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Comportamento

​9 jeitos simples para desestressar durante o expediente (sem sair da mesa de trabalho!)

by Maria Cecília Arra Published on 4 de setembro de 2015
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Vez ou outra, é inevitável passar nervoso durante o expediente. Tem gente que encara numa boa. Mas há também quem sofra além da conta. Para esse segundo grupo, os efeitos do estresse no trabalho podem ser devastadores - pense em problemas de saúde, transtornos de ansiedade... Tá, mas e aí, o que fazer pra sair dessa e levar uma vida mais leve em horário comercial?

Não é só com você. Cara Delevigne, por exemplo, disse que a loucura dos desfiles foi determinante no desenvolvimento de sua psoríase - doença inflamatória da pele caracterizada por lesões avermelhadas e descamações. A girl Lena Dunham já teve ataques de pânico. Oprah Winfrey, de tão sobrecarregada, sofreu um colapso nervoso.

A verdade é que, com o trabalho, vem a responsabilidade: não dá pra cair fora no meio de uma semana caótica rumo a um retiro no meio da floresta para ajustar os ponteiros (se na sua empresa isso é possível, queremos o seu emprego!). E o que pode ser mais estressante do que constatar que você simplesmente não tem tempo para desestressar?

​As circunstâncias pedem que nos adaptemos às quatro paredes do escritório e aprendamos a lidar com as situações mais cabeludas ali mesmo. A equipe do sofeminine (o irmão inglês do taofeminino) conversou com especialistas para chegar à lista definitiva das melhores maneiras de mandar o estresse pra longe em poucos e preciosos minutinhos.

1. Beba um chá

Nós já falamos sobre o matchá, destrinchamos as propriedades dos chás emagrecedores e os benefícios do preto e do verde. Porém, é no poder calmante das ervas em que estamos interessadas: camomila, erva-doce e cidreira têm ação relaxante comprovada. Uma boa xícara de chá é um remédio natural e tanto para aquele momento de tensão pré-reunião, sabe?

2. Respire. Apenas respire

Nem adianta se enganar. Você provavelmente negligencia a maneira como respira. E sim, para nos mantermos calmas e equilibradas, a respiração é fundamental. Neil Shah, especialista em comportamento e membro da Stress Management Society, diz que a técnica ensinada nas aulas de ioga é infalível para fazer sangue e oxigênio fluírem pelo corpo, promovendo bem-estar. Faça assim: 1. Corrija a postura, mantando-se ereta e com os pés paralelos na largura do quadril. 2. Perceba o que está ao seu redor, atente para as cores e sons do ambiente. 3. Pense em como você está se sentindo. 4. Inspire pelo nariz e vá levantando os braços para os lados - seu diafragma deve descer e seu estômago, empurrado pra fora. 5. Expire pela boca e dobre os braços em direção às costelas. O ideal é repetir o ciclo 30 vezes, aumentando gradativamente o ritmo a cada dez respirações.

3. Use a tecnologia a seu favor

Se você tem um problema, certamente há um app na loja do seu celular para ajudar a resolvê-lo. Neste caso, há uma infinidade de aplicativos de meditação e mindfulness cheios de bons conselhos sobre como manter o foco e a motivação. Faça um break no período da tarde para um café e, depois, desenvolva uma atividade proposta pelo programa que você baixou, tentando ativar a concentração.

4. Que tal alongar agora?

​Nada vai torná-la mais rabugenta do que permanecer sentada por horas a fio na mesma posição. O personal trainer britânico Tamir Grant é quem dá o passo a passo de exercícios perfeitos para executar no escritório. Os objetivos? "Manter o sangue fluindo e as articulações saudáveis", responde Grant. Vamos a eles:

Para ativar a circulação
Você nem precisa levantar ou sair da sua mesa. Sentada, estique as pernas. Faça movimentos circulares com cada um dos pés, primeiro no sentido horário e, depois, no sentido anti-horário. Isso vai ajudar o fluxo de sangue das pernas voltar para o coração.

Para melhorar as articulações
Sentada, estenda as pernas embaixo da mesa. Ao mesmo tempo, levante os braços ao lado da cabeça e estique-se o máximo que conseguir. Volte à posição original bem devagar.

