo, tristeza...

Não tenha medo de chorar, comer chocolate, badalar com as amigas de vez em quando ou fazer qualquer outra coisa para se livrar dos sentimentos negativos. Principalmente, se o término aconteceu há menos de um mês. Assim, você estará mais próxima de aceitar que a relação acabou, superar e seguir adiante.

Passo 2: Não se torture

Três perguntas que, geralmente, passam pela cabeça e só deixam o seu coração ainda mais partido:
A) Será que me amava de verdade?*
B) Já tem outra pessoa e, por isso, me trocou?*
C) O que fiz de errado?*

Analisar cada minuto do último mês antes do fim para ver o que poderia ter mudado não vai trazer a pessoa de volta. Reflita o que foi bom e o que precisa melhorar para um próximo relacionamento. E só! Chega até ser meio óbvio, mas vale lembrar: um casal é feito de duas partes que são igualmente responsáveis pelo cultivo dos sentimentos.

*Essas questões ~nunca~ devem ser reproduzidas em mensagens para o celular do(a) ex.

Passo 3: Memória seletiva

A melhor maneira de superar o fim do namoro é tentar seguir a vida. Certifique-se de devolver, se livrar e/ou guardar objetos que lembram o relacionamento em uma caixa que ficará guardada em um local de difícil acesso.

Apague e-mails e mensagens que vocês trocaram no celular ou nas redes sociais. Se preciso, delete o telefone dele da sua agenda. Pare de segui-lo no Facebook, Instagram e Twitter... É importante fechar os canais de likes que dão falsas esperanças e que podem reabrir feridas a cada post.

E mais uma coisa, amiga: se você tem alguma senha dele, jogue fora AGORA. Se ele tinha alguma sua, troque. Depois de desabafar sobre o pé na bunda, fazer a faxina dos objetos e mensagens de valor sentimental, tente falar cada vez menos da pessoa para os amigos. Aos poucos, estará pensando menos nele ou nela!

Passo 4: Valorize o lado bom da vida de solteira

Pode até ser um clichê, mas... A vida é sua e o problema é seu. A dois, às vezes, ficamos presos demais à rotina de casal. Encare o fim como um novo início para desenvolver contatos com pessoas interessantes, conhecer lugares inusitados, viajar, escolher um corte de cabelo mara, usar roupas diferentes...

Também é hora de dizer “sim” a novas oportunidades, como planejar um intercâmbio ou topar uma proposta de emprego desafiadora. Assim, você vai ocupar a mente enquanto se diverte, sentir o quanto é querida pelos amigos e perceber que há outras pessoas no mundo – que reparam nas suas qualidades e querem você por perto.

Passo 5: Dê tempo ao tempo

Substituir uma pessoa de quem você gostava por outra só para não ficar solteira: jamais! Aqui, cabe um exercício de autoconhecimento: saiba antes quem é a pessoa que você é e quais suas expectativas para um relacionamento sério de agora em diante.

Dê tempo ao tempo para encontrar um parceiro legal e que se adequa à essa nova versão de você. Logo, você verá a luz no fim do túnel. Enquanto isso, não há mal nenhum em beijar muuuito.

See album

Continue com a gente!

Vem pro nosso Pinterest!

Geovana Pereira
you might also like