Home / Beleza / Pele

Manual de uso do perfume: aprenda a deixar a sua marca

by Redação taofeminino ,
Manual de uso do perfume: aprenda a deixar a sua marca© Getty

Quando você gasta uma pequena fortuna num perfume, sempre espera tirar dele o maior proveito possível. Porém, é muito frequente que cometamos erros na hora de aplicá-lo – sem perceber, acabamos desperdiçando preciosas gotas

Summary
  1. · Quando perfumar-se
  2. · Onde aplicar
  3. · O que o seu perfume deve dizer sobre você?
  4. · Onde conservá-lo
  5. · Outras coisas que você não deve esquecer
  6. · Ainda não acabou!
  7. · Continue com a gente!
  8. · tãofeminino ♥ Pinterest

Além da personalidade, uma pessoa também se destaca por sua fragrância. Você, com certeza, se lembra perfeitamente do perfume que sua avó usava ou do cheirinho do seu primeiro amor...

Agora, pare e pense: se já é uma coisa muito complicada a escolha de um perfume que nos dê tudo aquilo que esperamos dele (que evoque sentimentos em nós, que faça com que nos sintamos mais bonitas e cujo aroma nunca chegue a nos cansar), imagine que, após o longo processo, você comece a borrifá-lo a torto e a direito, perdendo toda a sua essência. Aprenda a deixar a sua marca tirando o máximo rendimento do seu perfume.

Quando perfumar-se

O melhor que você pode fazer para que sua fragrância dure mais tempo sobre a pele é aplicá-lo após o banho, já que a pele não só está limpa, mas, por ter sido exposta ao calor, está com os poros mais abertos, permitindo que o perfume penetre melhor. Cuide, no entanto, de esperar que a pele esteja totalmente seca. Se você quiser que o seu perfume seja sentido com maior intensidade, procure banhar-se com um gel que não tenha muito odor, pois a mistura de aromas fará com que sua fragrância se enfraqueça. Naturalmente, as notas que compõem sua fragrância também têm um papel importante na intensidade de seu aroma.

A pimenta branca e a tangerina conferem-lhe um toque elétrico, que faz com que o perfume que as contenha seja muito pessoal e inesquecível. Além destes ingredientes, perfumes incorporam outros femininos e irresistíveis, tais como o jasmim ou a peônia, além das inesquecíveis notas doces do almíscar. Uma combinação que consegue criar uma autêntica dependência em quem perceba o rasto do seu aroma.

Se você aplicar um creme (também sem perfume) sobre regiões como o pescoço, onde posteriormente irá aplicar o seu perfume, você conseguirá que este dure mais tempo.

Outro dos erros mais comuns é o de aplicá-lo com a roupa já vestida. Embora acreditemos que se as nossas roupas tiverem o aroma do nosso perfume isso será sinônimo de que exalaremos mais e melhor a sua fragrância, a realidade é que sobre a pele o aroma dura mais. Isto se deve ao fato de que, ao misturar-se com a nossa pele, com o nosso calor e, inclusive, com o nosso suor, o perfume alcança o seu máximo estado aromático. Certamente você já ouviu dizer que uma colônia cheira diferente sobre cada pele. Perfume-se antes de se vestir e você exalará muitos matizes mais.

Onde aplicar

Todo mundo conhece algumas das zonas típicas onde borrifar o perfume. O pescoço e a parte interior dos pulsos são os lugares mais populares, porém, dentro dessas áreas, você pode escolher a parte que mais lhe agrade. Você também pode aplicar o perfume atrás das orelhas, no antebraço ou na zona interior dos cotovelos. Concretamente, servem todas as "zonas do pulso". Ou seja, as zonas onde normalmente se mede a pulsação, já que ali é gerado maior calor e movimento, fazendo com que o aroma seja mais intenso. Você também pode aplicá-lo na parte posterior dos joelhos e nas costas, pois, por serem zonas que não sofrem muito atrito, o perfume se mantém por mais tempo.

