Home / Comportamento / Você

6 cobranças que você deve esquecer antes dos 30 (ou para sempre, se quiser)

by Monique Garcia ,
6 cobranças que você deve esquecer antes dos 30 (ou para sempre, se quiser)© iStock

Sem pressão... Apenas permita-se!

Summary
  1. · – Encontrar a pessoa certa
  2. · – Ter filhos
  3. · – Consolidar a carreira
  4. · – Possuir casa própria
  5. · – Ter a vida completamente resolvida
  6. · – Tornar-se uma pessoa mais “séria”
  7. · Continue com a gente:

Para muitos, alcançar a casa dos 30 soa como um pesadelo. Quanto mais a idade se aproxima, mais intensa é a sensação de que ainda há muitas pendências e sonhos que não foram concretizados. Aí, já dá para imaginar a história: a galera surta sob o pretexto de que deve cumprir todos seus objetivos antes de chegar à terceira década de vida. Que balela... A real é que não, não existe um cronograma pronto que dite o momento exato para as coisas acontecerem – e, uma vez que você perceba isso, conseguirá se libertar de todas as regras e cobranças opressoras que a sociedade impõe cotidianamente sem nos darmos conta. Portanto, no lugar de forçar a barra e se automutilar pensando no que deveria ter feito, vale tomar fôlego e consciência de que tudo chega ao seu tempo.

Abaixo, listamos seis coisas que a maioria pensa que precisa realizar antes de completar 30 anos, mas que você não deve insistir e se aborrecer caso essa não seja sua realidade:

1 – Encontrar a pessoa certa

Joguemos as cartas na mesa: na faixa etária dos 20 anos, a maioria de nós vive a fase de explorar oportunidades. Embora alguns já tenham encontrado parceiros de longa data, saiba que constituem uma pequena parcela da população. Papo sério: grande parte só encontra seu par lá pelos 30 ou até depois - afinal, é difícil saber se você encontrou o cara ou a garota ideal quando ainda está conhecendo a si mesma. Você tampouco deve se preocupar com casamento, outro quesito que resolvem forçar a barra nessa época. As pessoas estão selando a união cada vez mais tarde e não há nada de errado nisso – assim como é totalmente aceitável preferir seguir só.

2 – Ter filhos

Lembre-se de que criar filhos demanda muita dedicação. Então, da próxima vez que começar a se preocupar que não é mãe, dê uma olhada em seu passaporte de viagens e considere que, talvez, ainda esteja precisando de alguns carimbos antes de embarcar na maternidade, caso assim deseje.

3 – Consolidar a carreira

A pressa para construir um legado e ter o emprego dos sonhos é cada vez mais recorrente nos dias atuais. Mas não dá para se deixar levar: pisar na casa dos 30 já com o rumo 100% definido não é nada fácil. A vantagem é que, com a chegada da idade, o autoconhecimento joga a seu favor, ou seja, a facilidade de reconhecer o que pretende alcançar é maior. Logo, quando conquistar seus objetivos, certamente dará ainda mais valor ao sucesso.

4 – Possuir casa própria

O custo de manter um lar é altíssimo para que seja prioridade aos 20 e poucos. Embora simbolize independência, pense que comprar uma casa ou apartamento pode deixar seu orçamento bastante limitado por conta das despesas constantes. Com isso, as viagens, festas e afins que grande parte dos jovens preza costumam tornar-se eventos raros.

5 – Ter a vida completamente resolvida

“Não se sinta culpado se não sabe o que deseja fazer com sua vida. As pessoas mais interessantes que conheço não sabiam, aos 22, o que queriam fazer de suas vidas. Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço continuam sem saber”, declarou a jornalista norte-americana Mary Schmich. Para ler e reler.

6 – Tornar-se uma pessoa mais “séria”

Sempre rola uma pressão danada para crescer e tal, afinal, amadurecer é preciso. Mas o espírito jovem não deve morrer! Tudo o que você precisa é saber a hora certa para soltar aquela risada, agir com seriedade, mostrar compaixão...

Continue com a gente:

Monique Garcia
you might also like