Home / Comportamento / Carreira

Não assine o contrato! 6 sinais de que a vaga não é pra você

by Karen Carneti ,
Não assine o contrato! 6 sinais de que a vaga não é pra você© iStock

Dica: ouça sempre sua intuição...

Summary
  1. · Você não tem o menor interesse no que a empresa faz
  2. · Você sente energias ruins quando entra no lugar
  3. · Você não consegue passar pela entrevista sem revirar os olhos
  4. · Você tem certeza de que seu QI caiu cerca de 20 pontos no meio da entrevista
  5. · Quando lhe perguntam onde você se vê em 10 anos e sua resposta é "em uma praia em algum lugar”
  6. · Será um trabalho, e não sua carreira

Cá entre nós, nenhum trabalho é perfeito. Quando você é obrigada a encarar o mundo real de frente, percebe que até mesmo o emprego dos seus sonhos possui pontos negativos. Às vezes, mesmo estudando um assunto que você ama durante quatro anos na universidade, acaba percebendo que trabalhar com ele todos os dias não é exatamente o que você imaginava.

​Caso você queira mudar de área ou até mesmo apenas sair de sua atual empresa, é possível perceber que aquele emprego não foi feito para você ainda durante a fase de entrevista. Aqui estão seis sinais de que o trabalho para o qual você está sendo entrevistada não é para você:

1. Você não tem o menor interesse no que a empresa faz

Embora existam situações que podem ser tão terríveis financeiramente que você se dispõe a arrumar um emprego em qualquer lugar, é bom trabalhar em um local que desperte seu interesse - ao menos de vez em quando. Não é legal aceitar um emprego em um restaurante vegano se você tem certeza de que não pode viver sem vitela e foie gras, por exemplo.

nick-minaj-entediada

2. Você sente energias ruins quando entra no lugar

Quando se trata de entrevista de emprego, o instinto é seu melhor amigo. Se você aparecer no local indicado e sentir imediatamente que algo não está certo, confie na sua intuição. Especialmente se cada pessoa com quem você cruza parece que está morrendo lenta e miseravelmente.

luke-sywalker-star-wars

3. Você não consegue passar pela entrevista sem revirar os olhos

Em entrevistas de emprego, é comum ouvir um monte de "nós estamos procurando por uma pessoa que goste de trabalhar em equipe" ou "nós queremos alguém que dê seu máximo,". Bem, se a ideia de ser parte de uma equipe – e ser forçada a longos retiros de socialização com ela – te causa calafrios, é melhor agradecer ao entrevistado por seu tempo e procurar por algo que envolva menos pessoas.

menina-revirando-olhos

4. Você tem certeza de que seu QI caiu cerca de 20 pontos no meio da entrevista

Todo mundo precisa começar por baixo, é claro. Mas, se parece que as responsabilidades do trabalho não irão desafiá-lo ou você já sabe que não será apreciada adequadamente, então não vale a pena.

menina-falando-what

5. Quando lhe perguntam onde você se vê em 10 anos e sua resposta é "em uma praia em algum lugar”

Um fato: quando entrevistadores perguntam onde você se vê no futuro, o que eles querem ouvir é "Aqui nesta empresa, claro!”. Se você sonha em escrever um livro, ganhar na loteria ou casar com alguém tão rico que nunca mais precise trabalhar, é um sinal definitivo de que você está fazendo isso apenas até algo melhor aparecer. E se você não perceber isso, seu entrevistador com certeza irá.

mulher-na-praia-bebendo-drink

6. Será um trabalho, e não sua carreira

Você terá orgulho de dizer às pessoas que trabalha nesta empresa? Você dará 110% porque acredita no que eles estão fazendo? Você consegue se ver feliz no longo prazo? Você será desafiado a cada dia durante todo o dia? Se você não puder responder "sim" a estas perguntas, então caia fora. Você não tirou seu diploma em História da Arte para atender telefones em uma startup de tecnologia para o resto de sua vida.

mulher-jogando-computador-fora

Veja mais dicas de carreira:

+ 5 respostas para não dar em uma entrevista de emprego
+ ​9 jeitos simples para desestressar durante o expediente (sem sair da mesa de trabalho!)
+ Se você está infeliz no trabalho, deveria ler este texto
+ Recomeçando: como dar a volta por cima depois de ser demitida
+ Teste o seu nível de estresse

Karen Carneti
you might also like