Home / Lifestyle / Comida / Da bolonhesa à berinjela: receitas de lasanha

© iStock
Lifestyle

Da bolonhesa à berinjela: receitas de lasanha

by Redação taofeminino Published on 6 de abril de 2017
A-
A+

Um prato que simplesmente amamos em cinco versões. Por Mirela Mazzola

Quem não gosta de lasanha, bom sujeito não é. Quem concorda? o/

Tida como uma vilã da dieta, dependendo da forma como for preparada, a receita italiana é a base de releituras mais ou menos light. Mas a verdade é que a versão original nasceu na Emilia-Romagna, preparada com massa verde (misturada a espinafre), e tem como acompanhamento mais clássico o molho à bolonhesa – outra maravilha criada na mesma região, no norte da Itália. De acordo com a Grande Enciclopedia Illustrata della Gastronomia (Mondadori, sem edição em português), a lasanha é um dos mais antigos tipos de massa e o primeiro registro da receita é de 1282 (!), na Bolonha. Geralmente, a massa leva apenas farinhas de trigo mais finas e ovos.

Um pouco dessa história também é contada no livro Massa! Mangia che ti fa felice (2016, Ed. Melhoramentos). Nele, o autor J. A. Dias Lopes sugere uma receita com os molhos bolonhesa – originalmente preparado com carne bovina, pancetta, legumes, temperos e, claro, molho de tomate – e béchamel, o molho branco.

A seguir, aprenda a preparar cinco receitas de lasanha: à bolonhesa, ao molho branco, de abobrinha, de berinjela e de massa verde à bolonhesa.

Lasanha com molhos à bolonhesa e béchamel

Receita presente no livro Massa! Mangia che ti fa felice

​​Ingredientes

BOLONHESA

  • 60 g de cebola roxa
  • 50 g de aipo
  • 50 g de cenoura
  • 20 ml de azeite extravirgem
  • 500 g de pancetta fresca picada finamente
  • 500 g de coxão duro bovino moído ou picado na faca finamente
  • 150 ml de vinho branco
  • 250 g de passata de tomate (o suco espesso da fruta)
  • 500 ml de água em ponto de fervura
  • 50 ml de leite fresco
  • ​Sal a gosto

    BÉCHAMEL

  • 100 g de manteiga sem sal
  • 80 g de farinha de trigo
  • 1 litro de leite fresco
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de noz-moscada e de pimenta-do--reino moídas na hora

    MASSA

  • 21 folhas de lasagne all’uovo (massa fresca de lasanha, pré-cozida)
  • 250 g de queijo parmesão ralado


Modo de preparo

BOLONHESA

1. Pique finamente a cebola, o aipo, a cenoura e, numa panela, refogue tudo com o azeite, por vários minutos até os legumes dourarem, sem ressecar. Acrescente a pancetta picada e a carne moída ou picada e deixe cozinhar, mexendo com uma colher de pau para não grudar no fundo da panela.
2. Quando a carne ficar uniforme e o líquido do cozimento completamente reduzido, incorpore o vinho branco, com o fogo no máximo, e deixe o álcool evaporar.
3. Acrescente então a passata à água em ponto de fervura e cozinhe por 2 horas com a panela destampada, em fogo baixíssimo, acrescentando mais água quente se necessário. No final, o molho não deve ter nenhum excesso de líquido.
4. Tempere com sal, acrescente o leite fresco e deixe descansar por 2 horas antes de utilizar.

BÉCHAMEL

1. Em uma panela, junte a manteiga com a farinha de trigo e uma pitada de sal. Em outra, coloque o leite e leve ao fogo. Quando a panela com o leite estiver prestes a ferver, coloque a panela com a manteiga, o sal e a farinha em fogo brando, mexendo com uma colher de pau por 2 a 3 minutos, sem deixar que a farinha mude de cor. Despeje o leite fervendo na panela com o composto de farinha, sal e manteiga (roux) e leve tudo ao fogo baixo, sempre mexendo, até ferver novamente.
2. O molho béchamel deve ser mexido enérgica e constantemente com um fouet, de preferência de silicone, para não raspar o metal da panela. Aromatize com uma pitada de noz-moscada e de pimenta-do-reino. Deixe esfriar e reserve.

MONTAGEM

1. No fundo de uma assadeira de 20 cm x 30 cm, espalhe uma camada fina de béchamel, coloque por cima a primeira camada de massa, em seguida faça uma camada de bolonhesa, polvilhe com queijo ralado e disponha uma outra camada fina de béchamel. Continue alternando as camadas de massa, ragù, queijo ralado e béchamel por cerca de seis vezes.
2. Finalize com uma camada de ragù, polvilhe generosamente o queijo ralado e leve ao forno preaquecido a 200 °C por 25 minutos aproximadamente. Corte a lasanha já fria, em temperatura ambiente. Se quiser, poderá reaquecê-la no forno por 5 minutos antes de servir.

Rendimento
4 porções

Lasanha de massa verde à bolonhesa

Para quem tem mais pique e tempo na cozinha, essa receita detalha como preparar a massa verde (à base de espinafre). É preciso se planejar com antecedência, já que a lasanha descansa, montada, por 12 horas na geladeira antes de ir ao forno.

Lasanha ao funghi com rúcula e molho branco

A receita do site do GNT parece difícil, mas não é: para deixar a lasanha mais cheia de bossa (e capaz de impressionar qualquer convidado), basta intercalar cogumelos e folhas de rúcula com o molho béchamel (veja mais receitas de molho branco, aqui).

Lasanha de abobrinha

A receita do influencer Hugo Gloss é livre de culpa: ele ensinou a prepará-la no programa Receitas da Carolina, com ingredientes como peito de peru e cream cheese light.

Lasanha de berinjela

Sabia que a berinjela é cheia de benefícios? Além de pouco calórica (cerca de 30 calorias a cada 100 gramas), ela ajuda a reduzir o colesterol e a melhorar a função intestinal. Nessa versão fácil de fazer, o legume substitui a massa e leva rodelas de mussarela de búfala.

Que tal um bom vinho pra acompanhar?

Veja também: 12 Coisas que você não sabia sobre vinho

Curiosidades sobre vinho © Reprodução

RELACIONADAS

Aprenda a preparar 4 receitas de espaguete à carbonara
20 receitas de macarrão
A melhor receita de coxinha caipira

taofeminino ​♥ Pinterest

by Redação taofeminino

você também vai <3: