Home / Comportamento / Sociedade

Quantas calorias gastamos quando praticamos sexo?

by Geovana Pereira ,
Quantas calorias gastamos quando praticamos sexo?© Gofeminin

Quando não der pra ir à academia...

Summary
  1. · Contando calorias
  2. · Conclusão
  3. · Alguém aí falou em Kama Sutra?
  4. · Continue com a gente!

Muitas mulheres passam várias horas por semana na academia e com uma dieta rigorosa para esculpirem seus corpos. Bem, apesar de uma vida saudável exigir algum esforço, há muitas atividades cotidianas que queimam calorias e são, digamos, mais agradáveis.

É que qualquer exercício proporciona um certo gasto de energia para ser executado – e com sexo não é diferente. Mas como saber quantas calorias perdemos? Para calcular o gasto de energia na realização de uma atividade física, podemos colocar em jogo uma famosa medida chamada MET (Equivalente Metabólico da Tarefa). 1 MET (3,5 ml/kg/min) é a unidade com a qual medimos o consumo de oxigênio em repouso, que será maior conforme a energia gasta em um exercício. Por exemplo, andar em um ritmo de 3 km por hora é equivalente a 2 MET; lavar pratos em casa corresponderia a 2,3 MET; correr 10 quilômetros seria 10 MET, etc.

Apesar de soar um pouco confuso, o gasto calórico do sexo pode ser medido muito facilmente usando essa métrica. Temos que levar em consideração também que há pessoas que se mexem muito durante o ato e outras que ficam mais estáticas, então existe uma variação. A ação de abraçar e beijar corresponde a 1.3, o mesmo número de MET equivale a uma pessoa que mantem a atitude passiva em uma relação sexual. No que diz respeito ao indivíduo ativo, dependendo da intensidade do sexo praticado, seu MET pode variar de 1,8 a 2,8.

Contando calorias

Mas, afinal, quanta energia é consumida quando praticamos sexo? Tome por exemplo um casal que está transando: um homem de 75 kg e uma mulher de 60 kg. O casal decide começar a ter relações sexuais com preliminares de 15 minutos (se abraçando e dando beijos, famosos ~amassos~). Após os 15 minutos, eles começam a ter relações e dedicam cerca de 45 minutos ao ato. Os dois misturam posturas e atitudes mais ativas com outras mais passivas, o que, por sua vez, aumenta e diminui a intensidade da prática sexual. Após toda essa explicação acima, agora vem o que é realmente interessante...

A mulher teria consumido:
Nos primeiros 15 minutos: 1,3 MET = 1,36 kcal/minuto = 20,4 kcal consumidas
Nos 45 minutos depois: 2,3 MET = 2,4 kcal/minuto = 108 kcal consumidas

​Enquanto o homem teria consumido:
Nos primeiros 15 minutos: 1,3 MET = 1,70 kcal/minuto = 25,5 kcal consumidas
Nos 45 minutos depois: 2,3 MET média = 2,84 kcal/minuto = 128 kcal consumidas

Total consumido pela mulher = 128,4 kcal
Total consumido pelo homem = 153,5 Kcal

Conclusão

Podemos concluir que ter relações sexuais durante uma hora não vai consumir muito mais energia do que uma caminhada pelo mesmo período de tempo. Mas, cá entre nós, o que é mais divertido? No final do dia, tenha em mente que se você experimentar posições diferentes e tentar todo o Kama Sutra com bastante intensidade, o gasto calórico vai ser bem alto...

Alguém aí falou em Kama Sutra?

Veja também: As 100 melhores posições sexuais do Kama Sutra
Kama Sutra: as 100 melhores posições sexuais © taofeminino
Kama Sutra: as 100 melhores posições sexuais
See album

Continue com a gente!

Geovana Pereira
you might also like