Home / Lifestyle / Comida / Aprenda a fazer um crème brulée impecável com a chef Raiza Costa

© Raiza Costa
Lifestyle

Aprenda a fazer um crème brulée impecável com a chef Raiza Costa

by Ana Paula Sanches Published on 5 de novembro de 2015
34 504 shares

Receita bônus: queijo mascarpone caseiro ma-ra-vi-lho-so

Quem não sonha em fazer aqueles doces coloridos e bonitos da TV, que mais parecem cenográficos do que comestíveis, hein? A fada-madrinha chef pâtissière Raiza Costa, autora do blog Dulce Delight, ajuda você a realizar esse sonho! Ela abriu o jogo com a redação do taofeminino e revelou duas das suas receitinhas: o tradicionalíssimo Crème Brulée, que pode ser feito com quatro frutas diferentes, e um queijo mascarpone caseiro pra você nunca mais ter que ir no mercado comprar um. É de dar água na boca!

Ah, e vale lembrar que a Raiza estreia no dia 9 de novembro, às 19h, o programa "Rainha da Cocada", no GNT, onde contará todos os segredos das suas receitas e dará dicas e truques pra você nunca mais errar na mão dos seus doces. Não vai perder, né?

Agora, vamos aos ingredientes!

Créme Brulée da Raiza (com 4 opções de sabores)

Ingredientes do crème brulée de baunilha

- 480 ml creme de leite fresco
- 6 gemas
- 90g açúcar
- 30g mascarpone
- 1 fava de baunilha ou 5ml de extrato

Para o crème brulée de framboesa...
- Substitua a baunilha por 450g de framboesa

Para o de pistache...
- Substitua a baunilha por 300g pistache moído

Para o crème brulée de limão-siciliano...
- Substitua a baunilha por raspas de 3 limões-sicilianos


Modo de preparo

Em uma panela, coloque o creme de leite fresco e a fava de baunilha. Abra a fava, retire todas as sementinhas e jogue tudo na panela. Leve ao fogo médio até começar a levantar fervura. Assim que ferver, desligue o fogo e tampe a panela.

Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro. Adicione uma concha do creme de baunilha quente nas gemas e bata rapidamente. Depois, acrescente o restante do leite e bata para incorporar. Coloque o mascarpone e retire a fava de baunilha.

Encha os ramequins - ou aqueles potinhos rasos - até a borda. Asse em banho-maria a 150ºC, por 45 minutos.

Caso ​você queira fazer com os outros sabores, basta substituir a baunilha que vai na panela pelo ingrediente escolhido.

Cobertura

Jogue uma generosa camada de açúcar em cima de cada creminho. Se você não tiver um maçarico, aqueça uma colher no fogo e passe por cima do açúcar, ela vai queimá-lo imediatamente e formar a crosta de açúcar.

Mascarpone


Ingredientes

- 240ml creme de leite fresco
- 8ml suco de limão coado ou 1 lata de creme de leite


​Modo de preparo

Existem duas formas de preparar o mascarpone, e são elas:

Método 1

Leve o creme de leite ao fogo médio até ele começar a ferver. Adicione o suco de limão e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sem parar. Desligue o fogo e coloque uma peneira ou coador de papel sobre uma vasilha.

Despeje a mistura e deixe descansando por 3 horas, em temperatura ambiente, para que o soro escorra. Conserve na geladeira.

Método 2

Coloque uma lata de creme de leite no congelador por 5 horas. Faça 2 furos embaixo e deixe o soro escorrer. Abra a lata e o seu mascarpone está prontinho.

by Ana Paula Sanches 34 504 shares

você também vai <3: