Home / Maternidade / Quero engravidar

Motivos para ser mãe depois dos 40

by Redação taofeminino ,
Motivos para ser mãe depois dos 40© iStock

Existem muitas razões quem fazem uma mulher decidir ser mãe depois dos 40. Estabilidade econômica, emocional, alcançar o sucesso profissional, a maturidade que vem com a idade são mesmo fatores reais. Por isso, veja uma lista sobre os principais motivos para ser mãe depois dos 40. Traduzido e editado por Juliana Couto

A ideia de existir um relógio biológico contribui para alimentar a pressão social ou para a idade ideal de se ter filhos defendida pela medicina. Os tempos mudaram e a maternidade tomou outros caminhos. As mulheres podem decidir se tornar mães depois dos 40 anos, por exemplo,algo impensável para nossas avós.

Dados recentes publicados sobre gravidez na Europa mostram que, em média, europeias optam por ter filhos com 30,7 anos, enquanto que nos anos 2000 se triplicava o número de mulheres que tinham filhos depois dos 40. Entre 2014 e 2015, houve aumento de 26% para gestar após os 40. A chamada maternidade tardia é uma tendência.

Halle Berry © Gtres
Halle Berry
See album

A baixa qualidade dos ovários ou uma reserva menor de óvulos são alguns dos obstáculos do sexo feminino que tornam a maternidade espontânea mais improvável depois do 40, mas nada impossível, visto que 5% das mulheres que tentam engravidar depois dos 35 conseguem engravidar tranquilamente. É mais possível ainda se pensarmos que em 2015, 40% das mulheres acima de 40 anos buscaram clínicas de reprodução assistida para se tornarem mães.

Os benefícios de ser mãe depois dos 40

Uma das primeiras perguntas que são feitas a quem escolhe ser mãe depois dos 40 é sobre os riscos que podem acontecer à mãe e ao bebê. O maior risco são as falhas cromossômicas, que atualmente já podem ser minimizadas. Exames que determinam o mapa cromossômico do embrião antes dele ser transferido para o óvulo dão mais garantia de uma gravidez tranquila e mais segurança para se ter um embrião saudável. Esse tipo de análise é mais do quer encomendada para mulheres que optaram por reprodução assistida após os 40 anos.

Outro motivo para a maternidade tardia é a maturidade com que as mulheres enfrentam a estabilidade tanto econômica quanto emocional. Profissionalmente, é um momento excelente e vantajoso para encarar a gravidez e a criação de uma criança.

​Outro fato que incentiva as mulheres é a chance de escolher a reprodução assistida, que funciona em 95% dos tratamentos. O método mais solicitado é a fertilização in vitro, que envolve o congelamento de óvulos durante a idade fértil para que sejam implantados no futuro, o que garante uma gravidez saudável com os óvulos próprios.

Dicas para mulheres que pensam em ser mãe depois dos 40

De acordo com especialistas, as mulheres que consideram a ideia de se tornar mãe depois dos 40 pode seguir algumas dicas:

  • Realizar uma boa avalição médica sobre sua saúde;
  • ​As mudanças são mais rápidas nessa faixa etária. Se após seis meses a mulher não conseguir engravidar naturalmente, o ideal é procurar um especialista na área;
  • É importante realizar um estudo cromossômico antes de realizar a implantação dos embriões;
  • Quando a gravidez não segue em frente com óvulos próprios, a mulher pode considerar usar óvulos de outras mulheres, contanto que eles sejam doados.

Quer ler mais em maternidade? Fica com a gente:

80 alimentos para favorecer a fertilidade
Maternidade tardia: como ser mãe aos 70 anos?

Redação taofeminino
you might also like