Home / Comportamento / Carreira

10 razões para se tornar uma pessoa mais produtiva

by Karen Carneti ,
10 razões para se tornar uma pessoa mais produtiva© iStock

Especialistas dizem que reduzir a jornada de trabalho é o bastante para aumentar nossa produtividade. Enquanto nem todos os governos aceitam essa afirmação, veja o que você pode fazer para dar um boost na sua produção agora mesmo!

Muitos especialistas, trabalhadores e empresários concordam ao dizer que trabalhar menos horas aumenta a produtividade. Os próprios trabalhadores dizem que esta afirmação é verdadeira. De acordo com uma pesquisa publicada pelo jornal El País, 75% deles acreditam que um dia intensivo aumenta a produtividade. Ou seja, a jornada de trabalho perfeita seria aquela das 9h às 17h, de acordo com a Comissão Nacional para a Racionalização de Horários, e aumentaria a produtividade em 20%.

Como as leis são diferentes em diversos países, e, por aqui, nossa jornada continua sendo de 40 horas semanais, aqui estão algumas dicas para aumentar sua produtividade mesmo assim:

1. Copie os horários europeus

Obviamente, essa seria uma das principais opções quando se trata de melhorar a produtividade. É algo que não depende de nós, mas das medidas legislativas atualmente vigentes em nosso país. Se você pode se dar ao luxo de ajustar suas horas de trabalho com as dos países nórdicos e da Alemanha, certamente irá melhorar seu desempenho. É uma questão de organização.

2. Acordar cedo é saudável e produtivo

De acordo com estudos sobre o assunto, a produtividade e a pró-atividade aumentam nas pessoas que acordam cedo. Normalmente, nestas horas, você pode fazer exercícios, tomar um café da manhã saudável, planejar seu dia com tranquilidade e enfrentar as tarefas mais difíceis ou mais complicadas do dia.

3. E dormir... também é produtivo!

Nem é preciso dizer que você deve cumprir ao pé da letra o tempo definido como um sono “normal”. Dormir 8 horas por dia vai fazer você acordar com a mente muito mais clara e aberta para enfrentar seu dia de trabalho de forma proativa. Além disso, vários estudos científicos afirmam que descansar cerca de 20 a 30 minutos no meio do dia melhora o rendimento no trabalho.

E também já foi afirmado o seguinte: “A sesta reduz a impulsividade e aumenta a tolerância à frustração. O controle emocional pode ser afetado pela vigília contínua durante o dia, e tirar uma soneca pode ser uma medida preventiva eficaz", de acordo com especialistas da Universidade Católica Argentina.

4. Crie novos hábitos

Estudos mostram que, se você realizar uma atividade várias vezes durante pelo menos 21 dias, seu corpo a assimila e ela se torna uma atividade fundamental para você. Bem, é hora de começar a adquirir novos hábitos saudáveis para aumentar, consequentemente, a sua produtividade. Você pode começar a implementar os pontos acima: acordar cedo, tirar um cochilo...

5. A regra dos 60 segundos

Esta regra diz que, uma vez que você recolha toda a informação suficiente para tomar uma decisão, ajuste um cronômetro e tome a tal decisão em 60 segundos.

relógio-funcionando

6. Cumpra seu horário

Nem uma hora a mais! Normalmente, no nosso país, estamos acostumados a ficar entre meia hora e uma hora (ou mais) no escritório. Nunca mais faça isso! Na verdade, estudos mostram que a nossa produtividade por hora trabalhada diminui... então, se você ficar mais tempo do que deveria no trabalho, estará fazendo um favor só para a empresa.

7. Defina prazos de entrega

Quando chega a hora de começar a entregar seus projetos, recomendamos que você trabalhe com prazos. Eles farão você se organizar em termos de prioridades e importância em seu trabalho.

8. Saiba a diferença entre “importante” e “urgente”

Algo importante não tem que ser urgente. Agora que você sabe disso, diferenciar estes dois conceitos será muito importante para você gastar seu tempo sendo realmente produtiva para você mesma e para a empresa.

9. Faça com que suas reuniões também sejam produtivas

O Brasil é um país que adora reuniões. Nós gostamos de dar voltas nos problemas e investimos tempo desnecessário em questões que, talvez, pudessem ser resolvidas com uma melhor gestão do tempo.

10. Seja feliz

Já que você passa muito do seu tempo no trabalho, o melhor que pode fazer é que este tempo seja bom para si mesma. Ir para casa com os problemas que surgiram durante o dia – ou deixar que eles a afetem de uma maneira pessoal – não compensa. Portanto, recomendamos que você tente cumprir, na medida do possível, os pontos que mencionamos acima e que, obviamente, seja feliz!

mulher-sorrindo

Precisando de motivação no trabalho? As frases abaixo podem ajudar:

Veja também: Frases para aumentar sua motivação no trabalho
Frases para aumentar sua motivação no trabalho © iStock
Frases para aumentar sua motivação no trabalho
See album

Mais dicas para dar um 'up' na sua carreira:

Como alavancar sua carreira em 5 passos
8 dicas para você não se estressar no trabalho
Quero sair do meu emprego, e agora?
Como enfrentar o primeiro dia em um novo emprego?
8 dicas essenciais para ser uma mulher bem-sucedida

Karen Carneti
you might also like