Home / Maternidade / Filhos

Bebê com cólicas? Fique tranquila, mamãe! Esclarecemos 4 dúvidas sobre esse desconforto

by Monique Garcia ,
Bebê com cólicas? Fique tranquila, mamãe! Esclarecemos 4 dúvidas sobre esse desconforto© iStock

É só uma fase!

Summary
  1. · Que fatores causam as cólicas?
  2. · Quais sinais indicam que o bebê está com cólica?
  3. · Existem formas de evitar o problema ainda no período gestacional?
  4. · Como aliviar o desconforto do bebê?
  5. · Continue com a gente:

As cólicas fazem parte da realidade de muitos bebês em seus primeiros meses de vida. Mas, afinal, de onde vêm essas dores? Convocamos Talita Magalhães, enfermeira e supervisora da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP), para sanar essa e outras dúvidas:

Que fatores causam as cólicas?

De acordo com a profissional, não se sabe ao certo o motivo de alguns bebês serem mais suscetíveis a sentir cólicas do que outros. “No entanto, são associadas à imaturidade do sistema digestório, que pode reagir mal a substâncias presentes no leite materno ou artificial, o que resulta em dores na região abdominal”, explica Talita.

Quais sinais indicam que o bebê está com cólica?

“Encolhimento das perninhas, choro intenso e a eliminação de gases simultaneamente são os principais alertas”, lista Talita.

Existem formas de evitar o problema ainda no período gestacional?

Alguns hábitos podem, sim, influenciar na intensidade das cólicas do bebê. Ingerir alimentos que provocam gases é um bom exemplo disso. Por isso, futura mamãe, evite o consumo de leite, chocolate, brócolis, repolho e comidas apimentadas. “Estudos também já constataram que fumar durante a gravidez e o próprio convívio dos bebês com fumantes também os deixam mais expostos ao problema”, avisa Talita.

Como aliviar o desconforto do bebê?

A especialista sugere que os pais deitem a criança de costas e massageiem suavemente a região abdominal com movimentos circulares em sentido horário. “Aquecer a barriga durante a massagem também funciona”, indica.

Continue com a gente:

Monique Garcia
you might also like