Home / Maternidade / Gravidez / dicas gravidez

10 coisas que você só irá entender depois de engravidar pela segunda vez

by Isabela Borrelli ,
10 coisas que você só irá entender depois de engravidar pela segunda vez© iStock

Um é pouco, dois é bom...

Summary
  1. · Falta de tempo
  2. · Horários irregulares
  3. · Comodidade em primeiro lugar
  4. · O reizinho/ rainha da casa é destronado
  5. · O tempo voa
  6. · O corpo muda
  7. · Você não sabe tudo
  8. · Passar tempo a dois é importante
  9. · Os movimentos do bebê
  10. · O parto

Depois do primeiro filho, a maioria das mamães acha que já sabe tudo o que precisa, mas o segundo parto vem para mostrar que não é bem assim. Você não terá tanto tempo para se preparar, já que precisará cuidar do primogênito ao mesmo tempo. Além disso, você irá perceber mudanças na própria gestação, que aqui são explicadas em detalhe pela doutura Giulianna Petti, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz. Então, prepare-se: tanto física como psicologicamente, a segunda gravidez mexe com você!

1. Falta de tempo

Agora você vai ter menos tempo para cuidar de si mesma, assim como para se preparar para a chegada do segundo bebê pelo simples fato de ter outra pessoinha ali, dependendo de você. Lembra daqueles livros que você leu durante a primeira gestação, as longas conversas com as amigas sobre isso, seu tempo de soneca, etc.? Esse tempo de lazer não irá mais existir, e se existir será pouco. Não desanime: toda mãe passa por isso.

2. Horários irregulares

Você já tinha esquecido como foram os primeiros meses do seu primogênito, nos quais às vezes nem sabia o que fazer de tão confusa que estava. Essa confusão irá voltar, mas dessa vez você e seu companheiro estarão preparados e mais organizados, podendo dividir as tarefas com facilidade.

3. Comodidade em primeiro lugar

Lembra o quanto você gostava que seu primeiro filho fosse super bem vestido? Eram cintinhos, minicalças jeans, jaquetinhas... Pois o seu segundo bebê vai ser muito mais informal, fora que se for do mesmo sexo herdará a maioria das roupas do mais velho. Economia e conforto, tem coisa melhor?

4. O reizinho/ rainha da casa é destronado

Toda mamãe de dois tem que enfrentar o momento em que o primeiro filho é destronado, afinal, existe um bebê a caminho que merece tanta atenção quanto. O ciúme é quase certeiro, mas o tempo cura tudo e logo, logo o mais velho aceitará a mudança.

5. O tempo voa

Muitas mamães acham que o tempo começa a voar depois que o segundo bebê chega na casa, mas não é bem assim... Não se preocupe com o tempo, pense que não é todo mundo que nasce sabendo e você já tem certa experiência da primeira gravidez. Aproveite!

6. O corpo muda

Pode ser que na segunda gestação a barriga de grávida apareça mais cedo do que na primeira, já que, segundo a doutora Giulianna Petti, a musculatura da mamãe está mais frouxa e elástica, permitindo que o útero apareça com mais facilidade. A obstetra também chama a atenção para as doenças: “Pacientes que já tiveram alguma doença na primeira gestação apresentam maior probabilidade de desenvolvê-las na segunda”. Pelo menos dessa vez você estará preparada para qualquer problema!

7. Você não sabe tudo

Apesar de ser a segunda gestação, isso não significa que você sabe tudo sobre ter filhos. Ainda é recomendável assistir classes pré-parto: você vai perceber que tem mais dúvidas do que pensava!

8. Passar tempo a dois é importante

Com tantas coisas na cabeça, você pode chegar a esquecer de cultivar aqueles momentos a dois com o seu parceiro. Reserve um tempo para vocês e aproveite para se abrir e reavivar todos os planos que vocês têm juntos.

9. Os movimentos do bebê

Durante a segunda gravidez, é provável que a mamãe sinta os movimentos do bebê antes. O porquê disso é explicado pela especialista: “Como a paciente já sabe como são os sintomas, há chances de perceber os movimentos do bebê até duas semanas mais cedo do que na primeira gestação”.

10. O parto

Se ambos dos partos forem naturais, você vai perceber que durante o segundo tanto a dilatação quanto a expulsão podem levar metade do tempo do primeiro. Isso ocorre porque a musculatura perineal que fica entre a região da vagina e do ânus está mais frouxa e mais elástica, favorecendo e facilitando o parto normal.


Saiba tudo sobre gravidez aqui:

Pré-natal: prepare a vinda do seu bebê com saúde
Gravidez para recordar! Ideias para o seu book gestante
Depressão pós-parto: causas, sintomas e tratamento
Jeitos inusitados de anunciar a gravidez
Gravidez a semana a semana nas fotos de ultrassom

Isabela Borrelli
you might also like