Home / Bem-Estar / Dieta / 6 alternativas para substituir o açúcar (bem mais saudáveis, diga-se de passagem)

© iStock
Bem-Estar

6 alternativas para substituir o açúcar (bem mais saudáveis, diga-se de passagem)

by Ana Paula Sanches Published on 15 de janeiro de 2014

Dá pra adoçar comidinhas usando até mesmo... tâmaras!

O açúcar é, definitivamente, um vício. Um estudo recente realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que, entre sachês, colheradas e alimentos industrializados, o brasileiro consome diariamente cerca de 50% mais açúcar do que deveria - o equivalente a 3 vezes mais do que a média mundial. Um número que assusta, não?

Embora muita gente ache impossível fugir do açúcar, existem alimentos que podem substituí-lo em receitas, tornando-as menos calóricas e acrescentando diversos nutrientes. Dá pra adoçar utilizando açúcar de coco, pasta de tâmaras, stévia e, de quebra, reduzir os riscos de desenvolver problemas de saúde, como o diabetes. Segura a nossa mão (pode ser seu mouse mesmo :P) e vem descobrir 6 alternativas para substituir o açúcar:

1. Mel de manuka

Diretamente da Nova Zelândia para a sua casa, o mel de manuka tem um valor calórico tão alto quanto o do açúcar refinado, mas seu diferencial está nos benefícios à saúde: ele tem um poder antibacteriano incrível e pode ser usado até mesmo sobre a pele, para curar infecções e ferimentos.

2. Stevia

Segundo o porta-voz da Associação Dietética Britânica, Rick Miller, a stévia é a única alternativa natural ao açúcar relativamente livre de calorias. "Ela é feita com extratos de plantas e já vem sendo utilizada para adoçar alimentos há séculos no Japão", endossa Rick. Além disso, ela é bem mais doce que o açúcar, portanto pode ser usada em menores quantidades. Alô, economia!

3. Pasta de tâmaras

Sabe a tâmara, aquela fruta seca grandinha que muita gente gosta de comer na sobremesa ou colocar em frutas? Pasme: ela pode ser um excelente adoçante para as suas receitas! Para isso, basta criar uma pasta de tâmaras seguindo esta receitinha básica:

Ingredientes:

- 12 tâmaras
- Água filtrada

Modo de preparo:

​Remova as sementes das tâmaras e coloque as frutas num pote. Em seguida, adicione água filtrada numa quantidade suficiente para cobri-las. Deixe as tâmaras repousando na água por cerca de uma hora. Depois disso, retire e seque as frutas e separe a água utilizada num recipiente.

Em seguida, coloque as tâmaras no liquidificador (de preferência numa jarra pequena, afinal são poucas frutas) e, conforme elas forem batidas, vá adicionando gradativamente o líquido que você usou lá no começo, para deixá-las em conserva. Adicione uma colher de sopa da água utilizada por vez, até que a mistura fique macia, porém densa, como uma pasta.

Dica: você não precisa utilizar todo o líquido. Quando perceber que o ponto foi alcançado, pare de bater a mistura. Retire-a do liquidificador, coloque num potinho e voilà, está pronto para ser utilizado.

Se você ficou com preguiça e acha que é mais fácil comprar açúcar no mercado, repense: "A pasta de tâmaras é repleta de vitaminas, minerais e fibras, coisa que o açúcar refinado não tem", reforça Rick. Cálcio, magnésio, zinco, vitamina B6...

4. Açúcar de coco

Você já sabe que a água e o óleo do coco só trazem benefícios para a saúde. Agora, temos mais uma boa notícia: o açúcar de coco também traz diversos benefícios para a sua saúde. Ele é rico em zinco, magnésio, potássio e ferro e, de quebra, tem menos calorias do que o açúcar branco. Ah, e o gosto dele é de-li-ci-o-so! Vai ser difícil não se apaixonar por esse ingrediente.

5. Melaço

Já usado por muita gente que gosta de dar um sabor mais doce às saladas de frutas sem perder o valor nutricional da refeição, o melaço é uma espécie de xarope preto extraído da cana-de-açúcar (o que justifica a sua doçura). "O melaço é um adoçante bastante tradicional, mas geralmente só é encontrado em lojas de produtos naturais e afins. Ele é fonte de cálcio, magnésio, cobre e ferro", ressalta o especialista.

6. Adoçantes artificiais

Caso o seu objetivo seja encontrar um substituto menos calórico do que o açúcar refinado, os adoçantes artificiais (sim, aqueles que você vê nas mesas de restaurantes e cafeterias) são uma boa opção. Porém, é importante lembrar que, diferentemente das opções que mostramos pra você antes, os adoçantes não possuem propriedades nutritivas benéficas para o corpo. Além disso, lembre-se de consumi-lo com moderação: 5 gotas do produto são equivalentes a uma colher de chá de açúcar.

Pra levar uma vida saudável:

by Ana Paula Sanches

você também vai <3: