Home / Maternidade / Gravidez / dicas gravidez

10 frases que você nunca deve dizer a uma mulher grávida

by Fernanda Guimarães ,
10 frases que você nunca deve dizer a uma mulher grávida© Thinkstock

Oscilações hormonais, ganho de peso, barriga crescendo. Pelo bem-estar das futuras mamães, indicamos os comentários mais desagradáveis que uma mulher grávida pode ouvir. A gravidez não é fácil - e, acredite, fica pior cada vez que alguma das 10 frases abaixo é dita

Summary
  1. · Você não engordou tanto na sua última gravidez, né?
  2. · Você tem certeza que quer dar esse nome para a criança?
  3. · Mas você tem certeza de que não são gêmeos?
  4. · Aproveite as horas de sono agora porque quando o bebê nascer você não vai ter paz.
  5. · Você não quer um pouquinho mais?
  6. · Posso tocar sua barriga mais uma vez?
  7. · Você não tem medo do parto? Dizem que é a pior dor do mundo.
  8. · E o que você vai fazer para prevenir as estrias de gravidez?
  9. · É verdade que as mulheres grávidas perdem cabelo?
  10. · O filho de um amigo meu chorou sem parar durante os dois primeiros meses.

Todo mundo está careca de saber que a gestação é um período de mudanças para a mulher. E, por mais que seja uma delícia esperar um bebê, certas etapas do processo podem ser literalmente um desafio - manter o peso sob controle, por exemplo. Eventualmente, decisões superíntimas, que deveriam ser discutidas exclusivamente entre os pais, também viram pauta do almoço em família, da rodinha na happy hour... chato, né? Para a felicidade geral das futuras mamães, uma lista com boas doses de Semancol (aquele tratamento para a falta de noção, sabe?).

1. Você não engordou tanto na sua última gravidez, né?

Talvez sim, talvez não... quem deve se importar com isso é a grávida. A atriz Kate Hudson engordou bastante durante sua gravidez e teve que correr atrás do prejuízo: "Eu engordei 30 quilos e tive que perdê-los em 3 meses e meio. Não foi nada divertido", declarou. Fica a dica para não lembrar ninguém, muito menos uma futura mãe, de que está acima do peso.

2. Você tem certeza que quer dar esse nome para a criança?

Você pode não gostar do nome, mas essa é uma decisão exclusiva dos pais. Por mais que seja um nome que você odeie.

3. Mas você tem certeza de que não são gêmeos?

Esta pergunta está na mesma família da indelicadeza que a frase número um. A barriga pode crescer muito mesmo, principalmente no fim da gestação (e não, não é porque tem outro bebê lá dentro).

4. Aproveite as horas de sono agora porque quando o bebê nascer você não vai ter paz.

Ah, jura? Como se alguém precisasse lembrar uma gestante de que um bebê precisa de cuidados e assistência 24 horas por dia.

5. Você não quer um pouquinho mais?

Não, obrigada. Estar grávida não é passe livre para comer tudo que aparece pela frente - por mais que ela morra de vontade. As gestantes precisam comer bem (e isso não significa comer muito) para garantir a nutrição do bebê enquanto ele está na barriga.

6. Posso tocar sua barriga mais uma vez?

Algumas mães não se incomodam com outros tocando sua barriga, mas para evitar qualquer situação desagradável, se você não tem muita intimidade com a pessoa, evite essa pergunta.

7. Você não tem medo do parto? Dizem que é a pior dor do mundo.

É claro que ninguém quer sentir dor - muito menos lembrar que ela existe - mas se todas as mães tivessem medo do parto, o mundo estaria bem vazio.

8. E o que você vai fazer para prevenir as estrias de gravidez?

Deixa que a dermatologista, um bom hidratante e uma dieta equilibrada cuidam dessa parte!

9. É verdade que as mulheres grávidas perdem cabelo?

Antes de assustar gestantes por aí, aqui vai a resposta: NÃO, é raro que o cabelo caia durante a gestação. Muitas mulheres até sentem que o cabelo fica mais forte e mais bonito durante a gravidez por conta das mudanças hormonais. Claro que pode ocorrer um eventual ressecamento dos fios, o que pode levar a queda, mas ninguém fica careca, não!

10. O filho de um amigo meu chorou sem parar durante os dois primeiros meses.

Sim, bebês choram! Alguns mais, outros menos. Mas é a mamãe ou o papai ou os dois que vão ter de lidar com talvez a possibilidade de um choro excessivo, o que pode assustar muita gente pois é sempre um indicativo de que o pequeno não está bem. Torça para que o bebê nasça tranquilo e só.

Leia também:

Fernanda Guimarães
you might also like