Tratando-se de um perfume com borrifador, aplique-o a uns 15 centímetros da pele e esqueça esse gesto de esfregar os pulsos. Ainda que lhe tenham dito que a fricção faz com que o produto penetre mais em sua pele, isso é totalmente falso. Se você aplicar o perfume com os dedos, será suficiente que o faça com leves toques. Borrifando seu perfume à distância indicada, você conseguirá que o aroma fique impregnado numa superfície mais ampla de sua pele, além de gastar muito menos perfume.

Querer deixar um rasto de fragrância ao passar por qualquer lugar não significa que tenhamos que jogar sobre nós litros e litros de perfume. Pense em que o perfume de qualidade é vendido em pequenos frascos, precisamente porque seu aroma é muito mais intenso e está mais concentrado.

O que o seu perfume deve dizer sobre você?

Na escolha de um perfume, entram em jogo diferentes emoções. Queremos que um perfume nos represente, que diga quem nós somos, aonde vamos, que demonstre nossa segurança e que faça com que nos sintamos mais sensuais. Por isso, encontrar a fragrância perfeita, que se encaixe com o momento vital em que nos encontramos e que nos ajude a dar mais forma à nossa personalidade, depende de ingredientes, recordações e intenções.

Onde conservá-lo

Um perfume é praticamente um coquetel próprio de um alquimista. E, tal como numa boa mistura, qualquer tipo de fator externo pode modificar sua composição e seu aroma, além de provocar sua evaporação. Lembre-se disto toda vez que for comprar uma fragrância ou for colocá-la numa prateleira exposta à luz do sol. Os raios de sol, filtrados através do vidro, esquentam o conteúdo, alteram a composição do perfume e fazem com que o líquido se evapore.

Se você pensou que no banheiro ele estará mais seguro, esse é outro dos erros mais comuns, já que os vapores que saem da ducha, bem como as altas temperaturas que costumam ocorrer num banheiro, também estragam um bom perfume.

O melhor lugar para se guardar este acessório tão especial é uma gaveta que não esteja exposta aos raios do sol nem à luz artificial de forma direta. Circula pela Internet o mito de que guardar o perfume na geladeira faz com que ele dure mais, coisa que, claro, é mentira. Como dissemos, as alterações na temperatura não beneficiam em absoluto o perfume.

/

Outras coisas que você não deve esquecer

  • O perfume jamais deve ser agitado. Ele não é um tipo de solução ou maquiagem, cujos componentes se separem cada vez fique em repouso. Ao agitar um perfume e gerar espuma, a única coisa que você consegue é que ele se estrague.

  • Retoque seu perfume a cada 4 horas. Mesmo que ele seja de muito boa qualidade, o aroma perde sua força com o passar do tempo. Procure levar um pouco de perfume na bolsa e ponha algumas gotinhas a cada 4 horas.

  • Tenha mais de um perfume. Assim como você não usa os mesmos sapatos todos os dias, também deve ir variando de perfume. Há perfumes com base floral ou afrutada mais típicos para a primavera ou para o verão, ao passo que os amadeirados, por exemplo, caem melhor no outono ou no inverno. Se você usa uma base de maquiagem para o verão e outra, com um tom diferente, para o inverno, faça o mesmo com os perfumes.


    Agora que você já sabe de tudo isto, deixe-se seduzir pelo mundo do perfume e não desperdice nem uma gota.

Ainda não acabou!

Veja também: Truques de beleza maravilhosos para você ter na manga
Truques de beleza © Tanya Leigh Washington
Truques de beleza
See album

Continue com a gente!

Estação nova, perfume novo!
Temos bons motivos para você ter água micelar no nécessaire
Cheirinho de estrela! Conheça 8 perfumes lançados por celebridades

tãofeminino ♥ Pinterest

Redação taofeminino
you might also like