Home / Casamento / Noivas / Como encontrar o sapato de noiva ideal?

Casamento

Como encontrar o sapato de noiva ideal?

by Ketlyn Araujo Published on 8 de maio de 2015

Seguindo as nossas dicas, é claro!

Achar O* par de sapatos para usar no dia do seu casamento vai muito além de escolher um modelo clássico e bonito. As noivas querem, além do glamour nos pezinhos, garantir todo o conforto de que têm direito no grande dia. Afinal, os sapatos serão responsáveis por ajudá-las a aguentar as horas em pé, passando de mesa em mesa para cumprimentar os convidados, e também serão importantes aliados no momento de curtir a pista de dança como se não houvesse amanhã.

Para facilitar a sua vida, buscamos as melhores dicas do sofeminine.uk e também do ofemini.pl, nossos irmãos distantes da Inglaterra e da Polônia, respectivamente.

Antes de começar a busca pelo melhor sapato de noiva, é importante que você já tenha decidido sobre seu vestido, pois eles têm de combinar entre si. A equipe da marca londrina Upper Street, que cria sapatos personalizados, e Piotr Brozek, polonês especialista em sapatos da marca Sensatiano afirmam que, ao levar em conta o trio que engloba silhueta do vestido, tamanho correto para seus pés e conforto não tem como errar na escolha.

Como não queremos que você seja uma noiva preocupada, é só acompanhar com atenção a listinha preciosa a seguir, feita por tão loucas por sapato quanto você. Cinderela, chegou a hora de iniciar a caçada para o par de sapatos dos sonhos.

Conforto

Você não quer ser a noiva que anda mancando no dia do próprio casamento, certo? Altura do salto e o tamanho que melhor se ajusta aos seus pés não podem ser abandonados. As noivas que estão acostumadas a usar saltos podem continuar com a tradição, mas sempre lembrando que é melhor escolher saltos que deem sustentação suficiente para você aguentar a festa até o final.

Não escolha sapatos maiores que seus pés, eles causarão atrito entre seus pés e o sapato, devido à parte do salto que não ficará coberta. A forma do sapato também tem de respeitar o formato dos seus pés. Por exemplo, pessoas com os dedos dos pés mais separados devem evitar modelos de bico fino, é melhor escolher os mais amplos e arredondados.

Piotr Brozek explica que o melhor a fazer é comprar seu sapato com pelo menos quatro meses de antecedência, em vez de deixar para os dias próximos da cerimônia. Não se esqueça de levar o par escolhido para todas as próximas provas do vestido de noiva.

Tecido/material

O tecido mais usado pelas noivas é o cetim, por normalmente cair bem com os vestidos de uma maneira geral. Porém, o cetim pode não ser tão confortável assim, além de ficar sujo muito rápido. É por isso que algumas noivas acabam escolhendo camurça e veludo, que são igualmente chiques

Outro material que tem caído no gosto das noivas é o couro, que promete maior conforto para pés sensíveis, ser mais fácil de limpar e durar bastante, uma boa para as mulheres que querem reaproveitar o sapato do casamento em outras ocasiões.

Leve em conta a praticidade: vai casar ao ar livre em locais que tenham grama ou areia? Lembre-se de usar sapatos que aguentem essas condições.

Preço

Planeje o orçamento do seu casamento, e não esqueça de incluir os sapatos na conta. Em dúvida sobre em qual item do seu vestuário você vai gastar mais? Priorize o vestido, que atrairá muito mais os olhares dos convidados e fotógrafos do que o sapato.

Mesmo com o orçamento apertado, escolha sapatos que a façam sentir uma noiva especial. Uma dica é pesquisar os preços e modelos na internet, e só depois ir até as lojas físicas para prová-los.

Local da festa

Como já explicamos, o local da festa é crucial na escolha de seus sapatos. Atenção especial para salões antigos e tradicionais, que podem ter um piso escorregadio. Helena, da Upper Street, conta: “Algumas noivas ficam tão envolvidas com o design de seus sapatos, que se esquecem de considerar se eles são adequados ou não para a pista de dança do seu local de casamento. Pisos de madeira, por exemplo, não combinam com saltos agulha”, explica.

Se você notar que o piso do salão escolhido poderá causar acidentes com seus scarpins, opte por solados antiderrapantes, ou então leve um par de sapatilhas para a hora de dançar e não correr o risco de levar um tombo.

Vestido

Leve em conta o comprimento do vestido para escolher o sapato: escolha um modelo que não faça você tropeçar na barra, mas também não apareça totalmente (no caso de vestidos longos). Se você for uma noiva moderna e escolher um vestido curto, tem maior liberdade para decidir o sapato, já que não terá que se preocupar com a altura da barra e poderá ousar no design e na cor.

No quesito estilo, vestidos do tipo “princesa” ou com muitos detalhes até a barra não combinam com sandálias, melhor priorizar os sapatos fechados ou peep toes. Já os com silhueta “sereia” vão muito bem com as sandálias.

Decoração da festa

Algumas noivas escolhem combinar a cor do sapato com as da decoração da festa. Como? Por exemplo, se os arranjos da sua decoração têm flores vermelhas em destaque, é permitido seguir o estilo com um par de sapatos da mesma cor.

É interessante, no caso de casórios temáticos, usar um par de sapatos que também tenha a ver com o tema principal da festa, fazendo todos os elementos funcionarem juntos. Mantenha isso em mente ao comprá-los.

Cor

O branco clássico já não é mais unanimidade na escolha das noivas para a cor dos sapatos. Hoje, até mesmo a cor tradicional vem em variações do tom, além de terem se popularizado os metalizados, como prata e dourado.

Piotr Brozek explica que, de fato, o dourado caiu no gosto das noivas: “Em comparação aos anos anteriores, aumentou também o interesse nos sapatos azuis, dos mais claros aos mais vivos”, diz ele.

Azul petróleo, roxo e menta são tendência. Já rosas vivos perderam a vez, dando lugar para o marsala, tom desejo da estação, juntamente com verdes e vermelhos intensos.

Uso

Para evitar os contratempos no dia do casório, use os novos sapatos em casa. Helena dá duas preciosas dicas:

- Use-os com um par de meias grossas e aplique um jato quente de secador de cabelo nas partes que tendem a apertar os pés, como as regiões próximas ao calcanhar e aos dedos.

- Pegue um par de meias-calças que você já não usa mais e corte a região dos joelhos. Use o tecido para cobrir seus sapatos enquanto andar com eles pela casa: é bom porque os protege da sujeira e impede que seu noivo os veja antes da hora.

Cuide-se

Vá à manicure e à podóloga para deixar seus pés macios e as unhas feitas para o casamento. Se os dedos ficarão à mostra com o sapato que escolheu, opte por esmaltes de cores clássicas, como nudes e brancos. Já se não gosta das cores muito discretas, pode adicionar um glow aos pés com tons metálicos de prata e dourado.

Inspire-se

"Adoramos sugerir ideias para nossas leitoras que estão a um passo do altar, e dessa vez não seria diferente. Fique com inspirações de sapatos de noivas vindas diretamente do Pinterest:

Inspire-se também com nossas ideias de vestidos de noiva:

Veja também: Vestidos de noiva 2015

Tem mais:

Ideias incríveis para sua mesa de bolo de casamento

Apaixone-se pelos mais lindos buquês de noiva

60 acessórios incríveis para o cabelo das noivas

by Ketlyn Araujo

você também vai <3:

por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino