Home / Maternidade / Filhos / Ensaios newborn: encante-se com o trabalho de 6 fotógrafos brasileiros

© iStock
Maternidade

Ensaios newborn: encante-se com o trabalho de 6 fotógrafos brasileiros

by Stéphanie Pereira Lima Published on 29 de julho de 2015
A-
A+

É hora de eternizar, em fotografias incríveis, os primeiros dias do seu bebê

O ensaio newborn (ensaio com recém-nascido) surgiu há mais de 20 anos nos EUA e, nos últimos 6, vem se popularizando pelo Brasil, conquistando os corações de vários futuros pais. Fotografar um recém-nascido não é fácil, requer o máximo de cuidado, segurança e atenção tanto da família quanto do fotógrafo, afinal eles são muito frágeis e precisam de toda tranquilidade possível para as sessões fotográficas.

Batemos um papo com profissionais de algumas regiões do país e trouxemos tudo explicadinho para que você, futura mamãe, possa tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e registrar para sempre uma das fases mais lindas do seu filho.

O período ideal

O desenvolvimento do bebê é muito rápido, então cada dia conta. A época perfeita para fotografá-los é entre o 5º e o 15º dia após a data de seu nascimento. Nessa fase, os bebês ainda estão se habituando à vida fora do útero materno, têm o corpo bastante flexível e, geralmente, ainda não sentem as temíveis cólicas. Assim que eles entram em sono profundo, a sessão começa.

A duração

Cada sessão dura em média de 2 a 3 horas. Afinal, é importantíssimo respeitar o tempo e as necessidades do bebê. Às vezes, é preciso dar uma pausa no ensaio para que a mãe possa amamentá-lo ou trocar a fralda, por exemplo.

Pré-ensaio

A higienização do local onde o bebê será fotografado é de extrema importância. Seguido disso, como eles ficam sem roupinhas e ainda estão acostumados com o útero, os estúdios ou ambientes escolhidos são aquecidos entre 27º e 28º, acompanhados de músicas calmas ou que imitam o barulho uterino. Tudo feito com tranquilidade para que o bebê fique relaxado e familiarizado com o local.

Ensaio

Além de cenários já produzidos e inclusos nos portfólios dos fotógrafos, os pais podem sugerir temas e acessórios para o ensaio dos bebês. E o mais bacana: eles também podem participar das fotos com seus filhos.

​Pequenos "acidentes de percurso" também podem acontecer. Ao perguntarmos aos fotógrafos se existiu algum momento inesperado durante uma sessão, a resposta entre eles foi unânime: como os bebês ficam peladinhos na maior parte do ensaio, é muito comum que eles façam xixi e cocô nos profissionais.

Os fotógrafos

Passamos por alguns Estados do Brasil e trouxemos os trabalhos incríveis de 6 fotógrafos especializados em newborn.

Drika Marinho, Rio de Janeiro

Drika Marinho, além de fotógrafa, é bailarina e atriz. Quando perguntamos como é feita a escolha dos cenários, ela conta: “respiro arte na minha vida. Vejo a fotografia como um quadro, uma obra de arte. Gosto de contar uma história”. Ela também acrescenta que as fotografias mais pedidas são as de super-heróis para os meninos e, para as meninas, carruagens de princesa.

Ensaio newborn © Drika Marinho

Roni Sanches, São Paulo

A chegada da paternidade foi o fator decisivo que levou Roni Sanches a fotografar bebês e gestantes. Em seu estúdio, ele tem recebido muitos pedidos para retratar os bebês em carruagens, inspiração que ele atribui ao filme Cinderela, lançado recentemente no país. Nas palavras dele: "Sem dúvida a coisa mais marcante desses ensaios são as lágrimas de emoção dos pais, encantados com o filho durante o ensaio".

Ensaio newborn © Roni Sanches

Larissa Mincov, Salvador

A calma dos pais na hora das sessões é fundamental para que o bebê se sinta relaxado. Por isso, Larissa Mincov indica que, se possível, os pais visitem o estúdio antes. Assim, ela pode explicar, detalhadamente, como a sessão é feita e tirar todas as dúvidas que possam surgir. Os temas dos ensaios são escolhidos baseados nos gostos e hobbies dos pais, tornando-os únicos. Larissa conta que, em geral, pergunta quais são as cores favoritas deles, desta forma, ela pode montar os cenários e os acessórios em harmonia com essas cores. E acrescenta que uma pose, em específico, é bastante pedida pelos pais: "A pose do bebê com a cabecinha apoiada nas mãos, por exemplo, é a mais pedida. Essa foto é resultado de uma fusão de imagens. O bebê é apoiado o tempo todo. São tiradas duas fotos e depois fazemos a fusão no Photoshop".

Ensaio newborn © Larissa Mincov

Elisabete Bianchi, Caxias do Sul

Elisabete Bianchi é formada em Arte, com especialização em Produção de Imagens com Meios Tecnológicos. Com os ensaios newborn, a fotógrafa conseguiu aliar suas três paixões: arte, tecnologia e bebês. Bianchi oferece serviço domiciliar, leva todos os acessórios e equipamentos para a casa da família, afinal, os pais se sentem confortáveis no ambiente e o bebê já está se adaptando ao novo lar. Além do mais, ela apoia a participação de pais e irmãos nos ensaios: "é possível registrar um pouco desses primeiros olhares, toques de amor e ternura com o novo integrante da família".

Ensaio newborn © Elisabete Bianchi

Cristiano Borges, Vitória

Cristiano Borges já fotografou em quase todo o território nacional e até no Japão. O fotógrafo gosta de personalizar os cenários de acordo com cada família. É feito um briefing dos pais (seus trabalhos, hobbies e gostos), tudo para que as fotos contenham uma história. Em vez de sons uterinos, Borges usa outros sons que também acalmam o bebê, e para os pais, rola até massageador para deixá-los relaxados. Quando perguntamos se a família pode participar dos ensaios, ele confidencia: "Eu comecei a fotografar recém-nascido por causa do meu segundo filho e hoje sei da importância daquele ensaio para ele".

Ensaio newborn © Cristiano Borges

Tainan Basile, São Paulo

Tainan Basile afirma que a tranquilidade da mãe é essencial para acalmar o bebê e para a realização da sessão. Quando uma mãe está insegura quanto ao ensaio, a fotógrafa costuma dizer para não fazê-lo. É importante respeitar sempre o limite de cada bebê. Os que são mais sensíveis ao toque não permitirão realizar certas posições e o profissional precisa captar isso; já a mãe deve estar 100% segura com a escolha do fotógrafo. Tainan ainda deixa um recadinho megafofo: "A vida é composta por momentos emocionantes, mas que duram poucos segundos. O registro de um momento emociona por toda a vida".

Ensaio newborn © Tainan Basile

Gostou? Fica, tem mais:

Ensaios fotográficos provam que a amamentação é um dos mais lindos atos de amor
Gravidez para recordar! Ideias para o seu book gestante
Ideias de lembrancinhas de maternidade inesquecíveis
Como contar ao filho mais velho sobre a chegada de um irmãozinho?

by Stéphanie Pereira Lima

você também vai <3:

por Redação taofeminino