Home / Lifestyle / Cultura

Coisas que aprendemos quando somos crianças que não são verdade

by Geovana Pereira ,
Coisas que aprendemos quando somos crianças que não são verdade© iStock

Prepare-se para se surpreender!

Summary
  1. · Bebês são entregues por cegonhas
  2. · Cristóvão Colombo descobriu a América
  3. · O papai Noel só presenteia crianças boazinhas
  4. · Nós só temos cinco sentidos
  5. · Issac Newton descobriu a gravidade graças a uma maçã
  6. · Misturar Mentos com Coca Cola faz mal
  7. · Napoleão era baixinho
  8. · As bruxas de Salem foram queimadas na fogueira
  9. · Morcegos são cegos
  10. · Fique com a gente! tem mais:

Quando lembramos das coisas que aprendemos quando éramos crianças, percebemos que muitas delas são engraçadas. Por exemplo, o “fato” de Van Gogh estar tão apaixonado por uma mulher que cortou sua própria orelha e mandou para ela. Este não é apenas um rumor de escola, mas algo ensinado na aula de artes. Se foi a orelha inteira ou só um pedaço, ninguém sabe, mas com certeza não se tratava de paixão por uma mulher, mas da rivalidade com o pintor Gauguin. A orelha foi enviada por Van Gogh como um presente para Gauguin durante um surto psicótico. Não é exatamente a história romântica que você pensou que era, hein?

Aqui vão mais 9 lendas que vão te fazer murmurar “wtf?”

1. Bebês são entregues por cegonhas

Essa com certeza é uma forma mais fácil de dizer às crianças de onde vêm os bebês, mas.... É um pouco assustador imaginar que de repente uma cegonha vai aparecer e jogar uma criança na sua casa. O que você faria? E se você não estivesse em casa?

2. Cristóvão Colombo descobriu a América

Não. Ele não só não descobriu a América, como já havia pessoas morando lá quando ele chegou. Leif Erikson chegou no Canadá primeiro, para ser mais exata, 500 anos antes. E Colombo não sentou com os nativos para comer milho quando desembarcou. Em vez disso, estuprou, enganou e escravizou o povo local. Algo em comum com o Brasil? Que “descobridores” bonzinhos, não?

3. O papai Noel só presenteia crianças boazinhas

Aparentemente, não existe papai Noel (apesar de eu não querer acreditar nisso). Mas, se existisse, você acha mesmo que ele iria ignorar as crianças bagunceiras (quase todas) e não deixar presentes nas árvores de natal delas? Claro que não. O papai Noel é um senhor bonzinho, ele não faria isso. Pais e professores mentiram para a gente.

4. Nós só temos cinco sentidos

Nas suas memórias de infância, aposto que tem alguém te dizendo que o corpo humano tem apenas cinco sentidos: olfato, visão, paladar, tato e audição. Maaas, isso também não é verdade. Na realidade, temos mais sentidos, por exemplo: equilíbrio, fome e sede.

5. Issac Newton descobriu a gravidade graças a uma maçã

Enquanto Newton pensava se havia algo que explicasse o fato de que as coisas caem para baixo, e não para cima, demorou muito mais do que um instante de clareza motivado por a uma maçã batendo na cabeça para perceber a existência da gravidade. Ah, se física fosse tão simples...

maça pulando no isaac newton

6. Misturar Mentos com Coca Cola faz mal

Não sei quanto ao lugar onde você cresceu, mas, na minha escola e na minha vizinhança, existia uma lenda urbana de que beber Coca Cola e chupar bala Mentos fazia muito mal e poderia até matar. Tinha gente que acreditava e gente que dizia que era besteira, mas ninguém tinha coragem de tentar. Hoje eu sei que é tudo mentira, porque um dia, sem perceber, eu bebi um copo de Coca enquanto chupava uma bala Mentos e nada aconteceu!

7. Napoleão era baixinho

O termo “complexo de Napoleão” vem usado há séculos para denominar um sentimento de inferioridade de uma pessoa baixinha. Mas a verdade é que a altura de Napoleão estava na média para um homem francês na época (eles ainda não são um povo muito alto, mas ok). O rumor sobre sua altura mínima veio depois de sua morte, quando houve uma mistura entre as medidas francesas e britânicas. Apesar de a altura ser 5'7 (1,74 m), os britânicos disseram 5'2 (1,58).

8. As bruxas de Salem foram queimadas na fogueira

Se você acredita ou não que essas mulheres (e alguns homens também) eram bruxas reais, fakes, ou simples vítimas, a realidade é que ninguém foi queimado na fogueira. A verdade é que os culpados de feitiçaria foram enforcados, porque “queima de pessoas” não era punição em Salem, como no resto da Nova Inglaterra. Salem ainda estava sob as leis inglesas no final de 1600, que não incluíam essa punição medonha. No entanto, as coisas eram diferentes na Europa, então sim, Joana d'Arc foi realmente queimado na fogueira, entre outros que violaram regras religiosas ridículas daqueles tempos arcaicos.

9. Morcegos são cegos

De todas as espécies de morcegos que existem - e há mais de mil - nem uma única é cega. Sim, eles têm uma espécie de sistema de radar que ajuda a caçar e ver as coisas, eles são animais noturnos afinal de contas, mas não são cegos. Você já pode corrigir quando ouvir alguém dizer que fulano é “cego como um morcego”.

Este texto foi escrito por @compergeovana e editado por @cicaarra

Fique com a gente! tem mais:

Geovana Pereira
you might also like