Home / Lifestyle / Casa

Lindas e práticas, as suculentas mudam a cara da sua decoração

by Luciana Console ,
Lindas e práticas, as suculentas mudam a cara da sua decoração© Istock

Adora plantas, mas não tem tempo de cuidar? Seus problemas acabaram!

Summary
  1. · Suculentas, quem são elas?
  2. · Como cuidar das suculentas?
  3. · Decoração
  4. · Tem mais aqui, não se vá!

Para quem vive em grandes cidades é um pouco complicado conviver com a natureza. A solução então é procurar dividir o ambiente com plantas, seja em casa ou no trabalho. Elas limpam o ar, alegram e dão vida ao espaço, mas como precisam de cuidados muitas pessoas desistem da ideia de ter uma plantinha.

Uma espécie específica é ótima para essas pessoas, tanto por conta da manutenção simples, quanto pela variedade, que faz com que se encaixe em todos os tipos de rotina e local. Estamos falando das suculentas!

Suculentas, quem são elas?

Apesar do nome, não são comestíveis. “A principal característica das suculentas é a estratégia de armazenamento interno de água, por isso são gordinhas, elas retêm água em compartimentos internos e assim podem ficar longos períodos sem irrigação. ” diz Lidiane Piekarski, técnica em paisagismo e criadora do blog ABC das Suculentas.

É o mesmo princípio dos cactos, pois são plantas naturais de lugares de clima árido, o que faz com que tenham desenvolvido a capacidade de reter líquidos para sobrevivência. De pequeno porte e resistentes, porém delicadas ao toque (cuidado para não quebrar as pétalas!), são perfeitas para quem passa muito tempo fora de casa e não consegue cuidar de um jardim.

Como cuidar das suculentas?

O indicado é que vejam água somente uma vez por semana, não é o máximo? Ah, as suculentas ADORAM o sol, preferencialmente o da manhã, mais suave, e dispensam adubação e podas.

​Se quiser plantar você mesma, Lidiane indica colocar em um vaso duas partes de terra adubada para uma parte de areia lavada ou pedriscos, que ajudam na drenagem da água.

Decoração

As suculentas ficam bem em jardins de todos os tipos, inclusive em ambientes internos – desde que sejam arejados e iluminados, pois é importante que tenham contato com o sol, alerta José Neves, designer floral da empresa Giuliana Flores.

Olhem só as fotos maravilhosas de decoração com suculentas que reunimos do Pinterest especialmente para vocês. Pronta para exercer a criatividade?

suculenta em vidro © Pinterest/débia rodrigues
suculenta em vidro
See album

Tem mais aqui, não se vá!

Luciana Console
you might also like