5. Acupuntura DIY

A expert Rhiannon Griffiths, integrante do Conselho Britânico de Acupuntura, aconselha você a tentar um método bastante eficaz para acalmar os ânimos: encontrar os pontos de pressão - os mesmos usados na acupuntura tradicional - e, ao invés de espetar agulhas, aplicar um pouco de força com as pontas dos dedos. Para momentos relax, invista na acupressão, como a técnica é chamada, conforme orienta Rhiannon:

Yintang
Fica ligeiramente acima da distância média entre as sobrancelhas, o "terceiro olho". É um ponto conhecido por promover a harmonia e a tranquilidade (leia-se: perfeito para conseguir sensação de paz no meio de um dia turbulento). Posicione o polegar no Yintang e massageie com delicadeza por alguns minutos.

C7
Com a palma da mão virada para cima, imagine uma linha saindo da base do seu dedo mindinho até a dobra do punho - você vai sentir um osso redondinho. Agora, encontre o ponto mais baixo e mais próximo ao polegar desse mesmo osso. Pronto, você identificou o C7, que, quando acionado, tem ação calmante. A ansiedade e o nervosismo bateram? Hora de massagear a área! O alívio é praticamente imediato.

6. Mantenha a organização

Parece simples, mas uma mesa limpa e ordenada é o primeiro passo para o bem-estar no trabalho. Dê uma boa olhada e decida se você realmente precisa, por exemplo, daquela embalagem de hidratante para mãos vazia. Ah, e quando foi a última vez que você deu um jeito na papelada e dispensou as canetas sem tinta? Acredite, as coisas funcionam melhor quando estão em seus devidos lugares - e você economiza tempo e nervos. Três dicas rápidas para organizar a mesa de trabalho: 1. Mantenha sobre a superfície apenas os objetos que mais usa no dia a dia (porta-lápis, memorandos, etc.) e guarde o restante em gavetas ou armários. 2. Crie o hábito de arquivar papéis e documentos importantes e descartar o que não é mais necessário (alô, lixo reciclável). Não deixe acumular! 3. Se você costuma comer em frente ao computador, lembre-se de limpar teclado e mouse regularmente.

7. Aromaterapia

Também é uma boa ideia apostar em óleos essenciais com propriedades calmantes, no melhor estilo da aromaterapia. Já comentamos sobre o de melaleuca, lembra? Agora, apresentamos o Néroli. Massageie duas gotinhas de óleo de Néroli nas têmporas e outras duas, no peito. Em seguida, feche os olhos e respire profundamente (aproveite para colocar em prática a técnica de respiração que ensinamos no item #2). Além de acalmar, ele alivia as tensões e melhora a circulação. Bônus: aproveitando a enxurrada de benefícios, listamos alguns produtinhos com fórmulas que contêm Néroli:

1. Hidratante Skin Drink Lush 45g R$ 91
2. Colônia Água de Neroli Phebo 200ml R$ 61
3. ​Sabonete líquido Néroli & Orquídea L'Occitane 175ml R$ 79

Hidratante Skin Drink Lush 45g R$ 91 © Divulgação

8. Saiba que o café não vai ajudar

Pelo contrário, amiga. "A cafeína é um estimulante e aumenta os níveis de adrenalina no corpo, justamente o hormônio que você busca reduzir quando está estressada", diz a nutricionista-chefe do nutricentre.com Shona Wilkinson. Então, aquele inocente cafezinho depois do almoço só vai agravar o quadro de estafa. Não estamos dizendo para você banir a bebida da sua vida, só para reduzir o consumo. Falando nisso, tem lista engraçadinha para todas as #loucasporcafé: 18 problemas de quem é viciada em café.

9. Alimentação antiestreese existe!

O que você come tem um efeito enorme sobre como você se sente durante o trabalho. É claro que um combo de pão de batata recheado com requeijão + refri vai te fazer amar até o relatório que você precisa preparar até a hora do almoço. Porém, a sensação boa vai embora rápido. A nutricionista Frida Harju diz que uma dieta rica em gorduras boas - como as do atum e do abacate - mantem os níveis de adrenalina e de cortisol (o conhecido "hormônio do estresse") sob controle.

Mais: estudos têm demonstrado que a inclusão de vitamina C à dieta também atua positivamente na produção de cortisol, e, de quebra, reduz a pressão arterial. Alguém aí pediu suco de laranja para o café da manhã?

Este texto foi escrito por @cicaarra

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