Home / Lifestyle / Comida

4 receitas de pizza (de pizzarias top!) para você fazer em casa

by Isabella Villalba ,
4 receitas de pizza (de pizzarias top!) para você fazer em casa© Thinkstock

Yummy, yummy! Com ou sem queijo, doce ou salgada, a redonda é unanimidade nos quesitos delícia e praticidade (o que seriam dos nossos fins de semana sem o delivery?). Quer aprender a fazer massa, molho e recheios mara? Com a ajuda de três pizzarias tradicionalíssimas de São Paulo, selecionamos 4 sabores para você fazer a sua em casa

Summary
  1. · Pizza “Caprese”, da Bráz Pizzaria
  2. · Pizza "Marietta", do restaurante Pizza & Pasta Famiglia Mancini
  3. · Pizza “Shimeji”, da 1900 Pizzeria
  4. · Pizza de Chocolate com Morango, da 1900 Pizzeria
  5. · Ainda não acabou!
  6. · Continue com a gente!
  7. · tãofeminino ​♥ Pinterest

A desculpa perfeita para provar os mais deliciosos sabores da receita italiana com massa crocante, molho de tomates suculentos e queijo -- muuuito queijo -- chegou!

​Pedimos uma mãozinha para os restaurantes Bráz Pizzaria, Pizza & Pasta Famiglia Mancini e 1900 Pizzeria, que nos ensinaram o passo a passo para preparar quatro pizzas diferentes (três salgadas e uma doce!) que vão fazer sucesso no seu caderninho de receitas. Fique tranquila: você não precisa ter um forno a lenha em casa para ter um ótimo resultado! Mangia che te fa bene!

Pizza “Caprese”, da Bráz Pizzaria

Ingredientes (para 6 discos)
Massa:
15g de fermento biológico fresco
1 colher de sopa de açúcar
10ml de azeite extra virgem
1 colher de sopa de sal
300ml de água mineral em temperatura ambiente (Segredinho: a água mineral tem menor teor de cloro e de outras substâncias que poderiam atrapalhar a receita. Outro detalhe: a água não deve ser fria demais, pois a ação do fermento é mais eficaz em temperatura mais altas)
700g de farinha

Molho de tomates:
3 latas de tomates pelados italianos (400g cada uma)
1 dente de alho bem picado
1 pitada de orégano
1 pitada de sal

Recheio:
100g de molho de tomate
150g de muçarela especial em fatias
8 fatias de tomate caqui
8 folhas de manjericão-gigante
8 fatias grossas de muçarela de búfala no soro
80ml de pesto de azeitonas pretas (500g de azeitonas pretas sem caroço, 500ml de azeite extra virgem, 1 dente de alho. Coloque metade das azeitonas, o azeite e o alho no liquidificador. Bata e acrescente o restante dos ingredientes aos poucos)

Preparação da receita:
Misture o fermento biológico e o açúcar em uma vasilha até derreter. Coloque o azeite e a pitada de sal. Misture com uma das mãos e acrescente a água mineral. Misture mais uma vez e coloque a farinha aos poucos, trabalhando com a mão. É bem mais fácil misturar a farinha em várias etapas. A massa deve levar perto de uns dez minutos para começar a se soltar das mãos. Então basta trabalhar mais uns cinco minutos, sem sovar, para ela ficar lisa, no ponto. Deixe descansar durante 2 horas. Faça bolas de 120 gramas e deixe descansar por mais duas horas.

Enquanto isso, você pode cuidar do molho. Abra as latas e deposite o conteúdo numa vasilha. Junte o alho ao tomate. Acrescente o orégano e o sal e amasse com as mãos até ficar como uma pasta, sem pedaços maiores de tomate.

Depois do descanso, abra a massa. Coloque o molho de tomate sobre a massa e espalhe bem, usando uma colher. Distribua as fatias de muçarela. Pré-aqueça o forno por 20 minutos e asse por 15 minutos (temperatura de 250ºC). Retire a pizza assada e adicione as fatias de tomate-caqui. Sobre cada uma, posicione uma folha de manjericão com uma fatia de muçarela de búfala em cima. Por fim, distribua o pesto de azeitona sobre as fatias de muçarela.

