Home / Lifestyle / Sociedade

9 maneiras de impactar o mundo positivamente

by Luciana Console ,
9 maneiras de impactar o mundo positivamente© Istock

Porque devemos isso ao planeta e a nós mesmas

Summary
  1. · Seja positiva – mesmo quando for bem difícil
  2. · Recicle tudo que puder
  3. · Use seu tempo livre sendo voluntária
  4. · Doe, não jogue fora
  5. · Reduza seus pertences
  6. · Seja ética nas suas escolhas alimentares
  7. · Prefira bike ou transporte público
  8. · Trate todos os animais com respeito
  9. · Nunca, nunca jogue lixo no chão
  10. · Que tal continuar a leitura?

Pode acabar soando meio óbvio, mas, mais do que nunca, nós devemos tomar alguma atitude em relação ao mundo – afinal, destruir o planeta em que vivemos não é o melhor dos negócios, concorda? Temos que começar a fazer melhor nossas escolhas, reaver como tratamos as outras criaturas e nós mesmas. Se prestarmos atenção aos malefícios que a humanidade tem causado, dá uma bad muito grande. Só que ficar se sentindo assim também não ajuda em nada. Então vamos lá, amiga, bora mudar isso!

1. Seja positiva – mesmo quando for bem difícil

Você conhece a frase “a miséria adora companhia”? Bem, é verdade. Ser negativo é contagioso e isso alimenta mais negatividade ainda. Ainda que as coisas não estejam favoráveis, faça seu melhor para colocar uma energia boa nas atitudes. Sem contar que puxar alguém para bad junto com você é meio egoísta, não?

mulher batendo palma empolgada

2. Recicle tudo que puder

Pode ser que você até já tenha esse hábito, mas está fazendo o seu máximo? Talvez não. Verifique o que pode ser reciclado em sua cidade. Leia os rótulos dos produtos, eduque-se, seja consciente sobre o que compra e o que pode ser reaproveitado.

furão reciclando

3. Use seu tempo livre sendo voluntária

Sim, seu tempo é precioso, então por que você não o compartilha? Abrigo de animais, hospitais, orfanatos... há tantas opções onde você pode dedicar seu tempo e energia em prol dos outros. Experimente e verá o quão gratificante é!

mulher levantando a mão como voluntária

4. Doe, não jogue fora

E não estamos falando só de roupas, não! Sapatos, acessórios, artigos de cama, mesa e banho, produtos de higiene e limpeza (que estiverem no prazo de validade, claro), brinquedos (confesse que você ainda guarda alguns, vai)... tudo o que você estoca nos armários sem necessidade pode ter serventia para outra pessoa. Para a lata do lixo, só o inevitável: itens que não podem ser reciclados ou doados.

mulher olhando para roupas no armário

5. Reduza seus pertences

Aprender a dosar as compras é um exercício maravilhoso de desapego e de economia – de dinheiro e de recursos naturais. A diferença entre o necessário e o desnecessário não é tão tênue assim. Lembrando que mimar-se de vez em quando pode ser igualmente saudável: a dica é não ser radical.

derrubando caixa de objetos

6. Seja ética nas suas escolhas alimentares

Isso não é sobre ser vegetariana ou fazer dieta. Nosso conselho é: procure saber a procedência dos alimentos que você consome. É de marca cruelty free? É orgânico? Escolhas inteligentes ajudam a preservar o planeta.

pulmão mexirica

7. Prefira bike ou transporte público

Que tal diminuir a sua Pegada de Carbono? Caso não saiba, ela é a quantidade de dióxido de carbono que produzimos diariamente. Se você mora em um lugar onde há a possibilidade de usar uma bicicleta ou o transporte público, pense duas vezes antes de pegar o carro. Estamos destruindo o planeta e seus recursos são limitados. Pode não parecer, mas pequenas mudanças diárias fazem a diferença.

homem andando de bicicleta

8. Trate todos os animais com respeito

Como Gandhi disse, “a grandeza de uma nação pode ser medida pelo modo como os animais são tratados”. Não ache ok andar em elefantes na Tailândia. Evite comprar animais de raça com tantos bichinhos esperando adoção por aí e nunca pegue um animal se você não tiver certeza de que poderá cuidar dele.

gatinho acariciando cão

9. Nunca, nunca jogue lixo no chão

Apesar de sentir que isso não é necessário dizer, jogar lixo na rua é a coisa mais desrespeitosa que você pode fazer. Tenho certeza de que se andar um pouquinho, vai encontrar uma lixeira no caminho. E mesmo que não encontre, você não vai morrer por ter que carregar o seu lixo uns minutos a mais. Os carros têm compartimentos onde é possível deixar o lixinho até chegar em casa e descartá-lo de maneira adequada.

corvo jogando papel no lixo

Que tal continuar a leitura?

Luciana Console
you might also like