Home / Comportamento / Relacionamento

S.O.S relacionamento: levando uma vida a dois na era do desapego

by Ana Paula Sanches ,
S.O.S relacionamento: levando uma vida a dois na era do desapego© iStock

Em meio a tanta gente querendo distância de compromissos sérios, vocês escolheram ficar juntos. E agora, como fazer dar certo?

Summary
  1. · Não surtem com os defeitos pessoais
  2. · Vão com calma
  3. · Deixem a insegurança de lado e se amem ao máximo
  4. · Seja você mesma
  5. · Sejam independentes!

A palavra do momento é o desapego. Parece que, atualmente, todo mundo anda fugindo de relacionamentos duradouros, namoros sérios e qualquer coisa que envolva compromissos. Acha que estamos exagerando? Pense na quantidade de casais famosos que você viu se divorciarem só neste ano e tire as suas próprias conclusões, amiga leitora.

Além disso, os números não mentem: 30% dos usuários do Tinder são casados, as taxas de divórcio no Brasil chegaram a 2.6% em 2011, seu maior índice na história e, bom... Mas, você não precisa ser parte dessas estatísticas: você e a pessoa amada têm SIM chances de serem felizes para sempre, desde que, juntos, tomem algumas atitudes simples e eficientes que melhoram a vida a dois:

1) Não surtem com os defeitos pessoais

O velho chavão se encaixa bem aqui: ninguém é perfeito. Quer queira, quer não, é essencial que ambos mantenham essa frase em mente para que possam seguir juntos em frente. Isso não quer dizer que você precisa aceitar tudo o que te incomoda no outro, mas sim que podem conversar sobre esses pontos e chegar a um acordo sobre o que pode ser melhorado. Tudo isso sem brigas, choro, etc. Quando os dois querem ter um relacionamento saudável, fica muito mais fácil alcançar esse objetivo.

2) Vão com calma

Você ainda não está namorando, mas já conheceu “aquela” pessoa especial e tem pensado bastante nisso? Não se apresse. Segundo um estudo feito pelo site de relacionamento eHarmony, essas 5 etapas vão estar presentes na sua vida: as borboletas no estômago (que, provavelmente, é a sua fase neste momento), a construção mútua da ideia de se relacionar, a assimilação de que se está em um relacionamento, a honestidade para com o outro e a estabilidade na vida a dois. Como você percebeu, elas seguem uma ordem lógica e, por isso, TODAS são importantes para qualquer casal. Isso significa que você não precisa se desesperar: a pessoa que você ama não vai fugir se você demorar 1 segundo a mais para estabelecer um compromisso sério, porque se o sentimento for recíproco, ela também precisará passar pelas mesmas fases que você. Take it easy, girl!

3) Deixem a insegurança de lado e se amem ao máximo

A insegurança só faz mal para a vida a dois, portanto, cortem-na imediatamente e passem a viver ao máximo o relacionamento de vocês. Questionar o amor do outro, procurar traições onde não há e desconfiar de certos comportamentos apenas vai fazer com que ambos sofram. Lembre-se: se a pessoa está com você é porque ela a ama de verdade.

4) Seja você mesma

Nada de agir de tal forma só porque você acha que a pessoa vai gostar. Seja você mesma o tempo todo e faça com que seu parceiro (a) conheça a sua essência. Fazer tipo é a pior atitude a se tomar num relacionamento, não só porque é algo extremamente difícil, mas também porque uma hora todo esse “teatro” vai se desconstruir e isso vai ser muito doloroso para ambos os lados.

5. Sejam independentes!

Namorar geralmente implica em passar a maior parte do seu tempo livre com a pessoa amada, mas isso não significa que vocês tenham que estar 100% disponíveis um para o outro: ter independência é fundamental. Reserve um tempo para sair com as suas amigas, por exemplo, e deixe que o outro também faça isso. Relacionamentos controladores e sem espaço para a individualidade de cada um costumam estar fadados ao fim – e nós não queremos isso, certo? (:

Para um relacionamento melhor:

Ana Paula Sanches
you might also like