Pizza "Marietta", do restaurante Pizza & Pasta Famiglia Mancini

Ingredientes (para dois discos)
Massa:
2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de água morna
1 e ½ colher de sopa de fermento biológico
Açúcar e sal a gosto

Recheio:
Molho de tomate refogado com sal e azeite
120 g de muçarela
150 g de abobrinha cortada em rodelas finas
Parmesão em lascas

Preparação da receita:
Misture toda a farinha com o azeite. Dissolva o fermento em água morna e incorpore à farinha, misturando também o sal e o açúcar. Sove a massa com as mãos até obter uma consistência ligeiramente pegajosa.

Forme uma bola com a massa, cubra com um pano e deixe repousar por cerca de 30 minutos até crescer. Depois, continue a trabalhar a massa com as mãos levemente enfarinhadas e forme uma bola. Divida-a ao meio e amasse ligeiramente cada metade, obtendo dois círculos espessos. Abra as massas em local de trabalho enfarinhado, até atingirem cerca de 3 milímetros de espessura.

Enquanto isso, refogue o molho de tomate com sal e azeite e coloque-o sobre a massa. Cubra o restante com as abobrinhas, seguidas pela muçarela e pelo parmesão ralado. Arremate com um fio de azeite e leve ao forno bem quente até que a massa fique crocante e o queijo derretido.

Pizza “Shimeji”, da 1900 Pizzeria

Ingredientes (para quatro ou cinco discos)
Massa:
1kg de farinha de trigo
35g de fermento fresco
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
50ml de azeite extra virgem
500ml de água

Recheio:
365g de shitake
365g shimeji
145g de muçarela de búfala
100g de molho
1 colher de manteiga

Preparação da receita:
Em uma tigela, misture o fermento fresco com parte da água, o açúcar, o azeite e, por fim, o sal. Mexa até a mistura ficar homogênea. Em uma outra superfície, coloque a farinha. Faça um "montinho" e abra um espaço no centro e adicione toda a mistura líquida ali.

Mexa com as pontas dos dedos e, aos poucos, vá colocando o restante da água. Assim que tos os ingredientes estiverem bem incorporados, sove a massa por 10 minutos. Divida-a em quatro bolas e deixe-as descansar cobertas por um pano úmido durante 20 minutos. Enquanto espera, você pode refogar o shitake e o shimeji na manteiga.

Por fim, abra os discos de pizza com um rolo. Espalhe o molho de tomate em todo o disco, deixando uma margem para formar a borda e em seguida acrescente o recheio por toda a massa e cubra com a muçarela de búfala. Leve a pizza ao forno quente até que a massa fique crocante e o queijo derretido.

Pizza de Chocolate com Morango, da 1900 Pizzeria

Ingredientes (para quatro ou cinco discos)
Massa:
1kg de farinha de trigo
35g de fermento fresco
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
50ml de azeite extra virgem
500ml de água

Recheio:
Creme de leite (o suficiente para passar na massa antes de ir ao forno)
300g de chocolate
100g de morango
90g chocolate branco

Modo de preparo do recheio:
Em uma tigela, junte o fermento fresco com parte da água, o açúcar, o azeite e, por fim, o sal. Mexa até a mistura ficar homogênea. Em uma outra tigela ou superfície, coloque a farinha, faça um montinho e abra um espaço no centro e adicione toda a mistura líquida nele.

Mexa com as pontas dos dedos e, aos poucos, vá colocando o restante da água. Assim que ficar tudo bem incorporado, sove a massa por 10 minutos. Divida a massa em quatro bolas e deixe-as descansar cobertas por um pano úmido durante 20 minutos.

E aqui vai o segredo! ​Abra os discos de pizza com um rolo espalhe uma quantidade suficiente de creme de leite. Assim, sua massa não ficará ressecada. Leve-a ao forno pré- aquecido a 200ºC por 10 minutos. Depois de assá-la, cubra-a com o chocolate derretido, os morangos salpicados e, por fim, o chocolate branco derretido.

Ainda não acabou!

Veja também: O verão é cor-de-rosa! Brinde com estas 17 receitas de drinques
Receitas de drinques cor-de-rosa © What's Gaby Cooking
Receitas de drinques cor-de-rosa
See album

Continue com a gente!

- Sanduíche natural: 5 receitas light e deliciosas
- Iogurte caseiro: invente a sua receita
- Receita inglesa na sobremesa

tãofeminino ​♥ Pinterest

Isabella Villalba
you might also like