Home / Moda / Estilo / dicas de moda

Lurex, ombreiras & neon: abram alas para a moda dos anos 80!

by Ketlyn Araujo ,
Lurex, ombreiras & neon: abram alas para a moda dos anos 80!© Zara

Curte uma viagem no tempo? Então aperte os cintos porque, se depender da moda, a jornada de volta à década de ouro já começou

Summary
  1. · Calças tipo cenoura
  2. · Ombreiras
  3. · Leggings
  4. · Polainas
  5. · Blazer oversized
  6. · Mangas bufantes
  7. · MUITOS acessórios
  8. · Onda neon
  9. · Cinto largo
  10. · Paetês & Lurex

Acredite se quiser, mas o estilo nada discreto dos anos 80 celebrará seu grande retorno em 2017. Nunca vimos tantas referências 80's como na última temporada das semanas de moda de Paris, Nova York e Milão, que contaram com casacos peludinhos em tamanho GG e cores neon, ombreiras estruturadas, mangas bufantes, muito glitter, lurex e calças tipo cenoura em suas passarelas.

E, aproveitando o gancho, resolvemos apresentar a você 10 tendências de moda que foram must-have nos anos 80, mas já começaram a aterrissar por aqui. Boa viagem!

1. Calças tipo cenoura

Básico da moda oitentista: as calças com shape cenoura! Elas costumam ter cintura bem alta, são larguinhas nas coxas e vão afunilando à medida que seu comprimento vai se aproximando dos tornozelos. Para apostar, fique de olho nas lavagens que eram mais populares durante o período: stonewashed, jeans "detonado", com carinha de peça vintage, moonwashed, tipo "manchada" e a acid washed, com efeito marmorizado. Hoje, a calça cenoura ganha novo apelido, e também passa a atender por mom jeans.

2. Ombreiras

Não há tendência mais anos 80 do que usar ombreiras - de preferência, bem largas. Comece aos poucos, com um casaco com ombros mais estruturados. Se você gostar da nova estrutura, aumente o volume.

3. Leggings

Com influência direta das academias + filmes e séries dançantes como "Flashdance", "Dirty Dancing" e "Footloose" - sem esquecer do fenômeno das novelas aqui no Brasil, como "Dancin' Days", leggings começaram a aparecer fora das aulas de ginástica, marcando presença nas ruas e nas pistas. Apesar de encostadas no armário por um tempinho, prometem voltar com força total. Dica? Nada de discrição, prefira as estampadas ou com efeito neon, as chamadas disco pants.

4. Polainas

Como já apontamos no tópico anterior, houve uma verdadeira loucura fitness que tomou conta dos anos 80 - e dos vídeos aeróbicos da diva Jane Fonda, também. O acessório esportivo indispensável da época? Polainas coloridas, claro.

5. Blazer oversized

Pense em um blazer com, no mínimo, uns três números a mais no seu manequim. Assim era o blazer oversized dos anos 80. Hoje em dia, apesar da silhueta mais larga continuar em alta, você já não corre mais o risco das mangas do casaco ultrapassarem seus braços. Ufa!

6. Mangas bufantes

Os anos 80 e os ombros eram amigos muito próximos, quase BFFs. E, já que era para manter uma silhueta do tipo balão, quanto mais acolchoadas e decoradas fossem suas mangas, mais fashionista você era, e mais destaque você ganhava no meio da multidão. Que tal se inspirar no visual da Princesa Diana?

7. MUITOS acessórios

Se a intenção é pegar carona nos anos 80, nada de economizar nos acessórios, ok? Vale misturar pulseiras, colares, anéis... sem medo nenhum de parecer uma árvore de natal ambulante. Os acessórios queridinhos para apostar? Argolas - nos pulsos ou orelhas - em tamanho GG e cores fluo.

8. Onda neon

Verde-limão, amarelo cítrico ou rosa pink. Não importa qual o seu tom preferido, desde que ele seja dos mais fluorescentes já vistos. Lá na década de 80, o cool era usar a tendência neon dos pés à cabeça. Hoje, ela casa melhor em acessórios e peças isoladas. Mas nada te impede de ousar, ok?

9. Cinto largo

Com tantas camisas largas, blazeres oversized e uma infinidade de silhuetas amplas, a solução encontrada para mostrar um pouco de cintura e forma durante a era 80's era arrematar a produção com um cinto bem largo, de fivelas, na altura do umbigo.

10. Paetês & Lurex

Por último, MUITO brilho. Paetês nas calças, casacos e vestidos, boas doses de glitter no figurino e na beleza e fios de lurex, com certeza, formaram uma parte essencial do estilo dos anos 80. De todas, essa é a tendência mais em alta nos dias atuais, junto com os metalizados. Ou seja, pode brilhar à vontade!

Direto do túnel do tempo!
É babado! Saiba como aderir à tendência 80's que voltou com força total
A evolução dos biquínis nos últimos 70 anos
Tente reconhecer estas músicas dos anos 1980 a partir de um único verso
Guilty pleasure: tendências dos anos 1990 pelas quais estamos obcecadas
8 lições que aprendemos com filmes adolescentes dos anos 1980

Ketlyn Araujo
you might also like