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Maternidade

Como evitar o enjoo matinal

by Isabella Villalba Published on 1 de junho de 2014

O enjoo matinal afeta 85% das gestantes. A boa notícia é que náuseas e vômitos são sintomas associados ao nascimento de bebês mais saudáveis. Esta é a descoberta de um estudo feito com 850 mil grávidas no Canadá. A cura definitiva para o problema ainda não existe. Porém, temos aqui alguns truques para melhorar a vertigem:

O primeiro trimestre da gestação é uma montanha-russa de sensações. Você acaba de descobrir a gravidez e se sente um tantão emotiva porque tem um BEBÊ crescendo na sua barriga. Até que todo o romantismo inicial é esmagado pelo primeiro enjoo matinal e a correria nada glamourosa até o vaso sanitário.

A principal causa para o problema que atinge até 85% das mães durante a gravidez é o aumento da gonadotrofina, um hormônio liberado pela placenta, segundo estudo publicado pelo Reproductive Toxicology Journal. O trabalho teve como base pesquisas feitas com 850 mil gestantes entre 1992 e 2012, pelo Hospital para Crianças Doentes em Toronto, no Canadá.

Os estudiosos descobriram ainda que as mulheres com os sintomas do enjoo matinal - que podem aparecer a qualquer hora - como náuseas e vômitos tiveram menores índices de abortos espontâneos, deram à luz bebês maiores e mais saudáveis do que outras que não haviam experimentado esses problemas. Além disso, as crianças pontuaram melhor em testes de inteligência, linguagem e comportamento.

Embora não haja uma cura certa para o problema (e nós tenhamos vencido o desafio das náuseas indesejáveis há séculos), existem algumas formas de aliviar as vertigens. Falamos com a parteira Gemma Raby, conhecida pelo reality show "Um bebê por minuto", do canal Discovery, para compartilhar dicas para evitar os enjoos matinais na gravidez.

Durma como se fosse o seu 2º emprego

Mulheres grávidas que dormem pouco estão mais suscetíveis a sentir enjoos matinais. Por isso, sempre que puder dormir ou tirar um cochilo, aproveite a oportunidade.

Coma imediatamente após acordar

Manter uma caixa de biscoitos saudáveis ou barras de granola na mesa de cabeceira é uma boa ideia. Assim, quando a gestante acordar sentindo náuseas, ela pode fazer um lanche rápido antes de sair da cama!

Hidrate-se

Beber de dois a três litros de água por dia irá diminuir as vertigens, possíveis dores musculares, inchaços e fazer de você uma pessoa melhor humorada, durante toda a gravidez

Alimente-se a cada 3 horas

Evite comidas pesadas para facilitar a digestão e mantenha lanches saudáveis ​​à mão, como frutas secas e nozes. Você verá que o seu corpo vai realmente pedir por pequenas refeições ao longo do dia. Ouça o seu estômago "resmungando" e coma sempre que sentir as náuseas se aproximando.

Hortelã e gengibre serão seus melhores amigos

Hortelã e gengibre são remédios naturais muito úteis para evitar náuseas e vômitos. Você pode consumi-los em forma de chá, biscoitos e até mesmo balas. É possível encontrar óleos de menta e gengibre também. "Você pode pingar uma gota de um ou de ambos em um tecido e, em seguida, inalar", diz Gaby.

Refresque-se

Aconchegar-se no sofá com um cobertor & se sentir quentinha é ótimo, mas tomar uma brisa fresca no corpo pode fazer maravilhas por você! Estar com a temperatura corporal muito quente pode reduzir a pressão sanguínea causando algumas tonturas, vertigem e até desmaios.

Faça exercícios leves

Para os músculos doloridos, exercícios de baixo impacto são a grande solução, como a caminhada, natação, ioga, alongamento e dança.

Se os enjoos matinais forem muito exagerados...

A hiperêmese gravídica afeta 2% das gestantes e acontece quando a futura mamãe tem enjoos intensos, provocando desidratação e perda de peso da mulher. Kate Middleton sofreu com o problema durante a gravidez do Príncipe George. ​Se você começar a sentir que seu enjoo matinal está tomando um rumo fora normal, algo pode estar errado. Consulte o seu médico o mais rápido possível!

Mais dicas para uma gestação saudável:

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by Isabella Villalba